O que é dificuldade de aprendizagem e quais seus tipos e sinais

dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem afeta a maneira como uma pessoa entende as informações e como elas se comunicam. Isso significa que eles podem ter dificuldade em compreender informações novas ou complexas, aprendendo novas habilidades e lidar de forma independente.

Estima-se que 70% da população brasileira sofra com algum distúrbio de aprendizagem, e que este número está aumentando e é mais frequente entre as crianças. Entenda abaixo o que é a é dificuldade de aprendizagem e quais seus tipos e sinais para que você mãe ou pai possa ficar atento.

O que é dificuldade de aprendizagem?

Dificuldades de aprendizagem, ou distúrbios de aprendizagem, são um termo genérico para uma ampla variedade de problemas de aprendizagem. Uma dificuldade de aprendizagem não é um problema de inteligência ou motivação. Crianças com dificuldades de aprendizagem não são preguiçosas ou burras. 

De fato, a maioria é tão inteligente quanto todos as outras. Seus cérebros são simplesmente conectados de maneira diferente. Essa diferença afeta como eles recebem e processam informações e metodologias de ensino.

Simplificando, crianças e adultos com dificuldades de aprendizagem veem, ouvem e entendem as coisas de maneira diferente. Isso pode causar problemas no aprendizado de novas informações e habilidades e na sua utilização. 

Embora toda criança tenha problemas com a lição de casa de tempos em tempos, se uma determinada área da aprendizagem for sempre problemática, isso pode indicar um distúrbio de aprendizagem.

Quais são os tipos e sinais da dificuldade de aprendizagem

Os tipos mais comuns de dificuldades de aprendizagem envolvem problemas com leitura, escrita, matemática, raciocínio, audição e fala. Além disso, um dos primeiros sinais que a criança pode dar que esta com alguma dificuldade de aprendizagem são notas baixas na escola, por isso, atenção.

Confira quais são as os tipos e sinais que a dificuldade de aprendizagem pode apresentar:

Dificuldade de aprendizagem na leitura (dislexia)

Existem dois tipos de dificuldades de aprendizagem na leitura. Problemas básicos de leitura ocorrem quando há dificuldade em entender a relação entre sons, letras e palavras. Os problemas de compreensão de leitura ocorrem quando há uma incapacidade de compreender o significado das palavras, frases e parágrafos.

Os sinais de dificuldade de leitura incluem problemas com:

  • Reconhecimento de letras e palavras;
  • Compreensão de palavras e ideias;
  • Velocidade de leitura e fluência;
  • Habilidades gerais de vocabulário.

Dificuldades de aprendizagem em matemática (discalculia)

As dificuldades de aprendizagem em matemática variam muito, dependendo dos outros pontos fortes e fracos da criança. A capacidade de uma criança de fazer matemática será afetada de maneira diferente por uma deficiência no aprendizado de um idioma ou por um distúrbio visual ou por uma dificuldade de sequenciamento, memória ou organização.

Uma criança com um distúrbio de aprendizagem baseado em matemática pode ter dificuldades com a memorização e organização de números, sinais de operação e número de “fatos” (como 5 + 5 = 10 ou 5 × 5 = 25). 

As crianças com distúrbios de aprendizagem de matemática também podem ter problemas com os princípios de contagem (como contar por dois ou por cinco) ou ter dificuldade em contar o tempo.

Dificuldades de aprendizagem na escrita (disgrafia)

As dificuldades de aprendizagem por escrito podem envolver o ato físico de escrever ou a atividade mental de compreender e sintetizar informações. O distúrbio básico da escrita refere-se à dificuldade física de formar palavras e letras. A incapacidade expressiva de escrever indica uma luta para organizar os pensamentos no papel.

Os sintomas de uma dificuldade de aprendizagem de linguagem escrita giram em torno do ato de escrever. Eles incluem problemas com:

  • Limpeza e consistência da escrita
  • Copiar com precisão letras e palavras
  • Consistência ortográfica
  • Organização e coerência da redação

Dificuldades de aprendizagem em habilidades motoras (dispraxia)

Dificuldade motora refere-se a problemas de movimento e coordenação, seja com habilidades motoras finas (corte, escrita) ou habilidades motoras grosseiras (corrida, salto). Uma deficiência motora às vezes é chamada de atividade de “saída”, o que significa que está relacionada à saída de informações do cérebro. Para correr, pular, escrever ou cortar algo, o cérebro deve ser capaz de se comunicar com os membros necessários para concluir a ação.

Os sinais de que seu filho pode ter uma deficiência na coordenação motora incluem problemas com habilidades físicas que exigem coordenação olho-mão, como segurar um lápis ou abotoar uma camisa.

Dificuldades de aprendizagem na linguagem (afasia / disfasia)

As dificuldades de aprendizagem de idiomas e comunicações envolvem a capacidade de entender ou produzir a linguagem falada. A linguagem também é considerada uma atividade de saída porque requer organizar pensamentos no cérebro e invocar as palavras certas para explicar verbalmente algo ou se comunicar com outra pessoa.

Os sinais de um distúrbio de aprendizagem baseado na linguagem envolvem problemas com as habilidades da linguagem verbal, como a capacidade de recontar uma história e a fluência da fala, bem como a capacidade de entender o significado das palavras, partes da fala, direções etc.

Esperança para dificuldades de aprendizagem: o cérebro pode mudar

Usando uma analogia telefônica, a fiação defeituosa no cérebro interrompe as linhas normais de comunicação e dificulta o processamento de informações com facilidade. Se o serviço estiver inoperante em uma determinada área da cidade, a companhia telefônica poderá resolver o problema reconectando as conexões. Da mesma forma, sob as condições corretas de aprendizado, o cérebro tem a capacidade de se reorganizar, formando novas conexões neurais. Essas novas conexões facilitam habilidades como leitura e escrita difíceis de usar nas conexões antigas.

A ciência fez grandes avanços na compreensão do funcionamento interno do cérebro, e uma importante descoberta que traz novas esperanças para dificuldades e transtornos do aprendizado é chamada neuroplasticidade.

Neuroplasticidade refere-se à capacidade natural e ao longo da vida do cérebro de mudar. Ao longo da vida, o cérebro é capaz de formar novas conexões e gerar novas células cerebrais em resposta à experiência e ao aprendizado. Esse conhecimento levou a novos tratamentos inovadores para dificuldades de aprendizado que tiram vantagem da capacidade de mudança do cérebro. 

Essas descobertas sobre a neuroplasticidade fornecem esperança a todos as crianças, e até mesmo adultos, com distúrbios de aprendizagem, e pesquisas adicionais podem levar a novos tratamentos adicionais que visam as causas reais das dificuldades de aprendizagem, em vez de simplesmente oferecer estratégias de enfrentamento para compensar as fraquezas. Por que afinal, é errando que se aprende!

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