Tecnologia da Informação: como ela revolucionou o empreendedorismo
Tecnologia da informação (TI) ou Information Technology — IT revolucionou o modo de empreender e ainda tem muito a agregar na vida de nossos futuros empreendedores.
Uma das melhores formas de preparar nossos filhos para o futuro, além de dar para eles um ensino de qualidade, que priorize a aprendizagem ativa, é despertar nele o desejo de empreender.
O interesse de compreender o mundo, olhar para ele de forma crítica e pensar em soluções, que podem vir a se tornar lucrativas.
O empreendedorismo é uma opção que sempre está na mesa, e que pode ser uma esperança em momentos de crise econômica. E, claro, a tecnologia de informação tem uma influência decisiva nessa prática.
Aqui na I Do Code buscamos gerar o entusiasmo para o empreendedorismo nos nossos alunos, e certamente é isso que você como pai, mãe ou tutor também deseja para aqueles que estão sob sua responsabilidade.
Portanto, produzimos este texto para que compreenda a eficácia da TI para essa empreitada de vida que é empreender. Acompanhe!
O que é tecnologia da informação?
A tecnologia da informação é um setor específico da economia. É responsável pela construção de sistemas de computador, pela programação destes e pelo gerenciamento de redes de computadores.
O que a torna tão significativa está no nome: informação e o processamento de dados em informações e velocidades exponencialmente mais rápidas do que qualquer coisa que a mente humana seja capaz de alcançar.
Isso inclui a criação desses dados – que são distintos das informações – a coleta, o arquivamento eficiente e também a transmissão deles pelas redes.
Sintetizando, dados tornam-se informações úteis para nós uma vez que tenham sido analisados e processados.
Então a tecnologia da informação também é o desenvolvimento da mecânica desse processamento ou análise, geralmente na forma de algoritmos que tomam os dados como entrada e produzem as informações úteis.
Isso, no entanto, é especialmente importante para os empreendedores.
Pois mesmo as pequenas empresas interagem com um grande número de clientes e, com isso, acabam produzindo milhares de dados.
TI é a inovação essencial para o empreendedorismo atual
Certamente você escuta e lê, diariamente, o termo “inovação.”
A inovação resulta em aplicativos mais inteligentes, armazenamento de dados aprimorado, processamento mais rápido e distribuição de informações mais amplamente.
Ela torna ainda, negócios mais eficientes, melhora a qualidade, aumenta a produtividade e gera mais lucros.
Os empreendedores que buscaram e buscam a inovação por meio da Tecnologia da Informação, criaram as seguintes mudanças radicais nos negócios:
- As compras online são mais eficientes do que as compras em uma loja;
- O marketing digital é mais eficiente do que a publicidade de alto custo em jornais, televisão e rádio;
- A rede social é mais eficiente do que ir a clubes;
- A computação em nuvem é mais eficiente do que uma rede privada de computadores.
Pois é certo que usufruindo de tecnologias modernas, será viável:
- Ter um planejamento de negócios mais preciso;
- Implantar um marketing mais eficaz;
- Alcançar vendas globais – e não restritas à sua comunidade;
- Ter uma gestão mais sistemática;
- Possuir monitoramento em tempo real;
- Oferecer suporte instantâneo ao cliente.
Na verdade, é difícil pensar no crescimento dos negócios a longo prazo sem o impulso da tecnologia da informação.
No empreendedorismo a Tecnologia da Informação é a melhor aliada
São vários os aspectos positivos da TI no cotidiano de donos de negócios. Entretanto, separamos 5. Confira!
Permite resolver problemas complexos:
Hardware aprimorado (mais memória, processadores mais rápidos, exibições visuais mais nítidas, etc.) combinado com aplicativos mais inteligentes tornaram mais fácil pesquisar dados, analisá-los, e planejar escalabilidade.
Portanto, além de de desenvolver habilidades exigidas para se tornar um bom profissional, empreendedores contam ainda com a supremacia da TI.
Auxilia para tomada de melhores decisões:
Boas decisões nos negócios são baseadas em pesquisas de mercado sólidas e encontro de ideias, correto?
Logo, a tecnologia providencialmente permite o envolvimento de pessoas (por meio de videoconferências) para, em conjunto, revisarem pesquisas de opinião; participarem de fóruns do setor; obterem feedbacks de clientes…
Enfim, uma infinidade de tarefas poderão ser executadas totalmente de forma virtual, graças a digitalização de empresas e a evolução da tecnologia.
Maximiza o esforço de marketing:
O marketing na Internet usando métodos de publicidade online (SEO, PPC, Anúncios no Facebook) são maneiras muito mais precisas do que o marketing tradicional.
É difícil ver quantas pessoas leem um anúncio de jornal. É fácil descobrir quantas pessoas clicaram em um banner online – por isso a tecnologia da informação é essencial para quem está começando.
Com softwares avançados de edição de vídeo e gráficos, por exemplo, proprietários de pequenas empresas podem criar materiais de marketing profissionais que alcançam milhares ou milhões de espectadores online.
Os empreendedores podem ainda aproveitar as vantagens de ferramentas de marketing na web de baixo custo, como o Google AdWords.
Além disso, várias pequenas empresas podem compartilhar espaço publicitário online por meio de trocas de banners e tráfego.
Melhora o suporte ao cliente:
Hoje, clientes podem receber suporte de vários canais: por telefone, e-mail, plataformas de mídia social, webinars e assim por diante.
Da mesma forma, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente ajudam as empresas a entender o comportamento do consumidor (seu e geral).
Ajuda na contabilidade:
Configurar e gerenciar um novo sistema de contabilidade pode ser uma tarefa difícil para pessoas inexperientes, concorda?
No entanto, pacotes de software de contabilidade modernos simplificam o processo de configuração de contas e lançamento de transações diárias.
O software de contabilidade também auxilia os gerentes na criação de relatórios informativos e demonstrações financeiras para aumentar a eficácia da tomada de decisões.
A Tecnologia da Informação e o gerenciamento eficaz do tempo
Embora todos os 5 pontos apontados acima foram melhorados graças à inovação que a tecnologia nos proporcionou, temo ainda que destacar os ganhos em produtividade provenientes da tecnologia da informação.
Como deve saber, como nunca, a gestão do tempo é crucial para qualquer empreendedor.
Liberar tempo gasto com pormenores na administração, permite aos empreendedor concentrar-se em estratégias mais importantes, como, por exemplo, buscar novos negócios, fazer contatos com fornecedores e potenciais parceiros estratégicos.
Mais uma vez destacamos, que os avanços na tecnologia permitem que proprietários de negócios tenham acesso a programas detalhados e softwares de gerenciamento e de relacionamento com o cliente.
Assim permitindo que empreendedores ocupados realizem reuniões “cara a cara” online, de qualquer lugar do mundo.
Enfim, o que queremos mostrar neste texto é que a Tecnologia da Informação é o divisor de águas.
É o marco zero da geração Z onde estão seus filhos e nossos alunos. E que aboliu o uso excessivo de papel (literalmente falando) e da dificuldades de manter controles e de se comunicar com o mundo.
Isso reforça a grande necessidade de aprender como funciona a tecnologia e quais são as perspectivas para o futuro desta. Situação que tratamos didaticamente aqui na I Do Code.
O que acha de proporcionar ao seu filho e filha o primeiro contato com as demandas para se tornar um empreendedor daqui a alguns anos?
Tenha certeza, conhecer ferramentas da Tecnologia da Informação desde cedo pode facilitar que o espírito empreendedor do seu filho desperte! Entre em contato e saiba mais!