geração y - mulher mexendo no computador

Geração Y: quem são e quais suas características principais

A geração Y, também conhecida como geração do milênio ou simplesmente Millennials, são aquelas pessoas nascidas entre 1980 e 1993 aproximadamente.

Muitos consideram essa geração como um divisor de águas na sociedade, uma vez que a geração Y trouxe consigo uma mudança expressiva no comportamento humano, influenciada principalmente pelos avanços sociais, culturais e econômicos dos últimos tempos.

No artigo de hoje, você conhecerá mais a fundo sobre quais são as principais características das pessoas que nasceram na geração Y. Confira e faça uma boa leitura!

Geração Y e a Tecnologia

A geração Y cresceu com os computadores em mãos e esta familiaridade os converteu em verdadeiros especialistas em interfaces tecnológicas e linguagens visuais.

Portanto, essa geração tende a adaptar-se muito bem aos novos programas, sistemas operacionais e dispositivos de última geração, para realizar operações mais rapidamente do que qualquer outra geração.

No entanto, isso também os torna a geração mais dependente da internet, sendo esta a sua principal fonte de informação no momento de aprender coisas novas, por exemplo.

A geração Y na vida social

Essa geração se sente muito cômoda com a ideia da vida pública na internet. Inclusive, as redes sociais são muito importantes e a maioria das pessoas desta geração tem um modelo de vida que imitam através de suas atualizações de status ao vivo.

Eles podem se sentir vazios sem as redes sociais, portanto as falhas de servidores são os seus piores inimigos, deixando-os com a sensação de que estão totalmente ilhados e incomunicáveis.  

Por outro lado, é graças a esse sentimento de pertencimento a uma comunidade global que os nativos da geração Y tendem a serem pessoas mais colaboradoras, tolerantes, comprometidas e transparentes.

Além disso, são pessoas versáteis e volúveis que buscam constantemente diferenciar-se em meio à multidão, ao mesmo tempo em que buscam igualdade e aceitação entre seus pares.

Leia também: Habilidades sociais: seu impacto no futuro profissional.

Uma geração empreendedora e preparada!

Inúmeros estudos revelam que a geração Y tem um potencial superior às demais, no sentido de que são mais visionários, querem conseguir títulos universitários e um trabalho estável no futuro.

A marca característica da geração Y é que estes se constituem na primeira geração nativa digital. Concretamente, os pertencentes a esta geração cresceram vendo nascer a internet e muitos outros avanços tecnológicos, portanto podem se sair muito bem atuando nestes segmentos.

A geração Y é, portanto, uma geração hiperconectada, ou seja, que faz uso intensivo das novas tecnologias digitais, mais do que as outras gerações e que possui uma mente empreendedora e preparada para os desafios da sociedade globalizada.

Além disso, os sujeitos pertencentes à geração Y buscam conseguir postos de trabalho o mais rápido possível, inclusive criando suas próprias ideias de negócios e empreendimentos.

Existem muitos casos de sucesso, em que os próprios nativos da geração Y desafiaram as propostas do mercado atual e sem ligar para a “crise”, lançando suas próprias iniciativas, denominadas de “startups”.

Como essas pessoas valorizam muito a flexibilidade na hora de desenvolver suas tarefas, o trabalho que pode ser feito sem precisar sair de casa é um dos seus grandes ideias de vida laboral.

Portanto, é comum vermos muitas pessoas da geração Y atuando como profissionais freelancer, por exemplo, justamente porque deste modo, podem controlar melhor seu tempo e desenvolver suas atividades no conforto de seus lares.

Além disso, são pessoas muitos exigentes com seus objetivos de vida pessoal e profissional, o que pode vir a ser um empecilho na hora de conseguir um trabalho estável.

Outras características da geração Y

Para que possamos conhecer ainda mais sobre as principais características da geração Y, desenvolvemos uma lista com algumas das habilidades que marcam esta geração:

  • São nativos digitais

Isso quer dizer que os nascidos dentro desta geração, cresceram em um mundo dominado pela tecnologia e não tiveram que se adaptar a ela.

Para a geração Y, a tecnologia faz parte de suas vidas, eles veem tudo isso como algo natural e não conseguem conceber a vida sem ela.

banner minicurso edicao de videos
  • São muito sociáveis

A geração Y viveu em primeira pessoa toda a revolução produzida com a aparição das redes sociais e dos celulares altamente modernos.

Hoje em dia, praticamente todos estão conectados e possuem perfis em redes sociais, tais como Facebook, Instagram, Twitter, etc.

Ainda que pareça que estão sozinhos, estão mais conectados do que nunca, já que puderam superar as barreiras físicas e podem compartilhar seus interesses e preferências com pessoas de todo o mundo.

  • Gostam de ter muitas experiências

Para a geração Y o presente é algo fundamental, querem “viver a vida”, por isso, é muito importante para eles a conciliação entre a vida profissional e pessoal.

  • São inconformistas: aprenderam a conseguir tudo, porque possuem os meios e estão preparados para isso;
  • São multitarefas: estão acostumados a trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo;
  • São autodidatas: com a internet descobriram a forma de autoformar-se.
  • São globais: estão acostumados a lidar com muitas pessoas, podem vir a falar vários idiomas e para eles os territórios não são limites.
  • São criativos e únicos: essa geração viveu e viu muito mais coisas que as outras, uma vez que suas fontes de informação são mais amplas e repletas de conhecimento.

Conclusão

No artigo de hoje, você teve acesso ao conceito de geração Y e conferiu as principais características que marcam esta geração.

No entanto, é válido destacar que, é muito difícil que todas as pessoas desta geração se encaixem perfeitamente dentro de um mesmo perfil de características, mesmo que a maioria compartilhe das marcas que mencionamos ao longo do artigo.

Dessa maneira, precisamos estar cientes de que, se essas pessoas nasceram mais próximas de 1990 ou de 1980, suas atitudes podem se combinar com algumas marcas de uma geração anterior ou posterior, o que é perfeitamente normal.

Similar Posts