programação ou inglês

Curso de inglês ou de programação: qual escolher? 6 aspectos a considerar

No mundo atual, muitas disciplinas são necessárias. Um bom exemplo disso é que o curso de inglês e o curso de programação estão sendo cada vez mais procurados. 

Em síntese, saber falar um segundo idioma é essencial para quem deseja se tornar um empreendedor, por exemplo. Durante nossa pesquisa, vimos em uma matéria da Gazeta do Povo que falar é inglês é um pré-requisito para ampliar horizontes em negócios.

Da mesma forma, entender programação é relevante para absorver as demandas e ofertas tecnológicas que ainda estão por vir.

Porém, muita gente tem dúvida quanto a prioridade de qual fazer primeiro? Se fosse para escolher, qual disciplina seria melhor cursar agora: inglês ou programação. 

E é por isso, que neste texto, vamos abordar esses dois cursos, explicando seus benefícios e principalmente mostrar que existe certa conexão entre essas duas aprendizagens. Confira!

O curso de inglês é um facilitador

De fato, as novas tecnologia exigem um certo conhecimento e assim como a programação é muito importante para os dias atuais, porém, o inglês é um ainda mais básico.

Muitos que trabalham na área e ensinam em cursos e escolas costumam dizer, por exemplo, que o inglês é o idioma oficial da programação. Ou seja, para saber como mexer em softwares em geral, é quase imprescindível que a pessoa saiba o mínimo da língua inglesa. 

E isso se deve por vários motivos. Os melhores livros de programação do mercado são em língua inglesa. 

Além disso, os fóruns onde se debate os mais recentes avanços na área são compostos por gente que fala inglês. 

E, claro, sem contar que muitas das melhores oportunidades oferecidas no mercado de trabalho são em atividades que necessitam do inglês. 

Portanto, para resumir, o mais aconselhável é fazer primeiro um bom curso de inglês (o mais completo possível), e depois partir para o estudo da programação.

O inglês no dia a dia de um programador

É importante dizer que, além das linguagens profissionais e das ferramentas usadas pelos programadores serem em inglês, muitas outras partes também estão nessa língua. 

Um exemplo disso são os projetos Opensource, que são utilizados no aprendizado da programação. E eles são em inglês. 

Inclusive, até mesmo os erros cometidos por um programador são reportados em inglês. Portanto, saber essa língua facilita na hora de consertar qualquer coisa. 

De fato, tanto lógica de programação como inglês são ferramentas básicas para quem deseja realmente ingressar na área. 

E é por isso que estudar inglês antes acaba sendo a decisão de muitas pessoas e certamente ajudará uma criança ou jovem que deseja ingressar em uma escola de programação.

banner curso criacao de python

Vantagens em fazer primeiro um curso de inglês

Caso ainda esteja na dúvida de qual curso fazer primeiro ou qual colocar seus filhos, existem alguns motivos que provam que é melhor dar prioridade ao aprendizado de inglês. 

Por exemplo: o inglês que é usado na linguagem de programação é o técnico. Ou seja, rápido e mais fácil de aprender do que conversação e outros tópicos da disciplina. 

Além disso, os termos presentes na programação se repetem, e quando você ou seus filhos estiverem em contato com ela, o entendimento será mais simples. 

Fora que, assim como dito anteriormente, muitos materiais de programação básica e avançada estão em inglês. 

São livros, artigos acadêmicos, documentação da linguagem, API, autoridades no assunto, resolução de testes, etc. Muito disso é em inglês e vem dos Estados Unidos.

Portanto, a grande vantagem em fazer curso de inglês primeiro é que a pessoa terá uma base sólida para fazer um curso de programação. 

Assim, o aprendizado será bem mais simples e, ao mesmo tempo, a integração com todas as tendências da Tecnologia da Informação será mais eficiente e rápida.

Existe forma de “traduzir a programação”?

Talvez você deva estar se perguntando se existe algum método para traduzir programação, da mesma forma que tem como traduzir sentenças no Google, e coisas do tipo. Dessa forma, poderia começar primeiro por programação ao invés de um curso de inglês, não é isso?

Bem, o problema aqui é que as ferramentas de tradução não são perfeitas, e muito do sentido de uma palavra ou sentença pode ser perder no processo de tradução. 

Sem contar ainda que você ou seu filho passarão certo tempo para fazer a tradução dos materiais e coisas do tipo, quando poderia adiantar o aprendizado através do próprio conhecimento. 

Por sinal, fora saber a língua inglesa de fato, você só terá uma tradução 100 % fidedigna se contratar um tradutor profissional, o que acaba sendo caro no final das contas. Ou seja, a melhor opção continua sendo começar pelo curso de inglês, partindo, em seguida, para o de programação

Por que fazer um curso de inglês é tão importante?

Fazer um curso de língua inglesa não ajuda somente na questão da programação, mas, outras áreas, especialmente, as no campo profissional. 

Saber falar e escrever em inglês hoje em dia permite não somente construir uma ótima carreira, como também ajuda em uma viagem de férias e em outras atividades. 

Mas, é na área acadêmica e profissional, mais especificamente no campo da programação, que saber inglês auxilia bastante no processo. Dessa maneira, há mais tempo para se dedicar ao aperfeiçoamento no conhecimento dessa área. 

Em programação, por exemplo, executar comandos apenas não basta. É preciso fazer associações para saber os meandros da programação em si. E, nesse sentido, um curso de inglês é essencial. 

No geral, não saber essa língua não significa que a pessoa será uma programadora ruim. Porém, com certeza, ela não terá acesso às melhores oportunidades, as quais só crescem considerando as demandas em tecnologias disruptivas, por exemplo.

Dicas para aprender inglês em programação

Além de fazer um bom curso de inglês, você também pode fazer outras coisas no seu cotidiano para aprender essa língua de uma maneira mais fácil e orgânica. 

Primeiramente, é importante que várias das suas atividades cotidianas (até o laser) tenham inglês nelas. Por exemplo: instale aplicativos sempre em inglês, ou tente assistir filmes e séries sem legenda. 

Por sinal, existem jogos e até mesmo aplicativos que ajudam no aprendizado, como o Duolingo, o VOA Learning English e o Learn English Grammar

Outra dica é ler algo que realmente gosta, só que em inglês. Se já tiver lido em português, melhor ainda, pois poderá fazer associação de palavras e tudo. 

Portanto, aproveite essas dicas e faça primeiro um curso de inglês caso queira realmente partir para a área de programação. 

Enfim, vimos aqui porque um bom curso de inglês pode fazer toda diferença no aprendizado da programação. Vimos também, que o inglês abre portas para absorver novas tecnologias com eficiência.

Se você gostou deste texto, comente, aproveite para compartilhar e é claro, faça contato com a equipe da I Do Code para conhecer os cursos de programação oferecidos a crianças e jovens através de metodologias ativas de aprendizagem.

Similar Posts