Scratch: 6 exemplos de jogos que podem ser criados

Programando jogos com Scratch

Se você acompanha o blog da I do Code, já deve saber que a programação em blocos através da plataforma Scratch é uma das maneiras mais interativas e divertidas de aprender a programar, mas talvez não saiba por onde começar. 

Pensando nisso, indicaremos neste artigo 6 exemplos de jogos que podem ser criados utilizando o Scratch. Quem sabe a ideia de programar um jogo divertido não impulsione a vontade de aprender? 

Conhecendo o Scratch

Para programar um jogo utilizando o Scratch, é possível criar uma conta gratuita através do site. Depois de cadastrar-se, basta fazer o login e selecionar a opção “Criar” no menu superior da plataforma. A imagem abaixo apresenta a configuração da área de trabalho online do Scratch:

área de trabalho do Scratch

Palco

O palco é a tela onde os atores e o cenário se comportam de acordo com o que foi programado com os blocos. É possível executar ou “dar play” em um código clicando na bandeira verde localizada na parte superior esquerda do palco, e para “parar” um programa basta clicar no círculo vermelho. 

Configuração de atores

Pode-se dizer que os atores são os personagens ou elementos que vão interagir com o cenário no programa, alguns exemplos de atores são o gato do Scratch, uma bola, um bolo, uma mesa, uma boneca, e por aí vai. 

Configuração de palco

Nas configurações do palco é possível criar, editar, fazer upload ou excluir um cenário.

Blocos de código

Os blocos de código são as peças chave da programação no Scratch, pois é com eles que se organizam os comandos que serão executados. Existem 9 opções de blocos, conforme os tópicos abaixo. 

  • Movimento: como o próprio nome já diz, os blocos de movimento são responsáveis por permitir a movimentação de atores no cenário;
  • Aparência: estes blocos comandam a maneira que o ator será visualizado;
  • Som: são os blocos que provocam ações sonoras no cenário;
  • Evento: são blocos que só ocorrem de acordo com eventos ou acontecimentos específicos;
  • Controle: são blocos que estruturam o código de forma lógica e de acordo com uma restrição ou uma situação específica; 
  • Sensores: são blocos que podem ser utilizados para perceber alterações no autor ou no cenário;
  • Operadores: são blocos lógicos, que permitem operações como comparações (maior que, menor que, igual), cálculos matemáticos, entre outras opções;
  • Variável: são blocos criados pelo programador para armazenar dados;
  • Meus blocos: blocos diversos criados pelo programador.

Configuração de fantasias

Nesta aba o usuário tem acesso as ferramentas de edição e criação de fantasias do ator selecionado.

Configuração de sons

Nesta aba o programador pode gravar, fazer upload, escolher sons disponíveis no Scratch, editar e excluir sons.

Área do código

A área do código é o local onde devem ser organizados os blocos de comandos que serão utilizados no programa. 

Bom, agora que você se ambientou melhor com a ferramenta e sabe para que serve cada local da área de trabalho, confira 6 exemplos de jogos incríveis que você pode programar utilizando o Scratch. Vamos lá?

6 exemplos de jogos que podem ser criados com o Scratch

Labirinto no Scratch

O Labirinto no Scratch é um jogo que mistura a facilidade de programar com a diversão. Este é o projeto ideal para quem está iniciando com a linguagem, mas é importante ter conhecimento matemático básico sobre plano cartesiano. Confira um exemplo simples desse jogo aqui

Labirinto Scratch simples

A vantagem de programar um labirinto em Scratch é que ele pode ser desenvolvido em versão mais simples e aperfeiçoado usando a criatividade, conforme seus conhecimentos sobre a linguagem vão aumentando. É possível  acrescentar novas fases, um score, telas de início e fim de jogo… enfim, criar algo mais dinâmico, como neste exemplo.

Labirinto Scratch avançado

Nyan Scratch

Outro jogo divertido, porém um pouco mais complexo para iniciantes, é o Nyan Scratch, que é uma adaptação do meme Nyan Cat. No jogo, o gatinho do Scratch pode passear pelo universo com sua cauda de arco íris tranquilamente, só deve ter cuidado para não cruzar com o dog galáctico. 

Para programar o Nyan Scratch, é preciso ter noções básicas sobre plano cartesiano, adição e criação de clones no Scratch, bem como bastante disposição e criatividade para montar um cenário com estrelas e elementos sortidos que desafiem o jogador a marcar pontos. 

demonstração jogo nyan scratch

O Nyan Scratch é um bom exemplo para usar como inspiração para programar o seu próprio jogo, com o estilo e as melhorias que você imaginar.

Breakout

O Breakout é um jogo eletrônico que foi lançado em 1976 pelo estúdio Atari, mas que faz sucesso até hoje, possuindo várias versões espalhadas pelo mundo dos games. Programar um Breakout utilizando o Scratch não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter algumas noções sobre plano cartesiano e ângulos. 

demonstração jogo breakout

É possível fazer várias adaptações no jogo, basta ter criatividade. Existe Breakout no estilo clássico, noturno, e outras variações diferenciadas, como o Alpha Pong, para você se inspirar e criar o seu.

Flappy Scratch

Baseado no Flappy Bird, o Flappy Scratch é um jogo no qual o jogador deve esquivar por entre postes resgatando moedas para acumular pontos. Essa é uma proposta de jogo um pouco mais complexa que as anteriores, pois o programador tem que saber lidar com clones e com vários atores, mas se você já possui conhecimentos básicos com Scratch esse é um jogo interessante de programar, clique aqui para acessar.

Flappy Scratch tela

The Floor is Lava

The floor is lava ou “O chão é Lava” é um jogo no qual o jogador deve movimentar-se de um lugar para outro com o objetivo de escapar da lava que surge repentinamente no chão, ao mesmo tempo em que coleta moedas. Existem vários exemplos desse jogo feitos no Scratch, como essa versão em xadrez, ou essa versão com obstáculos.

The floor is lava versão xadrez

Rolly Nano

O Rolly Nano é uma opção de jogo dinâmico que pode ser programada no Scratch. A missão do jogador é coletar diamantes enquanto rola pelo túnel evitando as barras em movimento.

Dentre as opções de jogos apresentadas aqui esta é um pouco mais difícil de programar, apesar do conceito simples, pois é necessário ter conhecimentos sobre criação de blocos e clones. Mas se você já tem conhecimentos básicos da linguagem, essa é uma ótima opção de jogo para você se inspirar e programar.

Rolly Nano feito no scratch

Acessando outros jogos no Scratch

Uma outra maneira de encontrar inspirações de jogos no Scratch é acessando a opção Explorar da aplicação, nela você encontrará jogos variados criados por outros programadores inscritos na plataforma.

Você também poderá acessar o código dos jogos (clicando em “ver interior”) para entender melhor como eles funcionam e criar um “remix”, que é uma nova versão do jogo usando o código original, mas com modificações feitas por você. 

Legal, né? A criação de jogos é certamente uma das maneiras mais divertidas de aprender a programar! Então, qual dos 6 jogos você gostou mais? Conta pra gente nos comentários!

Deseja manter-se informado sobre programação para crianças? Visite nosso Instagram!

Posts Relacionados

One Reply to “Scratch: 6 exemplos de jogos que podem ser criados”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: