O Discord é uma ótima plataforma para se conectar com as pessoas.

Discord: uma ótima plataforma para criar comunidade

Você já ouviu falar do Discord? O Discord é uma plataforma de mensagens instantâneas que atualmente é quase uma rede social em si. Com um estilo que lembra uma mistura entre o Teamspeak e o velho IRC, com algumas modernizações e inovações, ele nasceu com o objetivo de facilitar a comunicação entre jogadores em jogos cooperativos, mas seu design moderno e amigável, em conjunto com desenvolvedores atenciosos, expandiu suas utilidades.

Atualmente, mais do que um aplicativo de chat, o Discord é um espaço para formar comunidades. É um lugar virtual aconchegante onde você é livre para personalizar e criar uma identidade com seus amigos, colegas de trabalho e seguidores. Entenda!

Os servidores do Discord

O servidores são o espaço onde você pode criar sua comunidade. São espaços virtuais completamente separadores uns dos outros, e cujo acesso é controlado pelos seus donos: ele pode tanto ser público e visível pelo buscador de servidores do Discord, quanto limitado a convidados ou até mesmo completamente pessoal.

Os servidores são subdivididos em canais, que são os espaços onde as pessoas conversam. Com isso, é possível organizar melhor as conversas entre os membros do servidor, como com a criação de canais temáticos, divididos em categorias. É possível também fixar mensagens nos canais, deixando as regras de cada um em lugar fácil de encontrar.

Existem dois tipos de servidores: servidores pessoais, que são mais simples, destinados a conversar com os amigos, e apresentam apenas canais de texto e de voz, e os de comunidade, com acesso também a canais de anúncio e de eventos, além de um destinado especificamente para regras do servidor. Os canais de voz também têm suporte a videoconferências e a transmissão ao vivo de jogos de computador.

Todas as mensagens de texto enviadas nos canais podem ser editadas e deletadas pelos membros, além de poderem ser removidas pelos moderadores e administradores. E, se não forem deletadas, ficam armazenadas para sempre, facilitando a busca por informação no servidor. É possível também enviar imagens, GIFs, vídeos, áudio, emojis personalizados por servidor, figurinhas, entre outros.

banners internos 730 x 232

Cargos e permissões

Embora cargos normalmente sejam vistos como uma forma de dividir os membros entre moderadores e não-moderadores, no Discord eles adquiriram um caráter diferente, graças à habilidade de acumular e personalizar cargos: são usados tanto para categorização de usuários e definir a visibilidade de canais quanto como uma forma de recompensa.

A categorização ajuda os membros de um servidor a formarem “subcomunidades” com base interesse comuns. Um servidor dedicado à escrita criativa, por exemplo, pode permitir que os usuário tenham “cargos” como “ficção científica”, “fantasia”, “romance”, entre outros, e tenham acesso a canais específicos para discutir sobre esses assuntos.

Uma comunidade também pode criar canais opcionais, que não tenham relação direta com o objetivo dela mas que são interessantes para a interação entre os membros (os chamados canais off-topic). Nem todo mundo está interessado em acompanhar esses canais, então é comum que o acesso a eles seja liberado a partir de um cargo.

Em comunidades pequenas e que dependem de alguma forma de financiamento coletivo, é usual que cargos sejam usados também como forma de dar uma recompensa aos membros que contribuem financeiramente de alguma forma, e assim incentivar outros membros a doarem também. Essa recompensa pode incluir, além do cargo em si, acesso a canais exclusivos e até alguns privilégios de moderação.

Discord Nitro e Boost de Servidor

Assim como várias de suas comunidades, o Discord se mantém através do financiamento coletivo de seus usuários. Isso se dá por duas formas: pelo Nitro e pelo Boost de servidor.

O Nitro é um plano de assinatura individual, que confere ao usuário maiores habilidades de personalização de sua experiência, como: imagens de perfil animadas, banner de perfil, criar um perfil diferente para cada servidor, usar emojis de outros servidores, transmitir vídeo em alta definição, entre outros. Obtendo o Nitro comum também dá ao usuário dois Boosts de Servidor gratuitos e 30% de desconto em cada Boost adicional.

O Boost de Servidor, por outro lado, é como um financiamento coletivo do próprio servidor. Todo servidor é mantido gratuitamente, mas receber Boosts aumenta o nível de personalização dele, aumentando o limite de emojis e stickers personalizados, melhorando a qualidade do áudio das salas, aumentando o limite de tamanho de envio de arquivos, aumentando a qualidade das transmissões ao vivo, entre outros.

Os Boosts são divididos em três níveis, que incrementam o nível de personalização aos poucos, e são dados pelos próprios usuários, como uma recompensa ao servidor pela experiência proporcionada por ele. Para chegar ao nível 1 são necessários apenas 2 Boosts, mas para o 2, são necessários 15, e para o 3, 30. E os usuários também são livres para parar o Boost e mudá-lo de servidor a qualquer momento.

Outras ferramentas

O Discord também está se aventurando na área de vendas online, e isso é interessante ficar de olho! Se você é um desenvolvedor de jogos independente, agora é possível vender o seu jogo diretamente pelo servidor, através de um canal de loja. Esse canal está disponível apenas para servidores verificados, isto é, servidores que comprovaram à empresa que estão diretamente vinculados aos desenvolvedores do jogo.

Seguindo a linha dos cargos, essa ferramenta de distribuição também permite selecionar membros da comunidade para testar o jogo de forma rápida e segura, tornando muito mais fácil limitar o acesso a diferentes versões do jogo.

Os desenvolvedores estão também testando uma forma de pessoas que não são membros do servidor possam descobri-lo e acompanhar alguns seus canais, mesmo se não tenham cadastro no aplicativo!

Embora essas ferramentas estejam direcionadas a desenvolvedores de jogos atualmente, é de se esperar que com o tempo elas se tornem mais abrangentes, visto que a empresa está mais aberta a diversos tipos de comunidades.

O Discord é uma ferramenta muito interessante para aproximar pessoas e manter contato amigos e seguidores, além de ser uma ótima ferramenta de organização e cooperação. Tente você também!

Similar Posts