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Educação infantil: a importância de ensinar programação

A educação infantil corresponde a uma gama de expectativas e possibilidades que cercam a formação da pessoa. É nessa fase que ela começa a se desenvolver em todos os aspectos, sejam eles físicos, sociais, cognitivos, psicológicos, motores ou comunicativos.

 A escola promove um desenvolvimento completo da pessoa por meio de várias atividades, sistemas e projetos.

É válido ressaltar que a educação infantil necessita de cuidado e atenção no que diz respeito ao que é entregue aos professores e, consequentemente, aos alunos. Porque, de certa forma, é isso que vai moldar e definir como serão os anos subsequentes daquele aluno em seu processo de formação e aprendizado.

Quando se pensa em educação, envolvemos na questão tudo que se refere ao aparato dado para que uma pessoa cresça, se desenvolva e possa, futuramente, agregar ao meio social. 

E dentro deste contexto, temos uma ferramenta essencial: a programação.

Ferramentas para inserir a programação na Educação Infantil

Algumas habilidades que podem ajudar no desenvolvimento do aluno não estão sendo contempladas por parte das instituições de ensino e/ou por parte dos próprios professores. Seja por receio, resistência ou tendência ao tradicionalismo dentro da educação infantil.

Uma dessas possibilidades se refere ao ensino de programação. O que se tem em mente, segundo o imaginário popular, é que programação só se ensina para quem já está inserido neste universo.

 Entretanto, é possível passar este tipo de conhecimento para pessoas totalmente leigas. Além disso, podemos ensinar programação sem nem mesmo ter acesso à internet.

Vejamos aqui algumas opções de ferramentas a serem usadas na educação infantil e que podem contribuir para um ensino de programação efetivo. Como são usadas e como elas impactam na vida dos alunos?

 Em seguida, veremos o porquê de tudo o que foi mencionado ser importante não só num contexto geral, mas também no que se refere à educação infantil em si:

O que é o Scratch?

Primeiro vamos analisar o Scratch. Caso você nunca tenha ouvido falar sobre ele, Scratch é um site/aplicativo com a premissa de desenvolver jogos e outras atividades criativas através da programação.

 Ele pode ser usado para contar uma história, fazer um desafio, ilustrar acontecimentos de um texto, desenvolver um próprio texto, criar simulações, fazer contas, comparar informações, desenvolver narrativas, compor canções, desenvolver as noções de espaço, organizar elementos e figuras, etc.

Nenhum professor precisa saber programar para utilizar o Scratch em sala de aula. O único trabalho que ele deve se preocupar em ter é, justamente, entender as várias possibilidades de ações que seu sistema permite e colocar em prática aquelas que ele considera ser as melhores para os estudantes.

 Por ser um site/aplicativo muito dinâmico, os alunos da educação infantil aprendem sem perceber que o que estão fazendo é programação.

Caso o professor queira, é  possível usar o Scratch com atividades pré-definidas ou já criadas por outros usuários do site/aplicativo. Dessa forma, o uso é mais centrado em temas ou dinâmicas delimitadas previamente. O único problema que pode ser encontrado com relação a essa ferramenta, é a necessidade do uso de internet.

Em contrapartida, as várias funcionalidades do Scratch, quando possível de serem utilizadas, contribuem de forma significativa no desenvolvimento das crianças. 

Quando alguma atividade de programação é construída no site/aplicativo, ela está fazendo com que o aluno da educação infantil tenha maior facilidade para interpretar comandos, solucionar problemas matemáticos, entre outras coisas que são exigidas na escola, posteriormente.

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Como o Programaê e o Code.org podem ajudar a ensinar programação na Educação Infantil?

Já sobre o Programaê e Code.org, ambos são sites de programas com iniciativas voltadas para a educação no contexto da programação. O que difere essas duas ferramentas da anterior é apenas a condição que elas oferecem de poder desenvolver atividades relacionadas à programação, sem internet.

O Programaê é uma iniciativa de uma das maiores operadoras de telefonia em território brasileiro (Vivo) e tem seu foco na distribuição de práticas de programação com fácil acesso.

O Code.org  se encontra dentro do portal do Programaê e segue uma estrutura de atuação semelhante ao Scratch. Porém, oferece uma série de recursos sonoros adicionais além de planos de desenvolvimento de atividades que não precisam necessariamente de manter uma conexão com a internet para praticar.

 A própria ferramenta dentro do Code.org oferece instruções na introdução e primeiros movimentos no site, para que se entenda a dinâmica de tudo que está envolvido nas atividades de programação. O Code.org não possui fins lucrativos.

Conclusão

Tendo em vista que na educação infantil os alunos são preparados para etapas e desafios que necessitam certas capacidades, essas ferramentas referenciadas demonstram que, apesar de não estarem inseridos por completo no meio da programação, professores e alunos da educação infantil conseguem desenvolver atividades básicas de programação. 

A importância disso se dá ao fato de que a sociedade contemporânea respira por meio de dispositivos eletrônicos. 

O letramento digital, que pode ser promovido pelo ensino de programação na educação infantil, pode corresponder a um avanço no desenvolvimento do aluno em um espaço de tempo mais curto do que se espera tradicionalmente, em instituições de ensino cuja programação não  é trabalhada e, muito menos, incentivada.

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Portanto, o que se pode entender em primeiro plano é: 

  • O aluno não precisa saber programar ;
  • O professor também não precisa saber programar para dar aulas;
  • Com um conhecimento prévio da ferramenta usada, o professor consegue sim dar uma aula na educação infantil envolvendo programação;
  • As ferramentas podem ser usadas tanto fora quanto dentro de sala;
  • As possibilidades geradas através das atividades de programação são inúmeras quanto ao desenvolvimento dos alunos da educação infantil.

O que se vê, acima de tudo, é que o ensino de programação na educação infantil com as ferramentas corretas, com boa vontade, preparação, instrução e materiais de apoio que corroboram para que as atividades sejam produzidas, é uma prática possível e viável, mas que infelizmente é ignorada por diversas instituições.

Entretanto, conforme a sociedade avança, a necessidade de estar inserido no ambiente digital é cada vez mais evidente.

 Isso implica que, quanto antes se domina uma variedade de dispositivos, programas e sistemas, maiores são as chances de você aprender, crescer e se desenvolver como pessoa e como profissional. Se esses conceitos são implementados desde cedo, bem no início do processo de escolarização, o retorno positivo para toda a sociedade é imensurável.

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