Atividades para crianças: 6 brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico

criança lendo um livro

Ao mostrar atividades para as crianças elas conseguem aprender tão rápido que ficamos surpreendidos com sua capacidade de desenvolvimento. Isso porque elas estão em uma fase em que qualquer estímulo para o cérebro faz com que eles absorvam informações com muita facilidade.

Quer saber mais sobre o tema? Neste texto explicamos por que você deve estimular o raciocínio lógico da sua criança. Posteriormente, apresentaremos 6 brincadeiras que estimulam essa capacidade nos pequenos. Confira!

Qual a importância de estimular o raciocínio lógico?

Quando estimulamos o raciocínio lógico por meio de atividades para crianças estamos desenvolvendo uma série de atividades que vão muito além da simples associação com as noções de matemática comumente feita por todos. Sendo assim podemos listar como benefícios do desenvolvimento dessa capacidade as seguintes vantagens:

Capacita para um maior aprendizado

O raciocínio lógico possibilita a criança a organizar melhor os seus pensamentos e associar os conteúdos. Desse modo ele é extremamente benéfico para auxiliar a melhorar o desempenho escolar do seu pequeno. Sendo assim, ele pode auxiliar na melhora de performance de matérias como matemática, memorização e argumentação e linguagem.  

Ajuda a resolver problemas do dia a dia

Como foi dito no tópico anterior, o raciocínio lógico auxilia a organizar os pensamentos. Sendo assim, a criança tem mais capacidade para analisar as diferentes demandas do dia a dia e assim consegue resolver problemas mais facilmente.

Desenvolve a capacidade de tomar decisões

Mesmo que a criança ainda não tenha que tomar grandes decisões, ele precisa aprender desde cedo como realizar essa tarefa de forma organizada e responsável. O raciocínio lógico ajuda muito nessa tarefa uma vez que faz com que a criança consiga ter mais clareza acerca de todas as possibilidades antes de tomar uma decisão.

Atividades para crianças que estimulam o raciocínio lógico: veja 5 sugestões

Agora que você sabe como o raciocínio lógico é ideal para o desenvolvimento do seu pequeno deve ter se perguntado quais são as atividades para crianças que podem auxiliar no seu aprimoramento, certo? Veja a seguir 6 tipos de brincadeiras ideais para essa tarefa!

  Jogos de tabuleiros

Um exemplo excelente de atividades para crianças que auxilia na melhora do raciocínio lógico são os jogos de tabuleiro. Eles fazem com que as crianças aprendam também estratégia, uma vez que os pequenos precisam tomar decisões e antecipar jogadas. Para isso, eles precisam de concentração e memória ao longo do jogo.

Por serem jogos mais complexos é preciso que os pais tenham paciência para ensinar os filhos todas as regras básicas e para que servem as peças do jogo. Para ele se acostumar com o passatempo tente separar alguns momentos de prática ao longo da semana. Os jogos de tabuleiro mais comuns são os seguintes:

  • xadrez;
  • ludo;
  • damas;
  • dominó;
  • monopoly;
  • uno.

Música

Dentro do conjunto de atividades para crianças que podem estimular o raciocínio lógico também temos a música. Essa auxilia também no desenvolvimento cognitivo e no trabalho com a memória.

Caso o seu filho ainda seja muito pequeno, uma boa alternativa é o matricular no curso de iniciação musical. Desse modo ele será sensibilizado no mundo da música e poderá escolher qual instrumento gosta mais quando já tiver idade para começar a aprender. Os benefícios da prática são:

  • contato com a matemática;
  • desenvolvimento do foco;
  • expansão da criatividade;
  • aumento da capacidade de expressão corporal;
  • aperfeiçoamento da coordenação motora.

Aprendizado de línguas

Dentre as atividades para crianças que são muito mais fáceis para os pequenos do que para os adultos está o aprendizado de línguas. Isso porque quando expostas corretamente a língua, elas têm grande capacidade de aprender a estrutura da língua como um nativo e desenvolver plenamente a língua.

Prova disso são as crianças bilingues que são expostas desde cedo a duas línguas. Como exemplo quando os pais decidem mudar de país e ensinam a sua língua nativa além da língua local.

Atividade física

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as crianças precisam realizar cerca de uma hora de atividades físicas por dia. Além de ser essencial para a saúde do seu pequeno, a atividade física é ideal para ser incluída dentro das atividades para crianças.

Isso porque quando os pequenos estão se movimentando eles não apenas treinam o corpo, mas também estão realizando conexões neurológicas que permitem ter mais consciência corporal e de raciocínio lógico.

Para auxiliar ainda mais no desempenho do raciocínio os exercícios físicos podem ser combinados ainda com atividades lúdicas. Assim mente e corpo são trabalhados de uma só vez e a criança passa a ter mais noção de tempo, lateralidade, espaço e ritmo.

Videogame

Ao contrário do que muitos pensam, os videogames trazem muito mais benefícios do que prejuízos para as habilidades das crianças. Desde que essa prática seja feita de forma saudável pelos pequenos e seja supervisionada pelos pais ela pode melhorar o raciocínio lógico.

Aqui é importante lembrar que existem diversos jogos digitais. Esses devem ser escolhidos de acordo com a idade do seu filho além de serem prazerosos para a criança.

Programação

Além das atividades para crianças mencionadas acima, uma ótima opção é matricular o seu pequeno em aulas de programação e robótica. Assim ele conseguirá desde cedo a aprender os conceitos básicos da matemática, a resolver problemas e pensar em estratégias para obter bons resultados.

Quer entender mais sobre os benefícios das aulas de programação ainda na infância? Não deixe de acessar o nosso artigo “Curso de programação por que fazer?

atividades para crianças

Ao longo deste texto mostramos quais as atividades para crianças são usadas para estimular o raciocínio lógico. Começamos explicando que para ter melhor desenvolvimento o cérebro do pequeno precisa ser estimulado por meio de exercícios. Desse modo, se o seu pequeno estiver em um ambiente em que seu raciocínio é estimulado, ele muito provavelmente aprenderá mais. Por isso, mostramos 6 brincadeiras que você pode realizar na sua casa.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: