Celular com aplicativos

Ensino remoto: 11 aplicativos que vão te ajudar na hora dos estudos

Desde o início da pandemia de COVID-19 no mundo, tivemos de nos adaptar para evitar a disseminação do vírus. Desse modo, medidas comuns como o uso de álcool em gel e máscara e o isolamento social se tornaram primordiais. Por conta disso, as escolas precisaram ser fechadas e o ensino remoto ganhou muita força.

Quer entender mais sobre esse tema? Neste texto vamos mostrar para você alguns desafios do ensino à distância e posteriormente uma lista com 11 aplicativos que te auxiliarão na educação dos seus filhos em casa. Confira!

Desafios do ensino remoto

Os desafios do ensino remoto são variados. Isso porque nem a escola nem os pais estavam preparados para enfrentar o fechamento das escolas e a necessidade de prosseguir com os estudos em casa. Por isso, podemos dizer que um dos desafios é o pouco domínio tecnológico e pedagógico. Isso porque os pais tiveram de aprender rapidamente a usar os aplicativos e recursos tecnológicos usados por seus filhos durante as aulas.

Outro desafio do ensino à distância é a falta de estrutura adequada em casa. Isso porque para prosseguir adequadamente com o aprendizado, é necessária uma estrutura adequada, com um notebook, uma boa câmera e uma boa internet. Além disso, a criança precisa de um espaço tranquilo e adequado para assistir as aulas.

Por fim, uma grande dificuldade enfrentada pelos pais é a dificuldade de prender a atenção da criança durante as aulas e realização das tarefas. Isso porque, diferente do ambiente escolar, em casa as crianças tem uma série de distrações que podem prejudicar o seu aprendizado.

banner e book sucesso na educacao a distancia

Saiba 11 aplicativos que podem ajudar no ensino remoto

Agora que nós vimos brevemente quais são os principais desafios enfrentados pelos pais no ensino remoto, mostraremos uma lista com 11 aplicativos para auxiliar você no aprendizado seu filho em casa. Confira:   

G Suite for Education

O G Suite for Education é uma linha de aplicativos da Google voltada especialmente para a educação. Disponibilizados gratuitamente pela plataforma, esses aplicativos tem se aprimorado muito desde o início da pandemia e são os favoritos das escolas para unificar professores e estudantes e professores em uma só plataforma.

Kahoot!

Para tornar o ensino mais interativo, o aplicativo Kahoot disponibiliza uma série se quizzes e games que podem ser usados em sala de aula. Ele é totalmente gratuito e para o estudante usar é necessário somente fornecer a chave de acesso passada pelo educador.

Quizlet

Com esse aplicativo é possível que seu filho crie listas de estudos ou ainda encontrar matérias gratuitos para o seu aprendizado. Além disso, com ele é possível encontrar colegas de turma ou professores na aba de “usuários”.  Por fim, é possível testar o nível de conhecimento sobre determinados conteúdos e acessar jogos interativos dentro da plataforma.

ClassDojo

Esse aplicativo pode conectar pais, filhos e representantes escolares em somente uma plataforma. Para isso, o seu filho precisa acessar o aplicativo como aluno e inserir um código disponibilizado pelo professor ou ainda escanear o QR Code da turma. Além disso, os pais podem ser incluídos nas turmas para observar o progresso dos seus filhos.

Discord

Com esse aplicativo os professores podem se comunicar com os alunos de forma facilitada. Desse modo, é possível sanar dúvidas relacionadas às aulas. Além disso, os alunos ainda podem conversar com colegas de classe na mesma plataforma.

Expeditions

Uma das ferramentas disponibilizadas pelo G Suite é o Expeditions. Esse aplicativo permite a imersão em uma realidade virtual e assim permite ao professor guiar os alunos em expedições acompanhadas pelos alunos dos seus celulares.

Arts&Culture

Para os pais quem querem aprofundar os conhecimentos culturais dos seus filhos, uma ótima alterativa é usar o aplicativo Arts&Culture. Com ele é possível visitar virtualmente diversos acervos do mundo todo e ter acesso a diversos fatos culturais.

LightBot

Para aqueles que querem ensinar programação para os seus filhos, uma ótima opção é usar o aplicativo LightBot. Esse aplicativo que tem ganhado cada vez mais força dentro das escolas é disponibilizado gratuitamente para Android e IOS e ensina a codificar através de puzzles e jogos. Desse modo, é possível desenvolver habilidades de lógica por meio dos aspectos lúdicos dos games desse aplicativo.

ProDeaf

Para facilitar a inclusão dos deficientes auditivos, uma startup brasileira desenvolveu o ProDeaf esse aplicativo tem como finalidade traduzir textos e áudios em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais). Desse modo, é possível a inclusão dos alunos com deficiência auditiva também no ensino remoto.

Recap

Esse aplicativo permite aos pais, alunos e professores acompanharem a trajetória de aprendizado em apenas uma só plataforma. Para o utilizar os alunos precisam realizar o download do aplicativo em seus aparelhos e assim começar a usar as diversas ferramentas ofertadas dentro da plataforma.

Semper

Por fim, um aplicativo que pode ser uma ótima opção para os pais incentivarem os seus filhos a aprenderem é o Semper. Isso porque, ao baixar o aplicativo, toda vez que o seu filho quiser desbloquear o seu celular ele precisará responder corretamente uma questão didática.

Ao longo deste texto mostramos 11 aplicativos para te ajudar no ensino remoto dos seus filhos. Primeiramente, apresentamos algumas dificuldades em ensinar à distância, desde as relacionadas a falta de suporte presencial dos professores como também as dificuldades relacionadas ao suporte tecnológico e a necessidade de prender atenção da criança. Posteriormente, mostramos uma lista de aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Similar Posts