mulher com óculos de realidade virtual

Realidade Virtual: entenda todo o funcionamento e exemplos

A Realidade Virtual é capaz de implantar conhecimento sem muito esforço, com eficiência e num curto espaço de tempo. Sabia que isso é possível? A nossa memória não consegue reter 100% do que aprendemos em sala de aula, nem mantê-lo a longo prazo. No entanto, imagine uma tecnologia capaz de  absorver tudo, ou pelo menos o essencial. Antes de revelar como ela funciona temos uma pergunta a fazer. 

Você se preocupa com o futuro do seu filho? 

Cremos que a resposta é afirmativa para todos os pais. Mas, como garantir uma jornada de sucesso? Basta observar a geração em que vivemos e acompanhar as tendências. Se antes, a técnica era importante, agora as empresas querem mais. Isto é, elas priorizam jovens com habilidades humanas, mais conhecida como Soft Skills

Parou para imaginar que essa tarefa demora muito mais do que treinar as técnicas num colaborador? 

O mercado entendeu isso e passou a contratar profissionais com essas habilidades e não mais, por experiência e conhecimento técnico. Isso porque desenvolver Soft Skills demanda um tempo maior. Mas, o que trazemos nesse conteúdo é exatamente a possibilidade de acelerar esse processo. A Realidade Virtual permite absorver aprendizados desse nível numa velocidade absurda. Imagine implantar essas habilidades nas crianças e jovens? Quer saber sobre o poder dessa tecnologia? Confira o artigo completo!

Realidade Virtual: 3 funcionalidades para acelerar o aprendizado!

No início, essa tecnologia conquistou as pessoas por meio de jogos. Dessa forma, atraiu curiosos e jovens. Então, a novidade dominou o entretenimento de forma estratégica. Afinal, os adolescentes sempre representam portas de apresentação de tudo que é novo no campo tecnológico. Então, nada como engajar com essa geração que se adapta rápido à inovação. Por meio deles, as empresas propagam lançamentos que viralizam no YouTube e pipocam em diversos outros canais de comunicação. Antes de mostrar como a Realidade Virtual despertou o olhar do universo educacional, vamos entender as suas principais funcionalidades. Veja a seguir!

1. Óculos Especiais: efeitos visuais

Primeiro de tudo, esses óculos são ferramentas principais para acessar o que há de melhor nessa tecnologia. Eles isolam completamente a visão do mundo externo e real. A partir disso, entramos para a Realidade Virtual. Imagine entrar num portal e se deparar com um outro mundo? Essa é a sensação que esse equipamento nos proporciona. Como o próprio nome diz, é um ambiente virtual, mas com características reais. Por exemplo:

  • Caminhar dentro da universidade do Canadá;
  • Sala de aula da escola;
  • Estar dentro de um carro;
  • Visitar uma comunidade de outro estado.

O termo Realidade Virtual encaixou de forma perfeita com a sua interpretação. Isso porque ela se baseia num cenário verdadeiro e existente, mas que vivenciamos no contexto digital. Portanto, podemos ver o chão, olhar para os lados e girar 360 graus como se, realmente, estivéssemos no local.

2. Headsets: estímulos sonoros

Os Headsets são responsáveis por transmitir os efeitos sonoros. Eles são potentes e capazes de gerar uma percepção muito real. A razão disso é a transmissão do som 3D. Parece que o som nos coloca imersos no ambiente. Com isso, ouvimos ele percorrer de um lado para o outro, dentro de nós. Simplesmente, mergulhamos naquele cenário e o nosso cérebro acredita de fato, que estamos ali. 

3. Dispositivos Eletrônicos 

Para que possamos viver esse ambiente temos que conectar o óculos num dispositivo eletrônico, seja com cabo ou sem. Por exemplo:

  • Computador;
  • Celular.

Por meio dessas 3 funcionalidades, o mercado desenvolveu jogos e expandiu para outros setores. Então, do entretenimento, alcançou o campo educacional, saúde e muito mais. A partir disso, voltamos ao início deste artigo. Como a Realidade Virtual pode acelerar o aprendizado? 

O mais intrigante é a velocidade como podemos desenvolver o Soft Skills em crianças e jovens! Se para adultos esse processo demora de 6 meses a 3 anos, como poderíamos acelerar esse aprendizado neles? Os treinamentos de Coaching, Liderança, Desenvolvimento Pessoal aceleram esse processo por meio de uma técnica que provoca experiências de forte impacto emocional. Contudo, nem todas as crianças, jovens e adultos estão preparados para lidar com essa vivência. Assim, colocam o participante num estado de imersão completo. A razão disso é que quanto mais a pessoa se envolve, mais rápido ela aprende. 

No caso dos treinamentos, a interação tem objetivo de gerar impacto emocional. Sem engajamento não há emoção e com isso, a transformação imediata não ocorre. O mesmo se aplica ao aprendizado. Existem algumas metodologias que estimulam o aluno a vivenciar situações para acelerar a absorção de conteúdos. Com a tecnologia e novas modalidades de ensino à distância surgiram técnicas de interação também. Podemos citar a Gamificação, que adotamos aqui na I do Code. A sua função é motivar e manter o foco do aluno. Com a Realidade Virtual, o aprendizado passa a ser puramente imersivo e muito mais interativo. 

banner kit habilidades do futuro

Benefícios da Realidade Virtual: Soft Skills para crianças e jovens

Como podemos implantar um conhecimento, provocar mudanças comportamentais, quebrar crenças limitantes ou desenvolver habilidades sem muitos esforços? O segredo é oferecer experiências reais e a Realidade Virtual proporciona isso em crianças e jovens, pois as colocam num estado imersivo. Por consequência, aprendem com experiência simulada. Veja os benefícios principais:

  • Aumentam a motivação;
  • Aprendizado acelerado;
  • Vivências imersivas;
  • Melhoram o foco;
  • Proporcionam autoconfiança;
  • Desenvolvem a empatia;
  • Desenvolvem a cultura do aprendizado.

A vivência real no contexto virtual facilita a absorção, pois as experiências aceleram o aprendizado. Além disso, permitem a repetição imersiva e aproxima a prática da teoria. Muitos treinamentos de liderança já iniciaram o projeto com essa ferramenta. Portanto, a tendência é que muitas empresas e escolas implementem cursos, treinos. Sem dúvida, a tecnologia trouxe inovação no campo educacional e profissional. Com isso as instituições reduzem os custos e proporcionam rápido o desenvolvimento humano.

Nós da I do Code acompanhamos toda essa inovação para planejar novidades constantes em nosso modelo educacional. Ao longo deste artigo desvendamos o poder dessa tecnologia, suas funcionalidades e exemplos simples para ilustrar seus benefícios. A curto prazo, vamos formar uma nova geração que desenvolverá habilidades numa velocidade 4 vezes maior. O que formará cidadãos preparados desde a infância para viver um futuro de sucesso.

Quer saber mais sobre a Realidade Virtual? Acompanhe nossos artigos

Similar Posts