pessoas trabalhando

Planilhas: por que aprender a usar?

I.Introdução 

Explicação do que são planilhas e seus usos comuns

As planilhas transformaram o mundo de hoje já estando dentro de mais de 95% das empresas. Elas são extremamente versáteis, podendo ser usadas para inúmeras aplicações. O que poucas pessoas não pensam é quanto ela pode ajudar você na sua vida pessoal com organização, planejamento e produtividade. Neste artigo vamos explorar todos esses temas.

Visão geral dos benefícios de aprender a usar planilhas

Atualmente conseguimos organizar grande parte das nossas vidas em arquivos digitais, para acesso no computador ou disponíveis a qualquer momento na nuvem. Isso traz uma facilidade no seu dia a dia inacreditável e permite acesso em qualquer local usando o seu celular, por exemplo. Outro ponto fundamental das planilhas é o armazenamento das informações. Muitas vezes queremos lembrar algo ou fazer uma lista de compras ou quem sabe planejar um aniversário. Essas e outras inúmeras atividades são planilhas que podem te ajudar mais do que qualquer papel ou outro tipo de documento. O terceiro grande benefício das planilhas é a produtividade, podendo trabalhar com uma grande quantidade de dados, fazer fórmulas automaticamente, cálculos, exibir gráficos e diversos outros usos.

uso de planilhas em qualquer lugar
Uso de planilhas em qualquer lugar

II. Compreendendo o básico

Explicação dos principais componentes de uma planilha, incluindo células, colunas, linhas e fórmulas

Uma planilha nada mais é do que um documento digital, mas que tem capacidade extraordinária. Podemos citar que diferentemente de um documento convencional ele é dividido entre linhas e colunas, e tem grande capacidade do uso da matemática. Para entender a organização de uma planilha é mais fácil lembrar do jogo da sua infância “batalha naval” ou de um tabuleiro de xadrez,  pois uma planilha é dividida em coordenadas. Você pode assim, acessar uma coluna inteira com inúmeras células ou uma linha inteira com outras inúmeras células, sendo que cada célula é um lugar onde você pode armazenar informação. Uma célula é identificada na planilha pela linha e coluna que ela se encontra, por exemplo, célula B5 ( coluna B linha 5).

Uma das grandes vantagens das planilhas são que elas têm capacidade matemática. Há inúmeras fórmulas já construídas para você usar rapidamente e também ela permite você usar a lógica para construir suas próprias fórmulas. O conteúdo de uma célula pode ser texto ou um número, mas também o resultado de um cálculo matemático ou uma fórmula que faça algo muito útil para você.

Introdução às ferramentas básicas de análise de dados, como classificação e filtragem

As planilhas têm ainda diversas outras funcionalidades inclusas.  Você pode analisar rapidamente um grande conjunto de dados com gráficos, formatar o tipo do dado, como uma porcentagem ou ainda tornar tudo colorido visual e inúmeros outros que facilite a interpretação desses dados pelas pessoas.

Outra ferramenta fundamental de planilha são os filtros. Eles permitem que você mude a visualização de todos os dados que estão à sua frente de acordo com algum critério. Talvez você queira ver apenas os dados que começam com certa letra ou quem sabe ainda ver os dados de forma ordenada, então para isso einúmeras outras utilidades você consegue usar filtros momentâneos e depois voltar a visualização inicial.

III. Aplicações do mundo real

Discussão de como as planilhas são usadas em negócios

Dentro de uma empresa é normal que todos os setores usem planilhas de formas diferentes. Um dos exemplos mais comuns é o uso de planilhas para a parte financeira, em que você consegue calcular e ter uma visualização rápida de despesas, receitas e consequentemente cálculo de impostos, lucro e outros indicadores financeiros importantes.  Podemos ainda ter aplicações menos convencionais, mas super úteis, por exemplo, usar uma planilha para organizar o calendário de criação de conteúdo pelo departamento de marketing. Na qual pode ser especificado o título do conteúdo, qual plataforma será postada, por exemplo, YouTube ou um blog, a data de criação, quem será o responsável e inúmeros outros parâmetros para facilitar a coordenação e organização das pessoas na empresa. 

Discussão de como as planilhas são usadas em pesquisa

Com toda sua versatilidade ela pode ser usada em outros lugares como no setor de pesquisa de uma universidade.  Digamos que você seja do setor de biologia e esteja fazendo estudo sobre plantas. É fundamental coletar uma grande quantidade de dados para entender o comportamento, tendências, fazer comparações, entre outros, abordando assim o estudo de forma estruturada.  Outra aplicação é quando engenheiros estão projetando um robô. É fundamental entender a quantidade de erros, cálculos de trajetória, documentação de testes e análise dos resultados, sendo as planilhas uma ferramenta excelente para todos esses usos.

Discussão de como as planilhas são usadas na vida pessoal

Muitas pessoas subestimam o poder de trazer organização para suas vidas. As pessoas que entendem e tem grande facilidade em usar planilhas conseguem ter benefícios em todos os aspectos e de forma incrível. Seja para planejar uma viagem onde há vários dias, roteiros, custos e atrações turísticas ou ainda para fazer uma compra online querendo organizar todos os itens, seus benefícios, diferenciais e preços, planilhas vão te ajudar imensamente.

IV. conclusão

Resumo da importância e versatilidade das planilhas no mundo atual

Quem usa planilhas tem vantagem significativa em suas vidas.  É incrível como uma ferramenta gratuita e de baixa complexidade para o aprendizado pode ajudar uma pessoa tornando a sua vida muito mais agradável ou, de outra forma, conseguir uma ótima oportunidade de emprego. Independente do que você faz ou do que planeja fazer, planilha é uma ferramenta fundamental e que tem mais potencial de te ajudar com o menor tempo requerido para aprendizagem. Depois que você aprende a usar planilhas, começa a enxergar o mundo a sua volta de outra forma, você começa naturalmente a ser uma pessoa mais organizada e produtiva, além de entender os benefícios em inúmeras ocasiões já passadas na sua vida.

Incentivo para começar a aprender e experimentar planilhas para liberar todo o seu potencial e tornar-se proficiente em seu uso.

Você pode hoje mesmo começar gratuitamente usando planilhas, as mais famosas implementação são da Microsoft e do Google. Então basta se inscrever em algum destes serviços dessas empresas e começar a ter todos os benefícios imediatamente. A I do Code tem um minicurso gratuito para você dar os primeiros passos com exemplos práticos. Caso já tenha ficado claro para você o quanto ela vai te ajudar na sua vida, temos também um curso completo de planilhas que de forma acessível, prática e rápida você pode já ter uma base muito forte para inúmeras aplicações, inclusive ter um certificado e usá-lo para melhorar em sua vida, no ambiente de trabalho, buscar novas vagas e muito mais!

Similar Posts