Cultura Maker: entenda os principais benefícios e importância

cultura maker

Se você não sabe o que é a cultura maker, não pode perder o nosso conteúdo de hoje, pois não só lhe apresentaremos o conceito desse termo, como também revelaremos seus principais benefícios e a importância para a produção de conhecimentos na atualidade. Aproveite e boa leitura!

Já faz algum tempo que podemos observar um movimento cultural associado à democratização do conhecimento e voltado a problematizar que, todos nós podemos ser criadores e desenvolvedores de algo, independente de nossa faixa etária.

Tudo isso pode ser observado graças à internet, uma vez que com ela vemos surgir um fomento crescente às criações coletivas e que permitem desenvolver as diversas áreas de conhecimento.

Além disso, com o advento da internet, os desenvolvimentos tecnológicos e a inovação não estão somente ao alcance de grandes instituições empresariais e cientificas, podendo estar dentro de nossos lares, na rua e nas instituições de ensino, apenas para mencionar alguns exemplos.

Atualmente, em função da era digital, pelo código aberto e com as novas propostas colaborativas, todos podem aprender, desenhar, criar, inventar e colaborar para uma sociedade mais inclusiva.

Em meio a tudo isso surge a cultura maker ou cultura do fazer, a qual busca desempenhar, pensar e criar soluções “fáceis”, ou não profissionais, para a realização de projetos tecnologicamente complexos. Nessa instância, o conhecimento está ao alcance de todos.

Em outras palavras, a cultura maker é comumente conhecida por ser uma cultura contemporânea, baseada no DIY (Do it yourself) FAÇA VOCÊ MESMO.

Mas, apesar disso, qual é a definição precisa de cultura maker? Qual é a sua importância? E seus benefícios? Confira isso e muito mais nos itens a seguir.

O que é a cultura maker?

Podemos dar a seguinte definição de cultura maker: é um campo que faz referência ao aprendizado mediante a prática, ou seja, tem relação com uma aprendizagem que é feita de modo ativo, fomentando as novas aplicações das tecnologias existentes.

O intercâmbio de ideias e opiniões é também um pilar fundamental dessa cultura inovadora.

Poderíamos pensar que, a cultura maker tem uma base essencial no hobby, pois as atividades exercidas por essa área podem ser essencialmente hobbies, ou seja, coisas que são feitas para entretenimento, ou para desenvolvimento de competências. E de certo modo sim!

A cultura maker entrou na vida das pessoas, tendo em vista que todo ser humano gosta de fazer coisas por si mesmo e se sente auto realizado quando consegue fazer algo inovador e que seja útil.

A única diferença é que, além de serem atividades de recreação, a prática da cultura maker também pode se converter em uma forma de gerar ganhos financeiros no futuro.

Além disso, a cultura maker é significativa para potencializar o âmbito educativo, entre outros, uma vez que contribui para diferentes aspectos de aprendizagem, tais como:

  • Aprendizagem entre iguais/ aprendizagem colaborativa;
  • Gestão do conhecimento/ compartilhar conhecimento;
  • Fomento à cultura empreendedora;
  • Competências relacionadas com à cidadania digital;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Entre outros.

Os benefícios e importância da Cultura Maker

A cultura maker é uma das ideias mais modernas que começaram a se expandir entre o público jovem em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Suíça e chegou ao Brasil para revolucionar a relação com a tecnologia das crianças e jovens que vivem no país e assim, produzir diferentes tipos de conhecimento.

Isso porque o objetivo central dessa cultura está em empoderar a tecnologia, para que ela seja utilizada como ferramenta efetiva do conhecimento aberto, o qual é gerado na comunidade, de tal modo que com ela, seja possível solucionar problemas, ou construir ideias novas que permitam o desenvolvimento da sociedade e, portanto, leve a humanidade a uma vida mais simplificada e com maiores comodidades.

Desse modo, a cultura maker proporcionou aos jovens a capacidade de inovar em diversos ramos da tecnologia, coisa que antes era assunto apenas para grandes empresas ou centros de tecnologia e ciência.

Com isso, os benefícios que podem ser obtidos ao entrar em contato com a cultura maker são os seguintes:

  • Empoderamento: com esta nova cultura, os jovens deixam de ser meros consumidores de tecnologias em geral, mas também tem a possibilidade de se converterem em produtores da mesma, um benefício que é muito importante e que permite empoderar os indivíduos e não só as grandes empresas.
  • Potencial de interesse: graças aos centros de produção de conhecimentos como o I do Code (Escola de Programação e Tecnologia), que disponibilizam esses espaços para o trabalho com a cultura maker, é possível potencializar o interesse das crianças e jovens, uma vez que estes terão a possibilidade de conviver com pessoas que tem ideias similares e que estão em desenvolvimento.
  • Promove o senso de exploração: a cultura maker é um segmento que promove a pesquisa nos campos relacionados com as áreas de interesse do indivíduo. Isso significa que é uma forma eficiente de fomento à aprendizagem e ao descobrimento de novas tecnologias.
  • Permitem o desenvolvimento intelectual e criativo do indivíduo: ao redor do mundo existem muitos jovens que tem ideias inovadoras e com isso, a cultura maker e a proliferação da mesma, percebe-se um grande avanço tecnológico e científico na sociedade em geral, de tal modo que é possível vislumbrar um futuro melhor para as pessoas.

Conclusão

Ao longo do nosso artigo de hoje, você pode obter maiores informações sobre o universo da cutura maker e seus principais benefícios para a produção de conhecimento em nosso país.

Além disso, também conseguimos verificar, o quanto esse segmento é importante para a formação e desenvolvimento de crianças e jovens, uma vez que possibilita um contato consciente com as tecnologias existentes e quando explorada em instituições de ensino como o I Do Code, pode garantir a este público, mais do que um Hoobie, mas sim, conhecimentos, tanto para a vida pessoal, como profissional!

banner minicurso scratch: imagem da plataforma

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: