Dificuldade de aprendizagem: Dislexia

Como você pode falar com suas crianças acerca da Dislexia?

Antes que o seu filho escute a palavra dislexia, pode ser que esteja consciente de que lê e escreve de modo diferente das outras crianças. Mas, ainda não sabe em que medida isso pode vir a afetar o seu futuro.

Dessa forma, os pais deverão explicar o que é a dislexia para suas crianças, seguindo as dicas que iremos apresentar no artigo de hoje. Boa leitura!

Conceito de Dislexia

A dislexia é um transtorno da aprendizagem que se manifesta como uma dificuldade para ler e para compreender o que se lê. Isso não está relacionado com problemas na inteligência, mas sim na forma como se processam as letras e palavras como um todo.

Quando uma criança possui dislexia, apresenta dificuldades para ler de forma fluida, para decodificar as letras que está vendo e para compreender palavras ou frases, o que acarreta em problemas no seu desenvolvimento escolar. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os problemas de aprendizagem das crianças, leia também: O que é dificuldade de aprendizagem e quais seus tipos e sinais.

A dislexia pode ser tratada melhorando a habilidade para ler e a compreensão leitora da criança. Para conseguir esse objetivo, a criança deve ter um acompanhamento adequado, tanto na escola como em casa, recebendo as informações adequadas e sabendo lidar com esse problema de forma salutar.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Veja a seguir, algumas dicas de como falar com seu filho acerca da dislexia:

1) Escolha o lugar apropriado para falar com seu filho sobre a dislexia

Por que devemos tomar esse cuidado? Especialistas recomendam que os pais conversem com seu filho sobre suas dificuldades de ler e escrever em um momento e local que seja tranquilo e acolhedor para a criança.

Desta forma, se garante que a criança será mais receptiva para o problema que possui. Uma caminhada no fim de semana no campo, ou enquanto a criança está fazendo um trabalho da escola em seu quarto, são sugestões de momentos apropriados para se falar sobre a dislexia.

Nesse momento você deve estar se perguntando: “Mas o que direi ao meu filho sobre a sua dislexia?”, “Como medir as palavras certas?”. Saiba que, primeiramente, você precisa reforçar os pontos fortes da criança, mostrando todas as coisas que já sabe fazer, motivando-o e, somente depois, irá tocar na questão de suas dificuldades de aprendizagem, introduzindo o tema com muito amor e carinho para que a criança se sinta acolhida.

2) Explique o que significa a dislexia

Se o seu filho não sabe o que significa ter dislexia e quais serão os desafios que terá que enfrentar em função disso, assegure-se de fazer com que compreenda o conceito e que sabia que ele é tão inteligente como seus companheiros de sala de aula.

3) Utilize uma linguagem apropriada

Cuide a linguagem que irá utilizar para falar sobre a dislexia do seu filho, lidando conforme a faixa etária em que se encontrar.

Faça com que ele compreenda o que significa, mas deixe bem claro que isso não o deixará inferior às outras crianças, e que irão trabalhar para que ele possa aprender a ler e escrever normalmente e no tempo certo.

4) Explique como a escola estará ajudando a vencer a dislexia

Crianças com dislexia podem se preocupar com o fato de os professores acreditarem que não estão se esforçando o suficiente. Logo, você precisa explicar ao seu filho que já dialogou com a escola e que todos entendem suas dificuldades e que fornecerão a ajuda necessária para vencer a dislexia e passar a ler e escrever plenamente.

5) Deixe claro que o seu filho sempre poderá contar com você!

Seu filho provavelmente se pergunta e você percebe como a dislexia também afeta sua vida diária. Mostre a ele que entende o que está passando e que estará ao seu lado para o que necessitar.

Você poderá dizer ao seu filho algo do tipo: “Eu sei que a dislexia afeta todas as suas atividades diárias, como ler o menu do restaurante ou aprender as regras de um novo jogo. Estou tão orgulhosa que você esteja interessado em aprender, mesmo que a dislexia seja um obstáculo. Eu cuidarei para que você sempre tenha a ajuda de que necessite na escola, em casa e na comunidade em que vivemos.”

6) Ofereça orientação sobre como seu filho pode falar sobre a dislexia com os amigos

Os colegas de sala de aula do seu filho provavelmente já estejam familiarizados com as dificuldades de aprendizagem que o seu filho esteja vivenciando em função da dislexia, mas os amigos de fora da escola pode ser que não sabiam.

Caso seu filho lhe pergunte como lidar com isso, você pode ajudá-lo a encontrar o modo mais adequado de falar sobre sua dislexia, se quiser e quanto quiser.

Pode dizer ao seu filho: “Você decide se quer falar sobre a dislexia com outras pessoas. Se não se sentir cômodo, não precisa falar, ou se for questionado, apenas diga que não se trata de que não possa aprender a ler, mas sim que necessitará aprender de uma maneira diferente.”

7) Tranquilize o seu filho acerca do seu futuro!

Seu filho precisa de um lugar seguro para expressar preocupações sobre o seu futuro com a dislexia.

Para ajudar-lhe, pergunte se ele quer ir para a faculdade, trabalhar e outras opções para depois do Ensino Médio. Garanta ao seu filho que ele pode ter uma vida plena no futuro como adulto mesmo com dislexia.

Gostou das dicas sobre como você pode falar com suas crianças acerca da Dislexia? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram!

Similar Posts