Raciocínio Lógico: xadrez

Habilidades do futuro: Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico influencia diretamente no desempenho profissional. Logo, desenvolvê-lo proporciona um melhor desempenho e fortalece a saúde mental. Muitas vezes as pessoas associam o raciocínio lógico apenas à matemática e não dão a devida importância a essa que é mais uma das habilidades do futuro.

No entanto, o raciocínio lógico se aplica a diversas situações da nossa vida e é de fundamental importância em todas as ciências e profissões que não estejam ligadas às exatas. Desenvolvê-la em seus filhos é prepará-los para lidar com as diversas situações do cotidiano.

O raciocínio lógico é uma habilidade que permite grande diferenciação no mercado profissional. Com este artigo, nós da I Do Code queremos te mostrar a importância dessa habilidade no futuro de seus filhos. Boa leitura!

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico é sempre associado a cálculos, no entanto a sua origem é filosófica. Conforme as áreas de conhecimento foram sendo desenvolvidas, a lógica começou a ser utilizada para resolver conflitos da existência humana. Aristóteles foi o primeiro a realizar trabalhos nessa área.

O termo “raciocínio lógico” diz respeito a capacidade de organizar dados através de premissas válidas para chegar a uma conclusão. Ele é fundamental para preparar os seus filhos para situações mais complexas.

Tal habilidade atua diretamente no poder de argumentação e persuasão tão necessários para os profissionais do futuro. Usamos este tipo de habilidade sempre que precisamos resolver um problema de forma sequencial ou construir uma argumentação. Além disso, este é o tipo de raciocínio que envolve uma menor taxa de erro, por isso é fundamental desenvolvê-lo.

Importância de desenvolver o raciocínio lógico

O desenvolvimento do raciocínio lógico cria jovens e adultos críticos e com um grande senso argumentativo. É através dessa característica que desenvolvemos a capacidade de criar e interpretar diversas situações do nosso cotidiano, influenciando em resultados positivos.

Em um mundo com avanços tecnológicos frequentes no qual as pessoas são cada vez mais substituídas por inteligência artificial, é muito importante preparar os seus filhos com as habilidades do futuro. Independente da profissão e da área que o seu filho atuar, raciocinar de forma lógica será fundamental para que ele consiga se diferenciar dos demais.

Além de ser essencial para a carreira profissional de nossas crianças, o raciocínio lógico ajuda em todas as áreas de nossas vidas, seja para identificar uma propaganda enganosa ou notícias e informações tendenciosas. Na área empresarial, ajuda a montar argumentações, elaborar planos de ação e identificar os truques de mercado. 

Desenvolvimento dessa habilidade nas crianças

Nem sempre é fácil para os pais saberem quais são essas habilidades que serão essenciais para o futuro de nossos filhos. Mas difícil ainda é saber como desenvolvê-las nas crianças. Tentando facilitar a sua vida, nós da I Do Code desenvolvemos esses artigos.

A melhor forma de desenvolver o raciocínio lógico nas crianças é, justamente, praticando. Existem diversas atividades que aumentam a capacidade de atenção e raciocínio das crianças, como passatempos e enigmas.

A seguir estão algumas atividades que te ajudarão a desenvolver a capacidade de raciocinar de forma lógica em seus filhos:

  • jogos de tabuleiro: jogos de tabuleiro podem ser bastante estimulantes quando falamos em raciocínio lógico. O xadrez, por exemplo, estimula o pensamento estratégico e a capacidade de previsão do que o oponente pretende fazer.
jogos de tabuleiro
  • livros e filmes: os benefícios da leitura são inúmeros e amplamente conhecidos. Além de estimularem a atenção, a concentração e a memória, estimula as crianças a buscarem hipóteses e tirarem conclusões. Já filmes e séries com enredos densos e inteligentes também podem ser bastante estimulantes para os seus filhos.
livros e filme
  • cubo mágico: o cubo mágico exige muita concentração e raciocínio matemático. Estimular as crianças a solucioná-lo é um ótimo exercício mental.
cubo mágico
  • outros: passatempos como enigmas, sudoku, cartas, jogos online e videogames também estimulam a atenção e a memória das crianças. Além de exigirem que se estabeleçam conexões lógicas para solucionar as atividades.
banner angry birds

Quando falamos em raciocínio lógico, a melhor maneira de estimular é sempre através de lazer e diversão. Atividades que exigem muita atenção e tomada de decisões são fundamentais para desenvolver o raciocínio e a saúde mental das crianças.

Esperamos ter ajudado você a desenvolver essa habilidade do futuro essencial para os seus filhos. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

Similar Posts