Construções fabulosas no Minecraft

Minecraft: entenda por que o jogo faz tanto sucesso

O jogo de blocos mais difundido no mundo inteiro, de montar e desmontar já está no coração das novas gerações. Por que o Minecraft faz tanto sucesso?

O Minecraft é um dos jogos mais reproduzidos em tutoriais de gameplay na internet. Não raro, ao pesquisar vídeos desses tutoriais vemos uma possibilidade interessante acerca do jogo, a capacidade de representar o que está na moda.

Tópicos que são tendências, como o filme Vingadores, o jogo Among Us, a série The Simpsons. Tudo isso sendo reproduzido com facilidade e empenho de seus jogadores.

Personagens no minecraft: Homem de Ferro, Capitão América, Hulk.
Alguns personagens do filme Vingadores reproduzidos no Minecraft.

Com certeza, essa é uma das estratégias da Mojang (produtora do jogo) para que o jogo fique sempre em alta. Você acaba de assistir um filme que gosta muito, chega em casa e recebe uma notificação de alguém disponibilizando os cenários usados no filme disponível no ambiente Minecraft.

Além disso, o Minecraft não traz consigo somente o fator de ser um jogo, ele é uma experiência diferente. Ele pode ser inclusive um aliado de pais e professores no processo de aprendizagem das crianças. Toda a tecnologia pode ser favorável a fatores positivos desde que seja mediada da forma correta. De que forma o Minecraft vem sendo usado?

Minecraft: um aliado da educação

Pode-se dizer que o público alvo do Minecraft o consolida na vida de seus usuários. O jogo é desenvolvido tendo em vista um público de 8 a 12 anos. Esse público cresce e as habilidades desenvolvidas nesse jogo permanecem.

Também um sentimento nostálgico que muitas crianças sentem, lembrando dos muitos mundos explorados e criados em quadradinhos espalhados no jogo. O Minecraft comemora apenas 11 anos de lançamento, mas são inúmeras as matérias que falaram sobre o seu uso consciente.

O uso do Minecraft é aprovado até por professores de letras da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que levantaram um estudo sobre as diferentes formas de ensinar em sala de aula com o uso do Minecraft. A I do Code também escreveu um artigo sobre esse assunto, sendo o Minecraft também uma nova plataforma chamada Minecraft Educacional.

banners internos 730 x 232

Essa plataforma, dá ao aluno noções básicas de programação, biologia, geografia, física, química e muitos outros conhecimentos, tudo de uma maneira divertida.

Notebook com Minecraft sendo usado para fim educacional.
A ferramenta Minecraft Educacional vem ajudando professores e pais no processo de ensino-aprendizagem.

Muitos pais veem essa iniciativa da Mojang como uma oportunidade de direcionar corretamente o interesse de seus filhos para uma área promissora do futuro: a programação. Sendo assim, incentivam que seus filhos não só joguem o jogo mas que entendam como tudo tem um objetivo, que cada bloco pode representar uma etapa de suas vidas. Essas etapas podem ser descritas pelo que entendemos como lógica, crianças podem aprender a fazer aplicativos e jogos usando essa lógica de programação.

O que atrai as crianças ao Minecraft?

O Minecraft faz sucesso principalmente no público infantil. Um dos motivos é que o jogo proporciona diversos ambientes para explorar. Isso permite aos jogadores que possam montar estratégias em grupo, vivenciar um ampla gama de aventuras, como explorar uma selva, um planeta desconhecido, montar cenários, etc.

Algumas das experiências mais atrativas aos jogadores de Minecraft vivenciadas em seus mais diversos ambientes são:

  • Contato virtual com os amigos: Tanto adultos, quanto crianças precisam de amigos, nesse mundo virtual, muitos jogadores fazem um grupo de conversa e passam um tempo juntos vivenciando missões, formulando estratégias de combate (no modo sobrevivência), projetando uma casa virtual, compartilhando recursos. As missões podem ser feitas em grupo, fazendo com que o jogador aprenda noções de liderança e trabalho em equipe.
  • Missões: As missões constantemente atualizadas pelos programadores do jogo proporcionam novidades frequentes para que os seus jogadores não enjoem do jogo. Um dos lançamentos destaque do Minecraft foi o Minecraft Dungeons, que traz a função de guerreiro medieval, proporcionando missões online, não só de interação com o jogo, como também com outros jogadores. No Minecraft os jogadores sempre tem uma atividade, um novo local, uma nova função, uma necessidade.
  • Aprovação das famílias: Os pais não querem expor seus filhos a violência, sabendo que isso poderia gerar alguns distúrbios comportamentais. Por isso, o Minecraft consegue, com sucesso, se inserir nas famílias por não ter violência. Na morte de um personagem causada por algum fator, ele se desmonta como um brinquedo Lego.
Os pais ficam felizes ao ver os filhos brincando com algo saudável.
Os pais ficam felizes de verem que seus filhos não estão jogando um jogo violento ou com conteúdo inadequado para menores.

O jogo se destaca, cada peça nova, por mais simples que possa parecer proporciona muita interação, muito assunto para vídeos de tutoriais na internet.

O jogo se destaca, cada peça nova, por mais simples que possa parecer proporciona muita interação, muito assunto para vídeos de tutoriais na internet.

O Minecraft é dividido em dois modos principais:

Modo sobrevivência

Nesse modo os jogadores podem criar o que quiserem, casas, pirâmides, mansões, paraísos, e outros ambientes com inúmeras possibilidades, mas tem algumas criaturas que tentam impedir o jogador de conseguir seus objetivos.

Por isso, a criança aprende a necessidade de superar obstáculos e vencer os desafios para conquistar seus objetivos.

minecraft sobrevivencia
Monstros podem dificultar o serviço tornando as coisas mais emocionantes.

Modo criativo

Nesse modo os jogadores criam o que quiserem, sem ninguém, nem personagens assustadores, nem outros jogadores impedem de fazer construir o que quiser. Esse modo transmite tranquilidade ao jogador para ser criativo.

Um barco fantástico é possível de construir no Minecraft.
Um barco construído no modo criativo.

Assim, a criança pode ser mais criativa, melhorando suas habilidades sociais, possibilitando um aprendizado mais fácil estimulando o lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável por emoções e sentimentos, mas também pela criatividade. Uma das maiores necessidades do século XXI é ajudar as novas gerações a entender controlar seus sentimentos, evitando assim distúrbios comportamentais e sociais.

O jogo está amplamente disponível para todas as plataformas: celulares, computadores e videogames. Não importa o lugar, e nem se você tem muitos ou poucos recursos financeiros, dentro do jogo você tem possiblidades iguais para exercer a criatividade.

Por que o tempo não passou para Minecraft?

Uma das coisas que tornou o jogo atemporal foram os benefícios desse jogo de blocos, proporcionando as experiências pouco repetitivas, pois o mundo aberto sempre tem algo diferente para explorar.

Qualquer pessoa consegue aprender a jogar. O jogo conseguiu focar em quem sempre vai gostar de tecnologia: as crianças. E esse fator foi o mais marcante em seu sucesso. Investir nas novas gerações, nas crianças, sempre será um bom investimento, de retorno garantido. Sabemos que o futuro depende delas, com um pouco de incentivo sabemos que elas farão um futuro melhor.

O segredo do sucesso são as crianças, por isso, se você quiser investir no gosto pela tecnologia que seu filho demonstra, entre em contato conosco através do chat, poderemos ajudar você a ver as formas de tornar seu filho um verdadeiro sucesso.

Similar Posts