Pensamento computacional: como desenvolver utilizando 3 áreas
Pensamento computacional é uma estrutura repleta de atividades, criadas para auxiliar crianças no seu desenvolvimento, usando conceitos da computação. Saiba mais neste texto!
Cada vez mais, usa-se esse conceito para estimular o raciocínio em adultos, e particularmente de crianças e jovens na escola regular e de programação.
Através dessa técnica, que tem como base os mais recentes avanços tecnológicos, a pessoa consegue “desenhar” soluções rápidas e práticas para diversos tipos de problemas.
Especialmente no período da infância, quando se aprende noções socioemocionais e intelectuais, esse método pode ser bastante útil para o seu desenvolvimento.
Além disso, estamos em um novo momento, o da quarta revolução industrial. Isso tem relação direta com toda sociedade.
São muitas muitas demandas, as quais as crianças de agora deverão absorver, portanto, é crucial que desde cedo aprendam a dominar alguns elementos como podemos ler nesta matéria da Gazeta do Povo sobre a influência dos recursos tecnológicos na educação.
Neste texto, vamos compartilhar um panorama geral a respeito do desenvolvimento computacional e sua importância na vida da criança e do jovem atual. Acompanhe!
Definindo o pensamento computacional
De um modo geral, é uma estratégia de aprendizado cujo intuito é formular melhor soluções para problemas por meio da tecnologia.
Porém, apesar do nome, é bom dizer que esse método nem sempre tem a ver com programação de computadores ou até mesmo com a internet. A tecnologia aqui pode aparecer de diversas maneiras.
Além disso, o conceito dessa metodologia se baseia em 4 pilares fundamentais:
- Decomposição
- Reconhecimento de padrões
- Abstração
- Algoritmos
Com relação à decomposição, essa parte do método consiste em dividir um problema muito complicado em algumas partes.
Já o reconhecimento de padrões é a parte onde a pessoa precisa identificar padrões que sejam comuns entre os processos que foram separados antes.
A abstração é a capacidade de raciocinar quais elementos dos processos têm relevância, e quais podem ser descartados.
Por fim, temos o que chamamos de algoritmos, que simplesmente reúnem os pilares anteriores em busca de soluções para o problema proposto. Ou seja, simplificando, o pensamento computacional reformula problemas difíceis para torná-los mais compreensíveis.
Importância do pensamento computacional
Esse método pode ser usado por qualquer um, independente da idade e em várias circunstâncias.
Mas, especificamente, na área da educação, o conceito computacional é bem importante para o desenvolvimento cognitivo de crianças.
De uma forma geral, ele combina a sala de aula com o mundo contemporâneo, fazendo com que crianças e adolescentes tenham um entendimento mais próximo do seu cotidiano.
Como muitas crianças já sabem mexer em aparelhos tecnológicos desde muito cedo, esse método é uma ótima ferramenta pedagógica.
Assim sendo, esse “saber” natural sobre tecnologia que geração atual dispõe, pode ser unido ao pensamento computacional para desenvolver habilidades.
Só pra citar alguns exemplos dessas habilidades:
- Construção do pensamento lógico;
- Melhor alfabetização digital;
- Melhor autonomia na resolução de problemas;
- Estímulo à criatividade.
Mais uma vez cabe lembrar que o pensamento computacional não se restringe apenas à área tecnológica, mas, desenvolve também o entendimento nesta área.
Como aplicar o pensamento computacional?
A educação e a criatividade computacional já são realidade em países como EUA, Espanha e Austrália, por exemplo.
Você pode entender a importância deste conceito e sua aplicabilidade na vida de crianças e jovens, nessa matéria da Amazon sobre a tecnologia para 2022, que mostra que as mudanças tecnológicas daqui para frente serão cada vez mais densas.
Em síntese, é graças a essas informações, será possível adotar modelos de aprendizado com esse método através de experiências que deram certo.
Nesse sentido, algumas escolas brasileiras já estão adotando o pensamento computacional com sucesso.
A aplicação vem se dando através do seguinte:
• Ensino de programação e robótica
Muitas crianças e jovens podem vir a trabalhar em profissões que não existem ou que ainda estão em fase de testes.
Por isso, a programação e robótica são duas áreas onde é possível incluir o pensamento computacional à rotina dos estudantes sem grande esforço.
Fora que a instituição ainda estará preparando os alunos para um mercado de trabalho verdadeiramente promissor.
• Auxílio no letramento digital
O letramento digital e os processos que envolvem o pensamento computacional são ferramentas que podem ser trabalhadas juntas em sala de aula.
Com isso, os alunos irão se adaptar mais às inovações tecnológicas, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas linhas de raciocínio.
Antes, contudo, é preciso desenvolver uma base para um ambiente digital na escola, pois, assim, todos irão se acostumar melhor com essa rotina.
• Uso de metodologias inovadoras
Com o auxílio do pensamento computacional, é possível tanto desenvolvimento melhor o entendimento dos alunos em ciências exatas como melhorar seu aprendizado geral.
Assim, é importante valorizar uma instituição de ensino adote um currículo com multiplicidade de conhecimentos.
Dessa forma, será possível interligar disciplinas por parte da tecnologia, e o pensamento computacional ajudará em um aprendizado mais eficaz.
E, pra conseguir isso, o ideal é adotar metodologias novas e que fujam do padrão.
Atividades que desenvolvem o pensamento computacional
Existem algumas atividades ou mesmo cursos para crianças, que ajudam a inserir bem o conceito de pensamento computacional nas escolas.
Há três tipos de atividades que podem ser feitas seguindo esses parâmetros. São elas:
Atividades alquimétricas
Basicamente se trata de trabalhos que mesclam conceitos de métrica (ou medida) e alquimia (que significa transformador).
Com isso, é possível montar brinquedos didáticos, e que podem, inclusive, ser feitos pelas próprias crianças e jovens.
Para isso, a escola ou em casa, pode-se usar material reciclável e alternativo, unindo também o conceito de responsabilidade ambiental.
Computação desplugada
Aqui, trata-se de atividades que podem ser feitas fora do campo virtual, mas que ainda contenham conceitos do pensamento computacional.
Para isso, a instituição fará atividades que simulem tarefas no computador ou em outros aparelhos eletrônicos.
Assim, crianças e jovens podem captar melhor o aprendizado antes mesmo de mexerem com aparelhos tecnológicos e decidirem por um curso de programação para criar um game ou além disso.
Computação plugada
Essas atividades são basicamente todas feitas com computador (ou simplesmente com aparelhos eletrônicos).
As possibilidades de atividades educativas com esses aparelhos são imensas, e isso pode melhorar bastante o nível de aprendizado das crianças.
Dentro dessa classificação, alguns trabalhos práticos podem ser feitos, como é o caso do desenho no escuro.
Trata-se da simulação na qual os alunos aprenderão os comandos de linguagem que realizam a programação dos computadores.
Com isso, aprenderão que as máquinas executam tarefas ao pé da letra por meio desses comandos.
A brincadeira aqui pode consistir em colocar os alunos em duplas, onde um representará a máquina, e o outro, o programador.
O programador recebe um desenho e deve dar instruções simples para a “máquina” reproduzir esse desenho.
Outra brincadeira para adotar o pensamento computacional na rotina dos alunos pode ser a Torre de Hanói, aquele jogo com dois pinos e discos de tamanhos diferentes.
Com essa atividade, todas as etapas desse conceito serão trabalhadas enquanto os alunos se divertem transferindo os discos de um pino a outro.
Enfim, vimos aqui o que é pensamento computacional, sua importância para o desenvolvimento de crianças e jovens e como aplicar.
Se este conteúdo ajudou você de alguma maneira, compartilhe e aproveite para conhecer melhor como nós da I Do Code, podemos contribuir para o desenvolvimento do seu filho ou filha através de metodologias modernas de ensino e da programação! Saiba mais!