Imagem de capa do Roblox

Roblox: conheça o segredo por trás desse jogo popular

Se você ainda tem uma nostalgia dos anos 90 onde a gente brincava montando Legos, vai gostar dessa ideia proposta pelo Roblox. Por que tanto sucesso?

A ideia que vem sendo muito explorada em diversos jogos que viralizaram na internet é a ideia de um MMO, (jogo online com múltiplos jogadores) que permite a interação entre pessoas do mundo todo, trocas comerciais dentro do jogo, aventuras em grupo, missões no estilo de detetive, construção de ilhas, entre outras coisas que simulam o mundo real.

Como funciona o jogo?

A ideia do jogo parte de uma brincadeira da década de 90, os Legos. A mesma ideia está construída em outros jogos virais como o Minecraft e a linha de jogos da marca Lego. Se trata de construir um mundo do seu jeito, programar uma segunda vida, onde você tem a possiblidade de construir uma casa, fazer seus móveis, ferramentas, equipamentos e personagens.

Cada lego pode se vestir facilmente de qualquer personagem
Os personagens possuem como única limitação a criatividade do usuário. Você pode desenvolver tudo que imaginar nesse formato.

Em jogos como Minecraft e Roblox, esses impedimentos não influenciam na experiência do usuário, afinal, os jogos proporcionam blocos montáveis, que cada jogador pode fazer em casa. Você pode se tornar o que quiser no jogo, e vamos falar a verdade, o mundo real não proporciona essa mesma sensação, não é mesmo?

A ideia do Roblox é incutir na mente dos jogadores que eles podem ser quem quiserem, basta montar um bloco de cada vez. Essa ideia é aprimorada pela I do Code no ensino de programação em blocos, onde ajudamos nossos alunos a enxergar o mundo por etapas, tornando mais fácil o aprendizado.

banners internos 730 x 232

Ambientes oferecidos no Roblox

Os ambientes, conforme diz a própria propaganda do Roblox, disponível na Microsoft Store, é de que há milhões de mundos. Os mais explorados são as ilhas e os desafios, como as corridas no estilo de maratona com obstáculos e as salas de suspense, onde simula-se a ideia de um esconde-esconde.

É um ambiente onde você pode escolher com quem joga, seja com pessoas conhecidas ou desconhecidas e há um filtro para que não hajam palavrões e conversas obscenas no chat.

O chat é uma alternativa para o convívio social durante a pandemia.
Você pode conversar com outros usuários, sejam eles conhecidos ou do mundo inteiro.

Existe até um meio de fazer novos ambientes e ser recompensado financeiramente com isso, o Roblox Studio. Estando a criança ambientada com o jogo, ela pode direcionar isso a uma futura profissão de programadora de jogos.

banners internos 4

Entretanto, se fossemos definir o segredo para o Roblox, qual seria?

O segredo do Roblox

Podemos alistar que, para o sucesso do Roblox, um conjunto de fatores fez com que ele obtivesse o sucesso necessário para passar em popularidade de jogos como o Minecraft, foram:

  • Simplicidade: Com certeza notamos a simplicidade do jogo e nos remetemos a ideia de: ‘ah é só montar e pronto’. Jogos muito complicados demoram a ganhar o interesse principalmente das crianças. Hoje percebemos que cada vez mais as crianças nascem sabendo usar a tecnologia mais cedo, com certeza você já ouviu relatos de alguma criança de menos de 2 anos que sabe acessar vídeos no Youtube para achar seus desenhos favoritos. A memória das crianças é visual, tudo deve ser muito simples, por isso facilmente vemos crianças se acostumarem a uma plataforma.
  • Dinamicidade: O Roblox tem poucos momentos onde o personagem fica ocioso, ele sempre tem uma atividade diferente para se manter ocupado, uma nova tarefa, um novo cenário, pessoas novas, segredos a descobrir.
  • Gratuidade: O fato de ser gratuito e aberto, faz com que muitos usuários entrem no Roblox, experimentem e posteriormente façam comprar para incrementar novas funções ao seu personagem. Mas o que realmente importa é que há uma variedade de funções com custo zero. Esse fator, mais a possibilidade de até faturar no universo da Roblox fez muitos jovens verem o jogo como uma oportunidade de um trabalho promissor.
Uma infinidade de jogos gratuitos fazem o Roblox ser tão amplamente difundido.
Uma infinidade de jogos gratuitos fazem o Roblox ser tão amplamente difundido.

Cuidados a tomar com o Roblox

Se você é pai ou mãe, com certeza, ao ver essa matéria viu muitos prós acerca do uso desse jogo tão amplamente difundido. Porém, sabemos que é necessário controlar o uso das crianças com relação ao uso moderado da internet e de jogos eletrônicos. Leve em conta as seguintes dicas:

  • Controle o tempo: O controle do tempo que se passa em frente ao computador e ao celular, independente da idade é necessário para a saúde. Um provérbio bíblico há muito tempo menciona que para tudo há um tempo. Por isso, para sermos mais produtivos precisamos reservar tempo para coisas que são importantes, como passar tempo com a família, fazer as tarefas domésticas, estudar, trabalhar, etc. Mas esse mesmo provérbio destaca que há tempo para rir, para se divertir. Então, controle um limite para o uso do tempo e sinta-se sem preocupações sabendo que você fez tudo que devia fazer.
  • Cuide da privacidade: Ensine seu filho a manter contato pessoal apenas com pessoas que ele conhece de verdade, apesar do Roblox abrir a oportunidade de contato com pessoas do mundo inteiro, instrua seu filho a não passar dados pessoais a estranho, não mandar o número de contato pessoal, não mandar fotos, endereços nem nada do tipo. Se ele tomar os cuidados necessários poderá se divertir com o Roblox de maneira saudável, sem dores de cabeça.
banners internos 5
  • Evite distúrbios relacionados a tecnologia: Já falamos nesse site sobre alguns deles, como a síndrome FOMO, que faz com que as crianças sempre queiram a última tecnologia para não ficar de fora de um determinado nicho social. Destaque ao seu filho o quanto ele é importante para você e estabeleça limites, coloque recompensas como condições necessárias para conseguir presentes, como um celular novo ou um computador de maior capacidade.
Controlar o tempo gasto com jogos como o roblox e aparelhos eletrônicos é essencial.
Controlar o tempo gasto com roblox é essencial.

Dados os prós e contras, saiba que é possível direcionar da maneira correta a aprendizagem do seu filho aliando educação com a diversão, através da tecnologia.

Como manter o equilíbrio

Como mencionamos anteriormente, para tudo há um tempo, dedique tempo de qualidade ao seu filho, saiba o que ele gosta de verdade, dê isso a ele, mas imponha limites essenciais, como tempo, contato e objetivos tangíveis.

Um objetivo tangível é estimular o seu filho para que ele desenvolva uma maior independência com relação ao próprio aprendizado. Ensiná-lo a procurar as respostas às suas perguntas. Nós da I do Code poderemos te ajudar a entender qual é a sua real necessidade. Use o chat e converse conosco, teremos o prazer em ajudar seu filho a educar seu filho através da educação tecnológica.

Similar Posts