Scratch

3 motivos do Scratch ajudar no desenvolvimento cognitivo infantil

Atualmente, os conhecimentos tecnológicos são considerados como eixos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo infantil e o uso de ferrramentas como o Scratch contribui para que os seus usuários possam  realizar projetos atrativos, motivadores e significativos.

Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda as crianças na elaboração de artes visuais na web, tais como artes com imagens, sons e música.

O site oficial Scratch proporciona um contexto social para as crianças, permitindo compartilhar projetos, receber comentários e feedbacks de outros usuários, com base em projetos que já foram desenvolvidos.

A seguir, iremos apresentar quais são as principais contribuições que a utilização deste tipo de ferramenta pode aportar na hora de desenvolver o cognitivo das crianças. Confira!

Conhecendo a ferramenta

Caso você nunca tenha ouvido falar nesta ferramenta, ela nada mais é do que uma linguagem de programação visual pelo MIT Media Lab.

 Podemos dizer que essa linguagem se dirige a qualquer grupo populacional, incluindo: alunos, acadêmicos, professores e pais, que desejam se aventurar na criação de animações, jogos e interações.

Quando uma criança tem acesso a esta ferramenta, consegue utilizar componentes visuais que são disponibilizados pelo programa, permitindo o desenvolvimento de pequenos jogos, por exemplo.

Scratch 1

Além disso, as crianças também podem aprender a criar gráficos animados, histórias interativas, entre outros.

Outro detalhe interessante é que o Scratch possui uma interface amigável, devido ao fato de preservar várias formas de criação de fundos e objetos personalizados, que podem ser acessados a partir da biblioteca, ou podem ser feitos com o próprio editor scratch.

As instruções da ferramenta podem ser acessadas através de blocos, tais como: os movimentos, a aparência, o som, lápis, dados, eventos, controle, sensores, operadores, etc.

De modo geral, podemos dizer que o seu uso permite o pleno desenvolvimento do conhecimento de forma completa, lúdica e aderente às demandas da nossa era tecnológica.

O Scratch contribui para o desenvolvimento cognitivo e para a ludicidade infantil

O desenvolvimento cognitivo está relacionado com a informação que é inserida por meio de percepções sensoriais e como ela é processada para emitir uma resposta oportuna.

Diante dessa situação, dois processos complementares são realizados: o primeiro que se refere à incorporação de informações sobre esquemas pré-existentes (assimilação).

 E o segundo processo se encarrega de modificar esses esquemas para acomodar as novas informações (acomodação).

Estudos recentes revelam que as idades enquadradas entre o e 6 anos são transcendentais na vida do ser humano.

Chegou-se a esta constatação, devido ao grande número de neurônios cerebrais que fazem conexões sinápticas nas crianças com esta faixa etária.

Essas conexões, ao receberem uma estimulação adequada, tal como o que o Scratch faz com as crianças que acessam a ferramenta, permite formar um aprendizado duradouro e um maior desenvolvimento de operações lógicas do pensamento, em um contexto social e afetivo.

Além disso, precisamos mencionar que o lúdico, ou o jogo, está presente em todas as etapas evolutivas do ser humano, tendo em vista que permite:

  • O desenvolvimento psicossocial;
  • A aquisição de conhecimentos;
  • A formação da personalidade da criança;
  • Garante mais prazer na infância;
  • Aporta uma bagagem de conhecimentos;
  • Melhora a criatividade e a fruição.

Claro que existem muitos outros benefícios, tais como o desenvolvimento da concentração e agilidade mental, aumento da circulação sanguínea, liberação de endorfina e serotonina, proporciona inclusão social, aumento da autoestima, socialização, entre outros.

banner curso scratch

Ao conhecer os benefícios de uma ferramenta como o Scratch, você pode entender a sua aplicabilidade no desenvolvimento cognitivo infantil.

Portanto, é necessário identificar as habilidades necessárias ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, o que é essencial nos estágios iniciais, uma vez que permite compreender, entender, organizar e desenvolver na realidade por meio do raciocínio analítico.

Capacidades que o Scratch ajuda a desenvolver nas crianças

Existem muitas evidências que apontam o Scratch, como uma importante ferramenta pedagógica, tendo em vista que ela pode ajudar a desenvolver, por exemplo, o pensamento lógico, entre outras capacidades que iremos listar abaixo:

  • A observação: isso vai muito além de olhar algo com atenção, tendo em vista que permite à criança uma análise de características que contém determinado estímulo, o qual é respondido através de uma atenção voluntária. Esta capacidade pode ser potencializada através do uso do Scratch, pois é uma ferramenta que irá melhorar a capacidade de percepção das crianças e lhes ajudará a fazer inúmeras relações.
  • A imaginação: podemos interpretar a imaginação como uma ação criativa, a qual permite a modificação e melhora de estruturas estabelecidas. Ao fazer uso do Scratch, as crianças acabam sendo estimuladas a soltar a imaginação e a desenvolverem mais o pensamento criativo.
  • A intuição: esse tipo de capacidade permite que as crianças façam uma distinção do que é real e do que é fictício.

Um novo mundo de aprendizagens!

As crianças que tem acesso à ferramenta Scratch, não só aprendem conceitos informáticos com o uso da mesma, mas também são capazes de assimilar outras habilidades que lhes serão úteis para outros momentos pedagógicos.

Você gostará de ler também: Como o Scratch pode estimular o aprendizado multidisciplinar.

Uma das aprendizagens possíveis é a aprendizagem autônoma, tendo em vista que, pouco a pouco, o público infantil será capaz, por si mesmo, de desenvolver suas próprias aplicações.

Com o passar do tempo, as crianças menores irão escrevendo de uma forma mais lógica e sintaticamente correta, e por último, e mais importante, farão com que seja realidade o lema que possui a própria ferramenta “Scratch”: criar, imaginar e jogar.

Analisando e utilizando o Scratch, conclui-se que as aplicações que podem ser desenvolvidas no campo da educação estão relacionadas com os jogos, com a “ludicidade” e, na verdade, não há melhor forma de aprender do que essa.

Assim, essa ferramenta permitirá que as crianças desenvolvam, desde simples jogos interativos, até complexas produções artísticas, passando pela criação de animações com música, e poderão até mesmo desenvolver simulações.

Desta forma, pode-se deduzir que vale a pena começar a utilizar este aplicativo no campo da educação, por exemplo, sem qualquer desculpa, já que pelo fato de ser gratuito, ser fácil de usar e ter inúmeras possibilidades à nossa disposição, isso o converte em um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem.

Similar Posts