Imagem NFT

NFT: o que é?

Para quem gosta de saber mais sobre o mercado de ativos digitais, está sempre de olho nas notícias sobre criptomoedas e tecnologias blockchain, já deve estar por dentro do NFT.

Mas, para quem ainda não tem familiaridade com o conceito, esse artigo vai ser incrível para desvendar todos os detalhes que envolvem essa nova tendência dos ativos que movimentam milhões de dólares todos os dias.

É porque o NFT tem se tornado extraordinariamente popular, como uma alternativa real e concreta para a comercialização de packs, trazendo as características de segurança que as transações cripto oferecem.

E aí, que tal saber mais sobre o assunto?

O que é NFT?

NFT é a sigla que define “non-fungible token”, ou token não-fugível. Para podermos começar a te explicar exatamente o que ele é e qual a sua importância para o mercado atual, é essencial que conceituemos os dois termos: token e fungível.

Começando, vamos entender melhor o que é um token. Essencialmente, um token é uma representação digital da propriedade de um ativo. No caso, esse ativo pode ser qualquer coisa que tenha valor, desde um bitcoin, até uma casa ou uma obra de arte.

Quando você tem um token de determinado item, significa que é dono dele – ou de parte dele, pelo menos. Os tokens ficam registrados em tecnologia blockchain, para garantir sua segurança e credibilidade.

Já fungível diz respeito a aquilo que pode ser trocado por um bem de mesmo valor equivalente. Por exemplo, uma nota de R$100 pode ser trocada por duas notas de R$50. Logo, é algo fungível.

No entanto, a obra de arte Monalisa não é um item fungível, considerando que não é possível trocá-la por nada que seja igual.

Dessa forma, quando pensamos na união dos dois conceitos, token não-fungível, temos a seguinte ideia: é uma representação de um item exclusivo, que pode ser digital ou não.

Para que serve o NFT?

Agora que você já sabe o que é o NFT, fica mais fácil explicar a sua funcionalidade. Essencialmente, ele serve para garantir a autenticidade de um item e declarar que não há outro igual no mundo, nem passível de substituição e nem de valor equivalente.

Os NFTs estão se tornando muito utilizados em transações digitais, principalmente envolvendo obras de arte ou modelos exclusivos.

E, baseando-se em uma lei de mercado antiga e muito simples, tudo aquilo que é exclusivo, normalmente custa mais.

Dessa forma, as transações envolvendo NFTs geralmente mobilizam grandes cifras de dinheiro. Portanto, vem daí um dos principais motivos de relacioná-las com a tecnologia blockchain.

Qual a relação entre NFT e tecnologia blockchain?

A tecnologia blockchain é, hoje, sinônimo de segurança digital. O encadeamento de dados, gera um nível enorme de criptografia, dificílima de ser derrubada, rompida e, principalmente, alterada.

Afinal, para modificar o que está inserido na blockchain, seria necessário mudar as informações em toda cadeia blocos, o que é praticamente impossível de ser feito antes que alguém note a intenção.

Dessa forma, a característica da inalterabilidade também é vantajosa ao NFT. Isso porque ela garante que nada será modificado no item original.

Também, a questão da segurança envolvendo as trocas financeiras e os contratos inteligentes de compra e venda são beneficiados pela blockchain.

É por isso que essa tecnologia tem sido altamente eficiente e utilizada para intermediar o comércio desses ativos na internet.

É possível criar NFT?

Considerando que um NFT é algo original e exclusivo, com característica de não ser replicável, é perfeitamente possível criar um, desde que ele atenda a esses requisitos.

Muitos artistas, fotógrafos, designers e até “memeiros” tem criado NFTs e disponibilizados para a venda online.

Inclusive, esse tornou um meio interessante de comercializar suas obras com a segurança de que eles não serão pirateados.

banner kit habilidades do futuro

Prefere comprar NFT? Também é fácil!

Se você não faz parte do grupo de criativos que podem criar um NFT, mas tem interesse em adquiri-los como reserva de valor, para esperar a valorização e depois comercializá-los, em um sistema comum de investimento em ativos, é possível encontrar bons produtos em algumas plataformas digitais.

Veja quais as mais acessadas e que compilam itens muito interessantes:

  • OpenSea
  • Binance NFT
  • Rarible
  • Solanart
  • Foundation
  • SuperRare
  • Nifty Gateway
  • 9Block (brasileira)

No que ficar atento ao lidar com NFTs

Considerando que os NFTs, em suma, são ativos digitais, passíveis de comercialização, eles são, essencialmente, influentes e influenciados pelo mercado.

E, tal qual todo item nesse sentido, possuem detalhes que podem torná-los desvantajosos para um possível investimento.

Então, vale a pena conhecer quais são os pontos negativos de pensar no comércio de NFT como uma forma de ganhar dinheiro.

Shitcoins

Os shitcoins são os famosos “fakes”. Nesse ramo, há muitos tokens falsos, que prometem compilar informações valiosas, mas que, na verdade, não passam de enrolação. Fique sempre atento ao que está adquirindo!

Liquidez

A liquidez de NFT não é tão rápida quanto você deve imaginar. Apesar de serem itens interessantes e exclusivos, nem sempre você consegue passá-los para frente em um prazo hábil. Então, considere um investimento de longo prazo.

Volatilidade

Os NFTs são ativos digitais relativamente novos. Por isso, ainda estão passando por um processo de consolidação de preços, o que os torna altamente voláteis no mercado.

Fraudes

Muitos golpistas podem se apropriar de itens de outros, transformar em NFT e vender como se fosse seu. Essencialmente, isso configura uma fraude e, se você comprar um desses ativos, indiretamente estará cometendo um crime. Portanto, vale ficar de olho e exigir garantias da propriedade intelectual.

Vantagens de lidar com NFTs

Se falamos sobre os pontos negativos de pensar em NFT como uma fonte de investimento, também é interessante explanarmos sobre as vantagens de fazer esse tipo de transação.

Afinal, é inegável que eles estão sendo comercializados e vale a pena entender um pouco mais dos motivos que levam essas transações a terem tanto sucesso.

É fácil

A tecnologia blockchain permite que as transações envolvendo NFTs sejam muito simples de serem realizadas, além de seguras e rápidas.

Eles se valorizam bastante

Apesar de ter uma liquidez não tão interessante, a valorização de um NFT é real. Se você der a sorte de apostar em um ativo vantajoso, pode lucrar extraordinariamente com a sua venda posteriormente.

Fique atento aos NFTs!

Se você está pensando em investir em ativos digitais, mas ainda não consegue apostar nas criptomoedas, os NFTs são uma boa alternativa.

Aliás, não apenas como reserva de valor e fundos de investimento, mas também como uma alternativa real de ganhar dinheiro, criando-os e disponibilizando para a venda.

Podemos, inclusive, pensar nisso como uma possível profissão do futuro, baseada em modernidade e tecnologia.

Aliás, isso é algo que vale a pena já ensinar para as crianças, não acha? Tudo o que é moderno e que estará presente em seu cotidiano daqui há alguns anos, já é passível de ser compreendido com mais profundidade por quem realmente poderá fazer a diferença no cenário.

Então, venha falar com os especialistas da I Do Code sobre os cursos de tecnologia aplicada ao cotidiano!

Comece, desde já, a gerar oportunidades para o futuro dos seus filhos!

Similar Posts