mulher no computador

Discord: entenda o que é essa plataforma e como utilizar

Criado há menos de uma década, Discord é uma plataforma de comunicação instantânea que vem se expandindo pela conquista da adesão de novos usuários. Relativamente recente, o programa – que pode ser usado como aplicativo em Android, iOS, Mac, Windows, Linux e navegador – é extremamente eficiente em sua proposta. Gratuito e multifuncional, com o Discord é possível, de modo simples ou complexo, manter contato com as pessoas via texto, voz e vídeo.

De leve rodagem e funcionando a partir de VoIP, o aplicativo foi bem sucedido na comunidade gamer por permitir que as pessoas conversassem tranquilamente por voz com vários outros jogadores durante uma partida. Isto é, sem travar o computador ou necessitar da alternância de telas. Além disso, com o Discord pode-se compartilhar imagens, vídeos e a própria tela durante uma conferência.

O programa não é, ainda, referência para usos de outras finalidades como reuniões escolares ou de trabalho. Entretanto, com as demonstrações a seguir, você pode começar a explorar essa possibilidade e, de quebra, otimizar sua comunicação!

Comece a usar o Discord

Para usufruir dessa ótima opção para troca de mensagens, ligações e videoconferências, é preciso, antes de tudo, criar uma conta. Felizmente, é bem simples.

Baixe o aplicativo no smartphone ou computador – ou acesse o site do Discord no navegador mesmo – e crie uma conta usando dados básicos.

Como criar uma conta

  1. No aplicativo, em seu celular, o primeiro passo é inserir seu número de telefone ou e-mail. No navegador, deve-se escolher um nome de usuário.
  2. Com o seu smartphone, o segundo passo é escolher seu nome de usuário e senha. No site, confirme que você não é um robô e informe sua data de nascimento. 
  3. Pronto! Pelo aplicativo, você já pode utilizar o Discord.
    Pelo navegador, será pedido e-mail e senha para vinculação da conta. Caso queira deixar para depois, você perceberá uma aba na parte superior da tela indicando a ausência de e-mail vinculado ao usuário. Clique ali, informe um e-mail e senha. Confirme o e-mail em sua caixa de entrada clicando no link (etapa necessária também para bom uso da conta no app) e voilá! 

Criar um servidor

Uma funcionalidade incrível da plataforma é a criação de servidores. Estes são os espaços online no qual as comunidades se formam. Nos servidores é possível trocar mensagens de texto com várias pessoas, enviar arquivos, emoticons, gifs e, é claro, conversar por voz também.

Para isso, basta clicar no ícone com símbolo de “ + “ na lateral esquerda da tela e, de modo intuitivo e rápido – pelo aplicativo ou navegador – seu servidor estará pronto. Opte se é para amigos ou para grandes comunidades, nomeie o servidor, e você ainda pode escolher uma foto de ícone desse espaço virtual.

banner curso criacao de sites

Adicionar amigos

Claro que se divertir com os amigos, fazer chamadas em família ou participar de uma reunião de trabalho, tudo isso pelo Discord, é mais fácil se estiverem todos reunidos no mesmo servidor.

Para adicionar o contato dessas pessoas basta você clicar, no celular ou computador, no ícone do servidor escolhido na lateral esquerda. Você estará tendo o acesso ao servidor que criou e, dessa forma, verá no centro da tela o comando “Convide seus amigos”. Clique ali e será gerado um link que deve ser enviado a quem você desejar adicionar. Antes, porém, certifique-se se quer que o link expire em um dia, uma semana ou nunca.

Além disso, você pode enviar solicitações de amizade. Na página inicial do navegador clique em “Adicionar amigo”, digite o nome de usuário do contato, incluindo a hashtag e os números que a seguem e pronto. No celular, o segundo ícone da esquerda para direita da barra inferior possibilita a mesma função.

Configurar o Discord

A amplitude dos comandos e funções do programa é de fato algo raro com relação aos concorrentes. Algumas funcionalidades são específicas do Discord e, ligeiramente apresentadas, já promovem maior familiarização do novo usuário com o aplicativo.

Push to talk

Quando o utilizando um servidor, todo o áudio captado será automaticamente transmitido a todos os participantes online no mesmo servidor. Para não transmitir sons de teclado, mastigação ou conversas paralelas, é necessário clicar no ícone de engrenagem de “Configurações”, seguido por “Voz e Vídeo” e, em “Modo de Entrada”, selecionar “Push to talk” invés de “Detecção de Voz”.


Moderar os servidores

Uma função muito útil do aplicativo é permitir a moderação de servidores, de modo que o Discord realize análise das mídias enviadas no grupo e exclua automaticamente conteúdos explícitos. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do servidor. Em seguida, vá ao comando “Configuração do servidor” e a “Moderação”. É preciso que seu número de celular tenha sido verificado. Com essa etapa finalizada, escolha a modalidade de moderação e mantenha o servidor em ordem.

Esta é uma operação de grande serventia caso o servidor tenha muitos usuários.


Criar categorias e canais

Também é possível subdividir o servidor de acordo com o tema. Se o servidor for empresarial, pode-se criar categorias com membros específicos e de setores específicos. Dentro de cada categoria, é possível criar canais – os espaços de troca de texto e voz – além dos existentes para o público geral do servidor.

Basta clicar com o direito do Mouse no ícone do servidor e selecionar “Criar categoria” ou “Criar canal”. Nomeie e pronto.  

Comunique-se bem com o Discord!

A essa altura, percebe-se que o Discord pode ser um aplicativo para encontrar os amigos, estudar em grupo, realizar reuniões da empresa e até assistir aulas. Logo, ele atende às necessidades atuais de organização, divisão e eficiência. Isto é, utilizando algoritmos ao modo da inteligência artificial, a moderação ocorre sozinha, concedendo tranquilidade para o responsável por aquele espaço.

Por fim, é um programa muito utilizado entre adolescentes e jovens – dos Millennials à Geração Z. Com isso, recordamos da velocidade e relevância dos avanços tecnológicos sempre mais presentes em nosso cotidiano, especialmente no campo da comunicação. Assim, atentos às tendências do futuro próximo, podemos, inclusive, facilitar o caminho dos mais novos.

Similar Posts