Fortnite logo

Por que o Fortnite faz tanto sucesso nos dias atuais?

De tempos em tempos existe uma reviravolta no mundo dos games, em que um novo jogo entra no cenário para ser o centro das atenções e roubar todos os recordes que existem até o momento. Este é o caso do Fortnite, um jogo que você pode nunca ter ouvido falar, mas provavelmente seu filho(a) ou sobrinho(a) são alucinados.

Dessa forma, iremos fazer uma breve apresentação do Fortnite para aqueles que não são muito familiarizados com o jogo, além de mostras as inovações que permeiam a plataforma.

Você verá por que esse game faz tanto sucesso esse game e aplicações dele em sala de aula, para demonstrar como o ensino e a tecnologia andam lado a lado no século XXI.

O que é o Fortnite?

De início, o Fortnite é um jogo do gênero Battle Royale, em outras palavras, os jogadores precisam sobreviver até o final da partida, em que eles caem em um mapa de forma aleatória, e nesse instante é cada um por si (com sistemas de jogo alternativos em que você faz parte de um time de no máximo 4 pessoas). Assim, existe uma série de mapas, habilidades e recursos, que ao coletá-los você pode aumentar suas chances de ganhar e no momento em que resta apenas um vivo, ele torna-se o campeão.

Dessa maneira, Fortnite cria métodos de combate dentro do jogo para deixá-lo mais dinâmico e criativo, assim, consegue captar uma legião de fãs pelo mundo todo, além de jogadores assíduos que fazem sucessos pelas plataformas de vídeos transmitindo suas partidas.

Ademais, os recursos que são disponibilizados durante as partidas são feito de forma aleatória. Exemplificando, um jogador que acabou de entrar no Fortnite e não tem ainda muita habilidade, pode conseguir a arma mais poderosa do mapa e, assim, dar trabalho aos mais experientes.

Inovações que o Fortnite trouxe para os jogos Battle Royale

Grande parte das inovações trazidas pelo Fortnite é por causa da Epic Games, a empresa desenvolvedora do game. Com isso, dentre as novidades, a mecânica de jogar sempre é a campeã de inovação, seguida dos modos de jogo, da criação de novas armas e skins (roupas dos personagens).

Dessa forma, a maior novidade que o Fortnite revolucionou dentro do gênero de Battle Royale foi à mecânica de construções realizadas dentro das partidas. Em que, o jogador cria casas e muros para se proteger, além de facilitar armadilhas para o adversário e a ajudar a movimentação de quem já é ambientado nesse tipo de criação.  Seguindo, outros fatores que deixam o Fortnite sempre ativo são mudanças temporárias como a “gravidade zero”, em que os personagens se comportam como se não houvesse gravidade e os “itens especiais” que ficam por um pequeno período de tempo para a aquisição. Com isso, renova sempre o jogo e traz a atenção dos jogadores que já praticam há muito tempo, mas também do que querem começar a jogar, sendo uma boa estratégia para o seu sucesso.

Por que o Fortnite faz tanto sucesso?

Agora o sucesso do Fortnite não se trata apenas de um fator e sim de toda uma base estruturada e bem equilibrada que deve ser observada ponto a ponto.

Nesse viés, o primeiro ponto do sucesso do jogo, é sobre seus gráficos e como eles mascaram a violência. Assim, para a maioria dos pais que ficam receosos em deixar seus filhos em jogos eletrônicos por serem violentos demais e demonstrarem cenas fortes, no Fortnite eles podem ficar despreocupados, pois isso não acontece com o jogo em questão.

Dessa maneira, quem assiste alguma partida de Fortnite demora a acreditar que o jogo é pela sobrevivência e que basicamente ganha quem conseguir “eliminar” seus concorrentes, pois os gráficos tem caráter um tanto cartunesco e cores vivas, com isso, a violência em si fica em um segundo plano, dando lugar a jogabilidade e as práticas de criação pelo decorrer da partida, diferentes de outros jogos com o mesmo formato no mercado atual de games que sempre privilegiam a violência.

Portanto, essa é a primeira fórmula do sucesso de Fortnite e, assim, cativa tanto as crianças como os adultos que ficam despreocupados quando o assunto é violência no jogo.

Outro fator que alavanca cada vez mais o Fortnite é o fato dele se tratar de um jogo gratuito por essência, em que as compras são realizadas dentro das partidas, todavia, não são de forma obrigatória, assim, chama a atenção de mais jogadores, pois não precisam desembolsar dinheiro para ter a experiência como a maioria dos jogos deste perfil, que contém grandes produções e mecanismos por trás de sua realização.

Para terminar, o Marketing realizado é fantástico e muito bem pensado pela equipe especializada da Epic Games, nessa linha, são realizadas parcerias com pessoas famosas da mídia, caso do DJ Alok no Brasil – que tem um personagem próprio no jogo – além de youtubers e streamers com milhões de seguidores jogarem Fortnite ao vivo diariamente nas plataformas de vídeo. Com isso, chama a atenção de todos à volta para o game e a cada dia que passa o jogo ganha mais fãs e reconhecimento no mundo virtual.

Como um jogo pode ser usado como estratégia em sala de aula?

O sucesso do Fotnite é inegável, porém, o game ultrapassou a barreira dos jogadores e foi parar dentro da sala de aula.

O fato aconteceu nos Estados Unidos, em que uma professora do estado da Califórnia utilizou o Fortnite para ajudar na concentração e aprendizado das crianças, pois fez a proposta que se a turma completasse todas as atividades propostas durante o dia, no final da aula seria feito um debate sobre o jogo e o resultado dessa empreitada foi surpreendente. Assim, todas as crianças ficaram em silêncio absoluto e terminaram o que foi proposto.

 A professora disse que debate conceitos como inovação do mercado e lógica básica de programação utilizando o Fortnite.

banners internos 730 x 232

Outro fator que o jogo ajudou foi o fato de um aluno que era retraído e pouco falava em sala, começou a ser mais participativo depois do início dos debates, em que ele relata toda a sua experiência para os colegas e ao decorrer do tempo ele se mostrou mais ativo em todas as perguntas feitas pela professora, com isso, passou a fronteira do Fortnite para conversar com os colegas. Dessa forma, a professora relatou que esse tipo de acontecimento pode ser mais comum do que se imagina e ajudaria no desenvolvimento de crianças mais tímidas ao redor das escolas do país.

Portanto, com propostas realizadas como essa, o Fortnite passa da barreira de apenas um jogo e pode contribuir para o aprendizado e desenvoltura social das pessoas em sala de aula, sendo que tal resultado pode ser visto pelo resto da vida dessas crianças.

Similar Posts