Netflix: series para aprendizado

Séries para aprendizado nas férias

Que tal aproveitar essas longas férias de fim de ano para aprender algumas coisas novas, e ainda fazer isso de forma divertida? Com a popularização de plataformas online de distribuição de filmes e séries, o número de séries para aprendizado disponíveis aumentou drasticamente, graças à disponibilização das mais antigas e o constante lançamento de outras mais novas, especialmente por parte da Netflix e da Amazon. Graças a essa variedade, dá para aproveitar as férias para assistir algumas séries para aprendizado e conhecer várias coisas novas sobre tecnologia, empreendedorismo e realidades diferentes da nossa.

Se interessou? Seguem algumas dicas de séries para aprendizado para seus filhos aproveitarem as férias e aprenderem bastante com isso!

Silicon Valley

séries para aprendizado - banner silicon valley

Uma ótima opção de séries para aprendizado é: “O Vale do Silício”, é assim que é chamada uma região da Califórnia, nos Estados Unidos, onde se situam as sedes de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, tais como o Google, o Facebook e a Apple. Ela é a referência mundial em polos de tecnologia, abrangendo várias cidades da região da baía de São Francisco, como Palo Alto e a própria São Francisco, além de três universidades: Universidade de Stanford, Universidade de Santa Clara e Universidade Estadual de San Jose.

Consegue imaginar como deve ser criar uma startup de tecnologia em meio a esses gigantes? Não se preocupe, não precisa: a série Silicon Valley, da HBO, mostra de forma muito bem humorada as aventuras de 5 jovens que estão tentando manter viva sua startup de tecnologia, a Pied Piper, que se baseia em um revolucionário algoritmo de compressão de dados.

Nessa série, pode esperar muitas discussões sobre tecnologia, trabalho em equipe e, claro, empreendedorismo.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

White Rabbit Project

séries para aprendizado - banner white rabbit project

Como Adam Savage, um dos Caçadores de Mitos, já dizia, “a diferença entre fazer bagunça e fazer ciência é escrever as coisas”. Embora a série Caçadores de Mitos já tenha chegado ao seu final, seu legado ainda continua muito vivo e é uma ótima opção para que busca séries para aprendizado.

Nessa nova série, White Rabbit Project (inglês para “Projeto Coelho Branco”), os membros do “time reserva” do finado MythBusters (Grant Imahara, Tory Belleci e Kari Byron) se unem mais uma vez para testar alguns mitos e analisar algumas lendas que desafiam as capacidades do ser humano, ao melhor estilo Caçadores de Mitos.

Dentre os casos que eles analisam, há fugas de prisões, armas estranhas da Segunda Guerra Mundial, famosos roubos de grandes proporções e tecnologias experimentais como hologramas e jet packs.

A série é uma produção original da Netflix.

Star Trek: A Próxima Geração

 banner star trek

Na década de 60, Star Trek revolucionou a ficção científica e a cinematografia criando uma série rica em história e discussão que se situava no futuro longínquo, onde a humanidade havia se unido e resolvido todos os problemas internos que havia, e agora buscava explorar o universo de forma pacífica, sempre que possível, aliados aos alienígenas com quem formou a Federação Unida dos Planetas.

Em 1987 a Frota Estelar retornou à televisão com o Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart, o Professor X dos primeiros filmes dos X-Men) à frente da nave espacial Enterprise, uma versão mais avançada de sua antecessora da série original. Assim como nas séries anteriores e posteriores, a série trata de muitas questões filosóficas, políticas e sociais da atualidade, mas vistas sobre a perspectiva futurista de uma raça humana muito mais avançada que a nossa.

Star Trek: A Próxima Geração (assim como outras séries e filmes da franquia) estão disponíveis na Netflix e na Amazon Prime Video.

Cosmos

séries para aprendizado - banner cosmos

Se você está procurando séries para aprender em um sentido mais tradicional, essa série de 1980 é perfeita para isso. Apresentada pelo astrônomo, astrofísico e astrobiólogo Carl Sagan, ela mostra de forma simples e poética uma grande gama de tópicos de cunho científico e filosófico, desde a origem do universo até a questão do nosso papel nele.

A série apresenta apenas 13 episódios. Mas isso foi mais do que o suficiente para que ela se tornasse a série mais assistida dos EUA até 1990. Se a produção da década de 80 não é muito atraente, há também a sucessora dela, Cosmos: Uma Odisseia no Espaço, apresentada pelo físico Neil deGrasse Tyson, que é de 2014 e também apresenta 13 episódios.

A série original está disponível no YouTube, e a sucessora, no Amazon Prime Video.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis! Caso queira outras dicas sobre como ajudar seus filhos a aproveitar melhor as férias, veja também outros artigos nossos, como sobre “competir” com a internet e os jogos, expandir a criatividade e aprimorar o raciocínio lógico.

Similar Posts