Ensino à distância: como ajudar meu filho(a) a estudar

criança com robô

Desde o início da pandemia ajudar os filhos nas tarefas escolares tornou-se essencial para que os pequenos consigam acompanhar todos os estudos e não atrasar na escola. Isso porque com a adoção do ensino à distância tanto os pequenos como os pais precisaram se adaptar a uma nova rotina de estudos.

Quer entender como você pode ajudar o seu filho nessa nova rotina? Então não deixe de continuar lendo este texto! Vamos mostrar como auxiliar o seu pequeno nesse momento tão importante. Além disso, diremos como tornar o aprendizado um momento de diversão em sua casa.

8 formas de ajudar o seu pequeno a estudar no ensino à distância:

Veja a seguir quais são as formas de auxiliar o seu pequeno durante o ensino à distância:

Forneça os recursos necessários para as aulas

Em primeiro lugar é essencial fornecer os recursos necessários para que o seu filho possa acompanhar as aulas com qualidade. Mesmo que você não consiga comprar os melhores computadores ou assinar planos de internet com alta velocidade, não deixe de tentar investir da melhor forma que puder para que seu filho se adapte ao ensino à distância.

Combine os horários e as atividades do dia no ensino remoto

Com a chegada da pandemia não foi somente a rotina dos pequenos que se alterou, muitos pais começaram a trabalhar em casa ao mesmo tempo em que realizam tarefas domésticas. Em conjunto com essas tarefas, os pais passaram a acompanhar as aulas dos pequenos.

Desse modo, é preciso organizar os horários para que não somente os pequenos possam ter acompanhamento, mas também para que todos possam realizar suas tarefas com qualidade.

Uma boa forma de fazer com que isso aconteça e ter horários pré-estabelecidos de estudo com o pequeno. Para isso ele deve saber que existem horários de aula e outros para realizar as tarefas de casa.

Não sabe como combinar bons horários de estudo com o seu filho? Leia o nosso artigo “Estudar em casa: aprenda a montar um planejamento de estudo”.

Palavras de encorajamento e elogios sinceros

Outra dificuldade que os pais enfrentam no aprendizado dos filhos em casa é saber adotar a postura certa em relação a como dar feedbacks das atividades dos filhos. Apesar de as aulas serem todas à distância é importante lembrar que os pais não são os professores das crianças, logo o ideal é sempre assumir uma postura que não seja de repreensão e rigidez.

Para que isso aconteça esteja atento sempre as atividades do seu pequeno e todo esforço que ele faz para acompanhar as aulas. Além disso não deixe de apresentar palavras de encorajamento e elogios sinceros para o pequeno. Desse modo ele será incentivado e conseguirá ter mais confiança durante os estudos.

Estimule a criatividade e a imaginação

Não somente a nossa forma de trabalhar e auxiliar os filhos foi alterada durante a pandemia. Com a chegada do ensino à distância, os pequenos não conseguiram mais participar de brincadeiras e atividades que estimulassem a criatividade e a imaginação em conjunto com seus colegas de classe ou amigos dos playgrounds e praças.

Por isso, além de participar efetivamente do momento de aprendizado dos pequenos não deixe de estimular a criatividade e a imaginação por meio de atividades lúdicas e momentos de descontração.

banner minicurso scratch: imagem da plataforma

Mantenha um local fixo para realizar as atividades escolares e guardar os materiais

Da mesma forma que é preciso investir em tecnologia para que o ensino à distância funcione é primordial preparar um local fixo para que o seu pequeno possa realizar todas as atividades escolares. Isso fará com que ele saiba que aquele é o local somente de estudos e ele conseguirá se concentrar melhor.

Assim como dissemos anteriormente, para isso você não precisa gastar muito. Basta concentrar todos os materiais do seu pequeno em um local e, junto com ele, organizar o ambiente para que esteja tudo arrumado e pronto para o momento de estudar.

Deixe a casa silenciosa durante as aulas e atividades

Além da tecnologia e de um local organizado, no ensino à distância é primordial manter a casa silenciosa durante as atividade e aulas. Desse modo você não somente garante que seu filho consiga concentrar-se ao máximo nas atividades. Mas mostra também que nesse momento todos estão colaborando para que ele possa aprender.

Promova intervalos durante as aulas

Outro elemento primordial para tornar o ensino à distância efetivo são os intervalos de descanso. Isso porque o seu filho precisa descansar adequadamente para que ele possa ter mais concentração e possa aprender mais.

Por isso não deixe nunca de promover intervalos entre as aulas, nesses você pode preparar atividades leves para o pequeno, lanches ou ainda deixar que ele escolha como quer passar esse tempo livre.

Pratique a leitura

Por fim, não deixe de praticar a leitura com o seu filho, ainda mais se ele estiver em período de alfabetização. Para isso escolha bons livros em conjunto com o seu pequeno.

Pergunte para ele quais são as suas histórias favoritas e quais ele quer ler em conjunto com você. Reserve também um período específico do dia em que a prática será feita, como exemplo logo antes de dormir.

ensino à distância

Ao longo deste texto mostramos como você pode ajudar o seu filho durante o ensino à distância. Dissemos que essa não precisa ser uma tarefa extremamente complicada e nem cansativa para os pequenos e para os pais. Com alguns ajustes e um pouco de criatividade já é possível melhorar em muitos aspectos a educação da sua criança.

Gostou de entender mais sobre esse tema? Então não deixe de acessar o nosso artigo “Ensino remoto: 11 aplicativos que vão te ajudar na hora dos estudos”.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: