Como escolher um bom curso online

Curso Online: 11 dicas que você precisa saber antes de comprar algum

 Uma das grandes facilidades do mundo moderno é fazer atividades online, por meio da internet. Entre essas atividades, está a possibilidade de fazer um curso online (em qualquer área que seja).

Conforme uma matéria publicada na Gazeta do Povo em 2020, existem inúmeras plataformas que oferecem a possibilidade de participar de um curso a distância, gratuitamente ou com mensalidades. 

As vantagens são muitas, desde a tranquilidade de acessar o conteúdo em qualquer local, até o fato desses cursos proporcionarem um aprendizado completo, já que muitos contratam profissionais especializados para ministrar as aulas.

Mas, é necessário saber algumas coisas básicas antes de se aventurar a fazer um curso do tipo. 

Para isso, existem algumas sugestões simples, e, a seguir, você terá um guia preparado por especialistas da I Do Code, para lhe ajudar a escolher da melhor forma o curso online da área que desejar.

O que saber antes de fazer um curso online?

O que saber antes de comprar um curso online

Ao escolher fazer um curso remoto, você precisará ficar atento a alguns detalhes antes de fechar negócio. São questões importantes que lhe darão um melhor aproveitamento do investimento feito.

Entre esses pontos, podemos citar os seguintes:

Conexão com a internet

Esse é um requisito básico. E não somente acesso rede, mas, que seja também um bom acesso, com velocidade adequada e tudo.

Muitos cursos oferecem, entre seus materiais, vídeos e apostilas em PDF, que, muitas vezes, são grandes e consomem muitos dados para a realização do download.

Portanto, é preciso ficar de olho se você dispõe de uma internet adequada para poder assistir às aulas e estudar com tranquilidade.

Além disso, veja também por qual dispositivo você irá assistir às aulas do curso, já que algumas instituições exigem algumas características, como espaço de armazenamento e memória RAM.

Administração do tempo

Para fazer um curso online, você precisa ter em mente que precisará dedicar o tempo que for necessário para a realização dele.

Não é porque se trata de algo que pode ser acessado a qualquer hora que você não precisará ter organização. Ao contrário, justamente por se tratar de algo mais flexível, você terá que planejar em quais dias e horários realmente irá fazer o curso.

Essa disciplina será importante para que o aprendizado seja o mais adequado possível, e você possa aproveitar tudo o que cursos online tem a oferecer.

Inclusive para crianças e jovens, os cursos na internet funcionam quando há disciplina.

Escolha certa da instituição

A escolha da instituição onde você irá fazer o curso online é quase tão importante quanto saber qual área quer seguir.

Essa instituição precisa ser séria e confiável. Você pode, por exemplo, acessar alguns dados dela, como história, cursos oferecidos e experiência para saber se está fazendo um bom negócio ou não.

Também é possível pesquisar as avaliações de clientes anteriores pelos sites de pesquisa para saber se a instituição que está oferecendo o curso online realmente possui qualidade.

banner curso box 2 em 1

Direitos do consumidor na contratação de curso online

Detalhes para comprar um curso online

Para saber se você está realmente adquirindo um curso online de qualidade, uma das dicas é verificar se a instituição está obedecendo alguns parâmetros estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Entre os principais direitos contido neste código, e que podemos aplicar a qualquer curso oferecido pela internet, podemos citar:

Fornecimento de informações claras e objetivas

As informações de um curso online precisam estar devidamente corretas, claras e precisas, seja no folder da instituição, em seu site ou por meio de vendedores autorizados.

Entre essas informações, é preciso ter:

  • Plano completo a respeito do curso;
  • Quais os módulos que ele terá;
  • O que será ensinado;
  • O que está incluso na mensalidade.

Além do tempo para o aluno acessar ao material didático.

Canais de atendimento facilitado

O atendimento ao aluno em um curso online terá que ser o mais simples e rápido possível. Geralmente, as instituições disponibilizam canais por meios eletrônicos.

Estes precisarão servir para você tirar dúvidas, fazer uma reclamação, suspensão ou cancelamento do curso, renovação de contrato, entre outros assuntos.

É preciso que todas as suas demandas sejam atendidas nesses canais, e a instituição que descumprir isso estará em desacordo com a lei.

Direito ao arrependimento

O consumidor de um curso online tem, entre outros benefícios, o direito ao arrependimento, ou seja, caso queira, poderá cancelar o contrato dentro de um determinado prazo de dias, sem nenhum ônus.

Na maior parte dos casos, os cursos por aí oferecem uma garantia de 7 dias. Ou seja, caso queira desistir nesse espaço de tempo, poderá cancelar o contrato sem maiores problemas.

O direito ao arrependimento precisará vir expresso no contrato.

Quais os principais benefícios ao comprar um curso online

Beneficios de comprar um curso online

Agora que você já sabe quais cuidados básicos precisa ter quando se trata de comprar um curso na internet, é importante frisar como um negócio desses pode ser importante para você.

Linguagem simples e dinâmica

Mesmo que a área escolhida para fazer o curso seja repleta de termos técnicos e linguagem diferenciada, geralmente as aulas de um produto desses são ministradas da maneira mais simples e acessível possível.

Então, se você optar por um curso de planilha eletrônica, por exemplo, o conteúdo precisa ser claro e adequado ao seu nível de familiaridade com o assunto.

Processo de aprendizado dinâmico

Não é por ser online que um curso desses deixa de ser interativo. Sua fórmula consiste num processo dinâmico e acessível, fazendo com que você aprenda de forma adequada.

Além disso, o aprendizado em cursos remotos respeita seu ritmo e ainda possibilita mais dinâmica no consumo dos materiais. Que muitas vezes podem ser acessados no horário que preferir e no lugar onde estiver.

Variedade de plataformas para curso online

As plataformas onde são oferecidos cursos remotos podem ser LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), ou mesmo pelo YouTube, o que também facilita na hora do acesso.

Sabendo disso, agora basta que você fique atento às dicas dadas para fazer o melhor curso online que conseguir, e seguir adquirindo conhecimento que será útil cedo ou tarde.

Gostaria de começar agora um curso para enriquecer seu conhecimento?

Então conheça os oferecidos por nós! Entre em contato e saiba como investir na sua formação aqui na I Do Code.

Similar Posts