imagem da plataforma discord

Discord: entenda como esta plataforma está mudando as formas de aprendizado

O Discord é uma plataforma digital que crianças e adolescentes usam para conversar com os amigos. A grande maioria são gamers e consideram esse canal muito prático. Por meio de um link podem fazer convites para entrar no grupo. Com isso, compartilham tudo sobre jogos e batem papo descontraído. 

Sabia que o Discord contribui para desenvolver inteligência coletiva? Crianças e adolescentes desenvolvem a mentalidade criativa com base num grupo colaborativo. A tecnologia interativa favorece a cultura do ensino-aprendizagem por meio de plataformas que apoiam a criação de convivência virtual. Quer entender melhor o papel dessa plataforma no aprendizado? Confira!

Como o Discord desperta a atitude colaborativa das crianças e jovens

A ação colaborativa é natural no ser humano. Por outro lado, temos um lado egoísta que nos leva à vaidade. Para prevalecer as virtudes e bloquear emoções destrutivas temos que treinar. Esse treino ocorre no cotidiano, no ambiente familiar. No entanto, por alguma razão, as crianças e jovens podem interpretar errado alguns hábitos do contexto em que vivem e não desenvolver essa atitude.

Seus filhos aprenderam a ensinar algo aos irmãos ou compartilhar suas coisas? Ou eles foram estimulados a competir para conquistar as coisas? 

O egoísmo leva a criança e o adolescente a negar ajuda ao colega do lado. Ele passa a ser competitivo e isso destrói grupos, gera discórdia na comunidade e brigas familiares. Para isso, algumas ferramentas interativas e úteis nos ajudam a construir essa habilidade. 

Provavelmente, conhecemos alguém assim no trabalho ou nos tempos de faculdade. A pior maneira de corrigir esse comportamento é na fase adulta em situações de desconforto. Por exemplo, no divórcio, na relação difícil com os filhos e na carreira profissional.

Não queremos isso aos nossos jovens, certo? 

O Discord, por exemplo, é a plataforma preferida dos jovens gamers, pois podem compartilhar dicas e conversar sobre os jogos. O fato dele ser simples, intuitivo, prático e interativo muitos aderiram a essa plataforma. Tanto é que ganhou destaque nas empresas, faculdades e escolas que o elegeu como um instrumento colaborativo eficiente. A seguir, vamos mostrar 3 atividades práticas que despertam essa atitude nos jovens! 

3 chaves simples que desenvolvem habilidades de sucesso nos filhos

O que mais intriga na tecnologia é a capacidade dela gerar crescimento nas pessoas. Afinal, desenvolver habilidades faz parte do processo evolutivo. Tudo o que queremos é ver nossos filhos atingirem metas em cada fase da vida. Isto é, despedir da infância vitoriosa para vencer desafios da adolescência. 

O Discord consegue desenvolver os pequenos e jovens de modo divertido, numa plataforma com a cara deles e que promove interações saudáveis. Confira 3 atividades simples que viram a chave na mentalidade de seus filhos!

1.Aprender com os colegas

Segundo Vygotsky, psicólogo, ele criou o conceito do desenvolvimento intelectual das crianças e defende a socialização e condição de vida. Ao associar essa teoria com o Discord, fazemos uma nova descoberta. Notamos que podemos adotá-lo para uma outra funcionalidade. 

A partir dele, crianças, jovens, educadores e colaboradores da empresa formam uma comunidade. Com isso, nos deparamos com um ambiente de ensino-aprendizagem. Visto que, mesmo num contexto virtual, podemos organizar um espaço de convivência saudável. 

2. Ensinar o grupo

O Discord permite criar pequenos grupos com temas diversos. Por exemplo, na escola, temos disciplinas de matemática, português, ciências etc. Na I Do Code, oferecemos diversos cursos com foco em tecnologia para crianças e adolescentes

Na Discord, podemos criar grupos, os chamados servidores, e compartilhar arquivos, ideias e soluções. Além disso, no chat podemos trocar ideias e discutir juntos sobre um tema. A partir dessa discussão, surgem novas ideias e ajudamos uns aos outros. É assim que surgem melhorias nas escolas e empresas. As pessoas são as maiores fontes de inovações. Quando inseridas num grupo que segue a mesma direção, construímos um mundo rico e benéfico para todos.

3. Desenvolver liderança

O hábito de ensinar e aprender, desperta a auto liderança e senso de responsabilidade. Com isso, todos os membros sentem que pertencem a um grupo. Desse modo, criamos vínculos mais sólidos e nos tornamos mais acessíveis. Por consequência, desenvolvemos cidadãos empáticos e com tendência a exercer seus propósitos. 

O ato de ensinar, aprender e interagir desenvolve habilidades sociais importantes para o bom convívio saudável. Inclusive, desperta a criação de identidade própria. Quando isso acontece, o grupo enriquece porque ele passa a ser um grupo de diversidade. Cada um com seus talentos contribui para invenções e soluções. 

Fonte inesgotável de ideias que estimula a criatividade

Sabe aquele jovem que parece gênio de tão criativo? Pensamos que ele nasceu privilegiado, mas na verdade ele aprendeu o segredo da convivência. Ele entende sobre pessoas, grupos e o seu papel em cada ambiente. 

Despertar a criatividade na criança, adolescente ou adulto é possível antes mesmo deles aprenderem a escrever. Já teve bloqueios criativos nos tempos de escola ou na empresa durante a fase adulta? Com certeza, se lembrar de alguma situação como essa não foi nada agradável. Em contrapartida, alguém muito criativo cruzou a sua frente e piorou a situação.

As ideias brotam na mente quando interagimos com o ambiente e grupos certos. Por exemplo, as empresas criam grupos no Discord para colaboradores da equipe. Sem dúvida, elas descobriram um tesouro dentro da própria organização. Razão essa que criar comunidades com objetivos em comum é muito rico. 

banner minicurso edicao de videos

Criatividade a todo vapor 

As crianças não têm muitos bloqueios e por isso estimular elas num ambiente colaborativo é um ponto de partida essencial. Elas não precisam saber escrever, nem se expressar muito bem. O fato delas observarem os adultos a colaborarem e compartilharem, fazem o mesmo. 

Ao crescer, tendem a reproduzir esses comportamentos no grupo escolar. A partir de uma comunidade rica em idéias vindo de inúmeras pessoas, criamos novas. Assim, as comunidades se expandem continuamente! Ao alinhar objetivos, unimos jovens diferentes uns dos outros com capacidade de construir impérios. O Discord estimula a organização, disciplina, sugestões e pensamentos construtivos.

Nós da I Do Code, estimulamos o desenvolvimento humano e não apenas cognitivo. Para isso, contamos com um ambiente virtual que desperta foco, motivação e habilidades sociais.

Quer conhecer mais sobre os nossos cursos? Entre em contato e faça parte do futuro de sucesso de seus filhos!

Similar Posts