inteligência cognitiva

Inteligência Cognitiva: como desenvolver de 4 maneiras

Inteligência cognitiva: desenvolvê-la é abrir portas e proporcionar uma inteiração mais produtiva com o mundo. Saiba mais neste texto!

Muitas vezes pensamos que a tarefa de cuidar do desenvolvimento intelectual das nossas crianças é um papel que cabe apenas à escola. 

No entanto, a participação dos pais neste processo é fundamental.

Pais que se envolvem no aprendizado, que se interessam pelo desenvolvimento dos filhos certamente estimula a inteligência neles.

Conforme uma notícia publicada no site da Agência Brasil, pesquisas mostram que a participação ativa no estudo dos filhos ajuda a melhorar o desempenho dos mesmos. 

Mas, certamente é possível dar um passo além: criar hábitos que estimulem a inteligência cognitiva.

Contudo, o que é isso e qual a importância? É isso que veremos a seguir. 

O que é inteligência cognitiva?

É fato, nossa rotina é rodeada de dados novos e informações, as quais exigem capacidades para entendê-las e transformá-las.

Especialmente hoje em dia, na era da superinformação, onde somos bombardeados a todo o momento por dados vindos de todos os lugares.

Por isso é importante ter a habilidade de filtrar e compreender o que é essencial para nós e descartar o que não agrega.

Contudo, é fato também que os dados que recebemos possuem conteúdo cognitivo. Eles acabam por ser responsáveis por construir nossos pensamentos.

Eles podem ser abstratos ou concretos. A habilidade de selecioná-los, compreender a diferença e criar relações entre eles, se chama inteligência cognitiva.

Em síntese, ela permite que analisemos o ambiente em busca de respostas para nossos problemas.

Além disso, com ela é possível desenvolver novos conteúdos com base no que estamos fazendo e nos permitir abordar situações sob diferentes perspectivas.

Não é necessário dizer o quanto isso é importante hoje em dia, concorda? 

Logo, indiferente da área que seu filho ou filha escolher trabalhar no futuro, certamente a habilidade cognitiva será mais que um diferencial, mas sim, necessária.

O conhecimento acumulado, como aprender algo novo, desde a tocar instrumentos musicais, uma língua nova ou linguagem de programação, ajuda a estimular  a inteligência cognitiva.

banner minicurso linguagem c

Benefícios de desenvolver a inteligência cognitiva

Como vimos, a aptidão cognitiva tem relação direta com um sinal de alerta que precisamos para atender diferentes demandas, por exemplo:

  • Manter a criatividade afinada;
  • Ter uma disposição rápida para solução de problemas;
  • Adquirir a capacidade para gerenciar pressões;
  • Oferecer soluções inovadoras ao grupo.

Existe um consenso que entre as habilidades exigidas e o futuro dos empregos e isto está bem claro nessa notícia publicada no World Economic Forum.

Isso exposto, veja agora alguns dos benefícios de estimular a cognição no seu filho, filha e até mesmo a si mesmo.

Tempo de resposta mais rápido      

Muitos jovens possuem problemas como déficit de atenção, mas mesmo os que não possuem, por vezes têm dificuldade em compreender questões.

Isso está diretamente ligado à insuficiências na capacidade cognitiva. Ao desenvolvê-la, de fato a pessoa consegue pensar com mais clareza, lógica e agilidade.

Maior capacidade de aprender

Ao conseguir reconhecer padrões nos estímulos que recebe, a pessoa que possui uma maior inteligência cognitiva vai aprender com mais facilidade.

Isso porque há estímulos integrais, saudáveis e prazerosos para a criança, adolescente ou mesmo para adultos.

Pois, com atividade e exercícios específicos é possível a toda pessoa melhorar o foco, a atenção, a percepção e também a criatividade.

Melhora a capacidade dedutiva e visual

Outra vantagem de reconhecer padrões é a possibilidade de melhorar as habilidades de dedução.

Isso significa ser possível analisar situações e, de fato, prever acontecimentos futuros e encontrar respostas com base na lógica e na experiência.

Além disso, a capacidade visual fica ampliada. Decerto melhora a compreensão do espaço onde nos encontramos, e possibilita melhor memorização.

Certamente, estes são apenas alguns exemplos de como desenvolver esta capacidade fundamental pode ajudar o seu filho.

Pois, ainda é possível desenvolver:

  • O entendimento melhor sobre a relação entre causas e efeitos;
  • Aumento do foco e melhorar a capacidade de concentração;
  • Melhora a consciência corporal e, desta forma, a coordenação motora.

Entre outras. Por isso que não podemos de forma nenhuma negligenciar os benefícios que a inteligência cognitiva pode proporcionar na vida pessoal e profissional.

Como desenvolver a inteligência cognitiva

Incentive a leitura focada e genérica

Não existe nada melhor para desenvolver as capacidades de imaginação do que a leitura.

Pois, com ela, a pessoa é transportada para outro mundo, e é possível vivenciar experiências com outro ponto de vista e ainda desenvolver habilidades socioemocionais.

Afinal, como disse um pensador, ler é viver mil vidas  numa só!

Além disso, é possível se envolver em narrativas onde você vai experimentar relações de causa e efeito, com começo, meio e fim.

Sem dizer que e quem lê se expõe a diversos assuntos diferenciados, muitos dos quais fogem da zona de conforto.

banner kit habilidades do futuro

Proporcione atividades extracurriculares

Para melhor desenvolver a inteligência cognitiva em seu filho, o ideal é apostar em atividades fora da escola.

A escola, muitas vezes, é algo visto como uma obrigação. 

Ao se envolver em outro curso que seja do seu interesse, o jovem pode desenvolver algo muito importante: o prazer por aprender.

Além disso, o raciocínio e criatividade serão aprimorados, sem contar que também desenvolverá a comunicação e a capacidade de planejar.

Por exemplo, uma ótima atividade extracurricular é aprender uma linguagem de computação.

Pois, não apenas desenvolve a inteligência cognitiva, mas também ensina uma habilidade muito importante para o futuro.

Incentive aprender programação

São amplos os benefícios que a educação digital e a programação proporcionam para crianças, jovens e adultos, especialmente no desenvolvimento do raciocínio e tomada de decisões.

Nessa atividade, há estímulos de diferentes áreas do cérebro, portanto, instiga novos aprendizados.

Podemos citar aprendizados em matemática, inglês, física, linguagem, promovendo assim novos interesses na criança, no jovem e no adulto, inclusive.

Afinal, a programação é uma área ampla e pode ser aplicada tanto para criação de games, desenvolvimento de animações até para criar aplicativos.

Provoque a curiosidade

De fato, uma das formas de desenvolver a cognição é manter sempre um caráter curioso e questionador.

Fazer experimentos científicos caseiros simples pode ser uma forma de despertar isso.

Visitar museus e outros passeios culturais, como apresentações de teatro, assistir a concertos, também são bem interessantes.

Por fim, atividades ao ar livre, indiferente da modalidade, e aprender música, por exemplo, também podem conseguir desenvolver a capacidade cognitiva.

Vimos aqui o que é a inteligência cognitiva, quais os benefícios de desenvolvê-la e por fim, como incentivá-la.

A leitura foi construtiva e gratificante para você?

Então, compartilhe este texto e comente, afinal, aqui na I Do Code, além de proporcionar a crianças e jovens possibilidades de desenvolvimento únicas e essenciais, adoramos também oferecer bons conteúdos para o crescimento de todos!

Similar Posts