Ensino Remoto: entenda como ele estimula novas formas de aprendizado

criança assistindo aula por videoconferência

Nunca se falou tanto sobre o ensino remoto como agora, principalmente em função do surgimento do novo coronavírus (COVID-19) e com isso, a exigência do isolamento social, o que fez com que muitos tivessem que adotar esse tipo de aprendizagem virtual, como forma de seguirem seus estudos e aprendizagens em geral.

Porém, antes mesmo deste fato, já estávamos vivenciando uma revolução tecnológica crescente, decorrente do advento da internet, que já mostrava outras formas possíveis de ensino em ambientes virtuais.

 No entanto, muitos pais, responsáveis e educadores, ainda têm muitas dúvidas com relação a real efetividade dessas práticas desenvolvidas de modo online. Elas realmente seriam efetivas para o aprendizado?

No artigo de hoje iremos problematizar justamente essa questão, buscando demonstrar, em que medida o ensino remoto pode vir a estimular novas formas de aprendizagem. Confira e faça uma boa leitura!

O que é o Ensino Remoto?

Antes de qualquer coisa, precisamos conceituar a prática de ensino remoto, para que você saiba que conceito é esse e como o mesmo é desenvolvido no ambiente virtual.

O ensino remoto nada mais é do que um ensino virtual, cara a cara, no qual são executadas aulas e atividades pedagógicas através de videoconferências. Nesse contexto, existe um profissional devidamente capacitado para promover a prática educativa junto aos seus alunos, ou seja, mesmo que a aula não seja presencial, os tutores e professores acompanham o processo em tempo real, do início ao fim.

Nesse caso, o uso hábil das tecnologias para o ensino remoto, outorga aos professores remotos uma presença real junto aos seus alunos, mesmo que virtualmente.

Inclusive, quando o assunto são aulas remotas desenvolvidas para o público infanto-juvenil esse tipo de prática acaba sendo altamente motivador, já que estes públicos já nasceram imersos na inovação tecnológica e lhes agradada essa flexibilização das práticas pedagógicas junto às novas tecnologias.

banner construct 3: imagem da plataforma

Além disso, é preciso destacar que o ensino remoto é diferente de educação online ou educação à distância, uma vez que o ensino remoto privilegia a presença permanente dos docentes em uma aula.

Ensino Remoto: uma nova experiência de aprendizagem

Quando nos referimos a ensino remoto é muito importante que os alunos estejam abertos para aproveitar ao máximo este tipo de experiência de prática educativa, e deixem de lado as constantes comparações com a metodologia tradicional de aulas, por exemplo.

Desse modo, as vantagens que podem ser obtidas com o ensino remoto são as seguintes:

  1. Estabelecer rotinas de aprendizagem dinâmicas e tecnológicas: qualquer atividade configurada dentro do ensino remoto requer estruturar os tempos e os objetivos das práticas de modo dinâmico e tecnológico. A disciplina e autonomia é o melhor aliado do estudante nestes casos.
  2. Possibilidade de interação na aula virtual: a participação dos alunos na modalidade remota é possível e essencial, uma vez que permite e estimula a comunicação, a troca, a possibilidade de se poder tirar dúvidas em tempo real e assim, enriquecer a dinâmica da aula, tal como seria presencialmente.
  3. Complementar o aprendizado com pesquisas adicionais: aproveitar que as práticas podem ser desenvolvidas online e estimular a busca e o desenvolvimento do espírito investigativo, além do pleno manuseio de ferramentas digitais.

Além de tudo isso, também cabe mencionar que, o sucesso desse tipo de processo educativo depende, em maior parte, do rigor com o qual são implementadas as pedagogias e também, a qualidade do material ofertado pela instituição, capaz de cativar o aluno na construção do novo conhecimento.

Desse modo, a partir do momento que o ensino remoto encontra uma maneira de superar as restrições físicas de uma aula, existe um mundo gigantesco de oportunidades na educação, que vai desde a flexibilização na produção de conhecimentos, a personalização desse tipo de prática, até a interação e o aprendizado adaptativo.

Com isso, pode-se inferir que, o ensino remoto possui grandes vantagens e em épocas de crise mundial e isolamento social, como o que estamos vivenciando atualmente, torna-se uma solução eficaz para que os estudantes não se vejam prejudicados e assim, tenham à sua disposição uma alternativa para seguir desenvolvendo seu crescimento acadêmico e pessoal.

Novas tecnologias digitais de informação e comunicação

Na atualidade, as ferramentas digitais não são apenas úteis, como também são necessárias e obrigatórias para muitas das nossas atividades diárias, que antes eram realizadas unicamente de modo presencial, tais como aulas e reuniões de trabalho.

Diante desta situação, no caso específico das instituições educativas, os mediadores de tais ferramentas ainda são os professores e tutores, os quais através delas, compartilharam os mesmos conhecimentos, mas com certo plus, uma vez que a quantidade de recursos e aplicações disponíveis de modo virtual é muito maior.

Segundo especialistas em Novas Tecnologias e Educação, com a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, vemos surgir uma necessidade de domínio, não só de um novo instrumento, mas sim, uma nova cultura de aprendizagem que fomente o desenvolvimento de capacidades de gestão do conhecimento e da formação.

No entanto, mesmo que o ambiente de aprendizagem seja virtual, se faz necessário promover um espaço de aprendizagem que se conecte e interaja com os alunos o mais próximo de algo presencial, como forma de desenvolver as competências que se espera do aluno, mas sem deixar de lado, a importância do relacionamento entre os pares e da afetividade enquanto se aprende algo novo.

Desse modo, o ensino remoto não é só mais uma opção de prática educativa, mas sim, uma grande oportunidade para que docentes e estudantes adquiram novas competências pedagógicas, as quais complementem as destrezas que o método presencial de ensino ofereceu e nos oferece até os dias de hoje.

Espero que você tenha gostado da leitura, quer conhecer mais da I Do Code? Veja nossos cursos clicando aqui.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: