Capas Blogposts 1 min

7 atividades para crianças utilizarem a tecnologia de forma benéfica

O mundo está cada vez mais conectado e muitos pais relatam dificuldades em desenvolver atividades para crianças quando o assunto é tecnologia.

Enquanto isso, professores disputam a atenção dos alunos com celulares e tablets. 

Para tentar solucionar este problema, cresce a busca por atividades para  crianças em que elas possam aprender a trabalhar com a tecnologia, para desenvolver habilidades, administrar melhor o tempo e descobrir coisas novas.

Neste artigo, iremos dar dicas para você que quer desenvolver uma estratégia de aprendizado, se divertir e passar mais tempo com seu filho/aluno, a partir de atividades para crianças que amam estar conectadas.

1- Atividades para as crianças no Youtube

Hoje, uma das maiores e mais completas plataformas de entretenimento é o Youtube. Nele, são postados diariamente conteúdos como músicas, filmes, tutoriais e etc. Mas você sabia que o Youtube possui uma versão preparada especialmente para os pequenos?

É a versão Kids, e nela as crianças podem acessar conteúdos liberados para a sua faixa etária e aprender diversas coisas, inclusive a produzir brinquedos, pinturas e desenhos.

Que tal propor ao seu filho/aluno a ideia de construção de algo que ele goste. Pode ser seu personagem favorito feito de massinha de modelar, argila ou papel com cola. Vocês podem se desafiar a pintar uma cena de um filme que vocês amam ou produzir uma dobradura de pássaro.

Todas essas opções estão disponíveis através de tutoriais simples e divertidos.

Assim, todos aprendem juntos de forma leve e descontraída.

2- Instagram e a paixão por fotos

Você conhece algum bebê, que ainda no ventre, ganhou uma conta do Instagram?

Esta é uma das plataformas mais acessadas de todos os tempos. O aplicativo é utilizado por milhões de pessoas todos os dias, e permite que fotógrafos amadores e profissionais compartilhem suas imagens preferidas.

Uma das atividades para crianças mais divertidas e atuais pode estar no simples ato de fotografar.

Nos dias de hoje, ver uma pessoa com a câmera do celular apontada, pronta para tirar uma foto, virou cena corriqueira. Mas até pouco tempo não era assim. 

Você pode convidar seu filho/aluno a desenvolver um olhar apurado para seu entorno. Juntos, podem escolher lugares e pessoas para realizar registros.

Durante esse percurso, conte para ele como a fotografia começou. Se possível, leve-o para conhecer um museu de fotografia e apresente os aparelhos e filmes fotográficos antigos. Algumas crianças não fazem ideia de onde vem as coisas que elas utilizam em larga escala no seu dia a dia.

banner minicurso edicao de videos

3- Duolingo para as crianças aprenderem idiomas

É um consenso estabelecido que, quanto mais novos aprendemos algo, mais chances temos de absorver e aplicar em nosso cotidiano.

O Duolingo é um aplicativo gratuito, com layout intuitivo e muito conteúdo.

Nele, seu filho/aluno pode escolher entre diversos idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, chinês, japonês, polonês, turco, russo e árabe.

Que tal aprender outro idioma com seu filho? Criem uma rotina de estudos e passem um tempo explorando as atividades que o aplicativo proporciona. Comece no nível iniciante e vá avançando.

Vocês podem usar a conta do Youtube Kids para encontrar filmes e vídeos no idioma que estão aprendendo e se divertir ainda mais.

4-  Crie uma playlist de música

Uma das atividades para as crianças que englobam os adultos, é a montagem de uma coleção de músicas. Através da música podemos conhecer várias culturas, estilos e, até mesmo, retornar para épocas passadas.

Que tal convidar seu filho/aluno para criar uma playlist com as músicas preferidas de vocês?

Para isso, existem aplicativos como o Spotify, o Youtube Music e o Deezer. Esses apps até mostram quais músicas vocês mais escutam e os artistas que mais gostam. Assim, poderão mapear a evolução dos gostos musicais ao longo do tempo.

Aproveite esse momento para mostrar as músicas que você escutava na sua infância, conte como são shows ao vivo, o que é a profissão musical e qual a importância que a música tem na sociedade.

Dessa maneira, vocês aprendem, criam laços afetivos e descobrem um mundo de possibilidades juntos.

5- Google Art and Culture, um mundo de art online

A plataforma Google Art and Culture disponibiliza um acervo gigantesco, e conta até mesmo com passeios virtuais em vários museus do mundo.

Você já pensou como seria divertido viajar sem sair de casa?

Convide seu filho/aluno a conhecer quadros, pinturas e esculturas em museus dentro e fora do país. Descubra o que ele gosta e já sabe. Essa é a oportunidade perfeita para que possa explicar o que é arte, como é produzida e como ela influencia na cultura de cada país.

Se vocês já tem uma playlist juntos, pode explicar que a música, assim como o cinema e o teatro também são expressões artísticas.

6- Viagem pelo Google Maps

Seu filho sabe o que é um mapa? Ele saberia ler um, caso precisasse?

Atualmente contamos com uma tecnologia incrível, que nos permite percorrer ruas do mundo todo, e conhecer monumentos e praças ao longo do globo.

Que tal planejar atividades para crianças usando essa  ferramenta, ensinar conceitos como geografia, topografia e clima.

Vocês podem explorar juntos lugares turísticos muito conhecidos e criar um roteiro de viagem ́ para visitar um dia.

7-  Tindin, app de educação financeira infantil que permite desenvolver atividades para crianças

Com uma proposta voltada para gamificação, o aplicativo é uma carteira digital, onde a criança terá de cumprir tarefas a fim de conquistar, poupar, consumir e investir.

O app disponibiliza uma loja virtual para as crianças, onde elas podem planejar quanto e no que gastar. Também conta com área educativa e assistente virtual.

Você pode planejar atividades para crianças baixando o aplicativo e ensinando-as a utilizá-lo, para que elas possam descobrir o que significa o dinheiro da mesada, quanto ele vale e como ela pode gastá-lo ou não.

Gostou das dicas? Essas são algumas das opções existentes no mercado, e a maioria possui versões gratuitas excelentes.

Planejar atividades para crianças utilizando a tecnologia a seu favor, pode ser algo divertido e de muito aprendizado.

Explore e se divirta!

Similar Posts