Tecnologia na infância: entenda a importância e os benefícios

menininha se divertindo com um tablet

Cada vez mais a tecnologia tem avançado, se tornando uma realidade na vida de crianças de diversas faixa-etárias, tendo contato com diferentes aparelhos eletrônicos desde cedo. Você conhece os benefícios que a tecnologia na infância pode trazer para seu filho(a)?

No entanto isso acaba gerando grandes dúvidas na cabeça dos pais: isso é uma prática saudável? Quais os benefícios que ela pode trazer para nossos filhos?

Esse post vai te ajudar a entender um pouco mais da importância de se introduzir a tecnologia na infância, bem como os benefícios dela na vida dos pequenos. Quer conhecer esses benefícios? Então continue sua leitura para descobrir.

Importância da tecnologia na infância

Robô, Crianças, Rússia, Interativo, Robótica

Muitas vezes, nós pais somos de uma geração de diversos avanços tecnológicos e em nossa infância não tínhamos tablets, computadores, celulares e internet à disposição. Contudo, as crianças de hoje em dia já são consideradas “nativas digitais” e às vezes sabem usar aparelhos eletrônicos melhor que nós mesmos.

Por mais que possamos ficar receosos, pensando que nossos filhos estão sendo expostos demais à tecnologia e “perdendo a infância”, a verdade é que a tecnologia na infância virou uma realidade e pode ser muito importante no desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

De acordo com a Sociedade Mineira de Pediatria, quando é utilizada de forma correta, a tecnologia pode acabar ajudando não só no relacionamento interpessoal, fixação de conteúdo, como também na absorção de experiências culturais e muitos outros benefícios que serão discutidos aqui.

Com essa nova visão, percebemos que a tecnologia na infância pode ser muito mais uma aliada da educação e do desenvolvimento infantil, do que uma vilã propriamente dita. No entanto, é sempre bom frisar de que estamos falando de um uso saudável das ferramentas tecnológicas.

O papel do adulto durante o processo

tecnologia na infância: o papel do adulto

Que a tecnologia é importante para as acrianças já sabemos, agora é importante que nós adultos também tenhamos consciência do nosso papel nesse processo. Pais e professores devem atuar como mentores, auxiliando e monitorando a criança para que ela utilize as ferramentas tecnológicas da forma correta.

Esse monitoramento se refere a quantidade de tempo que a criança passa no computador ou celular, ao tipo de conteúdo e também a qualidade dele.

Nós aqui na I Do Code exercitamos bastante esse aspecto na medida que durante o tempo gasto no curso, a criança não só exercita sua criatividade, concentração e solução de problemas através da programações e criação de jogos, como também aprende diversas coisas úteis para seu futuro profissional e pessoal. E o mais legal disso tudo: ela se diverte muito no processo.

Nossos professores estão prontos para ajudar seu filho(a), mostrando as infinitas possibilidades que a tecnologia pode trazer e também deixando ele alcançar seu máximo potencial através das tarefas e desafios que lhes são propostos.

Benefícios da tecnologia na infância

Conselho, Crianças, Bebê, Menino, Gadgets, Formação

Cada dia que passa a tecnologia se torna uma forte aliada no desenvolvimento do seu filho. Agora você vai conhecer quais os benefícios práticos que ela pode trazer para os pequenos. Continue sua leitura para descobrir mais.

Aprendizagem

Esse é o maior benefício de inserir a tecnologia na vida das crianças. Através dela seus filhos criam o conhecimento de forma ativa através da experimentação, tentativa e erro.

Exemplificando, os jogos de computador podem ir muito além da pura e simples diversão. Eles também ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, comunicação, habilidades motoras, bem como ajudam a criança a ter mais autonomia na tomada de decisão.

E você sabia que a tecnologia também pode melhorar a concentração do seu filho? Muito jogos tem essa capacidade de testar e estimular a concentração dos pequenos e eles são de grande ajuda, pois isso acaba se refletindo também na escola, por exemplo.

Sem dúvida, as ferramentas tecnológicas abrem um mundo de possibilidades para a aprendizagem das crianças. Elas podem melhorar a retenção do conteúdo e tornar a aprendizagem uma atividade muito mais divertida e atraente, com uma interatividade bem maior.

Autonomia e pensamento crítico

Conforme dito anteriormente, um dos benefícios do uso da tecnologia na infância é que ela estimula a autonomia do seu filho. Sempre acompanhado de um adulto, podem criar narrativas, vídeos, jogos e muitos mais.

Além disso, o pensamento crítico também é estimulado, pois através das ferramentas tecnológicas, seu filho(a) pode ser incentivado a pesquisar diferentes pontos de vista e a questionar informações. Com isso, ele se tornará um adulto mais consciente e antenado com o mundo que o cerca.

Preparo para o futuro

tecnologia na infância e o futuro

O domínio da tecnologia é cada vez mais exigido no mercado de trabalho atual. O que antes era um diferencial, hoje em dia se tornou essencial. Aliás, atualmente há alta demanda em cargos envolvendo tecnologia, justamente pela falta de pessoas qualificadas para atuar na área.

A partir do momento que se inclui o ensino da tecnologia na infância, quando seu filho chegar na idade de ingressar no mercado de trabalho, o domínio dele será enorme e ele será um profissional diferenciado.

E todos queremos que nossos filhos tenham sucesso em sua carreira profissional, não é mesmo? Então, porque não incluir a tecnologia na vida deles desde pequeno? Vocês só têm a ganhar.

No entanto, vale lembrar que a supervisão de um adulto é importante para que a criança consiga usar as ferramentas de forma tecnológicas de forma correta.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: