Linguagem de programação

Linguagens de programação mais usadas nas grandes empresas

Aprender a programar deixou de ser uma opção. Os profissionais mais procurados no mercado são aqueles que dominam as linguagens de programação mais usadas nas grandes empresas. Conheça algumas delas neste artigo!

Índice

  1. 3 linguagens de programação preferidas das empresas

1.1. Java

1.2. Python

1.3. JavaScript

  1. A importância de desenvolver habilidades socioemocionais
  2. Um ambiente ideal para a criança e o adolescente

As linguagens de programação são essenciais para quem deseja atuar no mercado digital, especialmente no setor de tecnologia da informação. Isso porque é preciso estudá-las e conhecê-las com profundidade para se qualificar e realizar serviços de alto nível.

Quando falamos na Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 a 2010) ou Alpha (crianças nascidas a partir de 2010), por exemplo, muitas vezes escutamos que esse grupo tem a capacidade e a tecnologia para mudar o mundo.

O que muitos não sabem, no entanto, é como fazer isso de fato ou que por meio de algumas linguagens de programação é possível criar muito mais do que sites. É possível reinventar a tecnologia.

Além de serem importantes, algumas delas são imprescindíveis para que os profissionais tenham um bom resultado com as empresas em que forem atuar, afinal, cada uma delas têm as linguagens que mais utilizam.

E mesmo nos casos em que a criançada já demonstre grande potencial empreendedor, conhecer as linguagens de programação vai fazer toda a diferença no momento de construir novos projetos e apresentá-los ao público.

Quer saber tudo sobre as linguagens de programação mais usadas nas grandes empresas? Vamos falar mais sobre elas a seguir.

3 linguagens de programação preferidas das empresas

A maior parte das empresas tem seus programas favoritos. Isso se deve ao fato de que algumas delas podem ser mais fáceis de aprender, mais atualizadas ou até mesmo com o custo de investimento reduzido.

Além disso, o mercado de trabalho tende a valorizar algumas delas por suas funcionalidades. Para os profissionais da tecnologia do futuro, conhecê-las é fundamental. Vamos lá?

Java

Estrelando o topo da nossa lista, está o Java. Essa linguagem de programação caracteriza-se como portável. Isso quer dizer que é possível compilar um programa em Java facilmente em todo tipo de aparelho. É também a linguagem mais utilizada na criação de aplicativos para Android.

Mais um ponto positivo é a sua escalabilidade, que é a capacidade de adaptar seu programa à medida que ele cresce em utilizações, além da sua retrocompatibilidade, que é quando um código feito em uma versão antiga continua a ser reconhecido pelas versões atuais.

Python

De fácil aprendizado e essencial para profissionais que desejam atuar como cientista de dados, temos o Python. Mesmo com seu lançamento em 1989, continua sendo uma das linguagens de programação mais populares no mercado de trabalho.

É um dos códigos mais fáceis de ler, e também é muito utilizado para desenvolvimento web e machine learning. Além de tudo, tem um aprendizado acessível, sendo uma linguagem gratuita e de código aberto.

Empresas como Google, Facebook e Netflix usam o Python com bastante frequência. E suas principais aplicações, são: na robótica, internet, resolução de problemas cotidianos, jogos eletrônicos e mais!

banner curso criacao de python

JavaScript

O JavaScript foi implementado, originalmente, como parte dos navegadores web para que os scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem ter que passar pelo servidor.

É uma das linguagens de programação mais utilizadas em aplicativos web e vem ganhando espaço no desktop e mobile, sendo muito usada para criar interatividade.

Apesar de ser uma linguagem antiga em comparação às outras, continua sendo muito popular. Parte disso por ser uma simples de ser interpretada.

Com ela podemos construir sites do zero, validar informações, e aperfeiçoar códigos. Habilidade imprescindível para quem não quer ficar de fora do mercado de trabalho. 

Mas nem só de aprendizado técnico se faz um profissional de sucesso. É preciso desenvolver outras habilidades, tão relevantes quanto, como veremos adiante.

A importância de desenvolver habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais são condutas que o ser humano desenvolve para se tornar mais completo e se relacionar com o seu próximo. São extremamente necessárias para que a pessoa tenha mais consciência e controle das suas próprias emoções.

Elas influenciam o modo como alguém pensa, sente, decide e age em determinadas situações, dependendo de qual habilidade socioemocional estiver mais aguçada naquela pessoa.

Desenvolver tais habilidades é questão de aprendizado, ou seja, é algo que pode ser desenvolvido com o conhecimento técnico e a prática. E tem mais, uma pessoa com ótimas habilidades socioemocionais tende a mostrar melhor desempenho ao se relacionar ou resolver problemas.

Isso acontece, pois essa habilidade influencia diretamente em diversos fatores, como convívio social, aprendizagem e até na saúde mental.

Algumas das principais habilidades socioemocionais são:

  • ética;
  • paciência;
  • confiança;
  • responsabilidade;
  • criatividade;

Nas crianças, o aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais trazem benefícios consideráveis para o desenvolvimento da personalidade e que são levados para a vida adulta, contribuindo para seu futuro pessoal e profissional.

Um ambiente ideal para aprender linguagens de programação

Com a transformação digital acontecendo de forma tão intensa e acelerada, não basta aprender português ou matemática, conhecer e saber usar a tecnologia de forma aprofundada passou a ser tão importante quanto.

Sendo assim, investir na educação digital para crianças e adolescentes vai ajudar a preparar os pequenos para viver no contexto em que nasceram.

De qualquer forma, não basta apenas escolher uma escola pelos cursos que elas oferecem, mas pelo ambiente que proporcionam.

Além de instruir acerca das linguagens de programação, o ambiente em que o aluno vai estar nos momentos de estudo deve ser aconchegante e silencioso. Sem esquecer das melhores tecnologias sempre disponíveis para a criação de novos softwares.

Na I Do Code prezamos pelos bons ensinamentos e pelo aprendizado da criança e do adolescente. Sendo assim, preparamos cursos que não apenas ensinam a criar tecnologia, mas, principalmente, a inovar.

Aqui, nossos alunos são desafiados com novos problemas, o que fortalece o raciocínio lógico. Dessa forma, sua criatividade e concentração são exercitadas ajudando-os a pensar de forma clara e objetiva.

Se interessou e quer saber mais sobre os nossos cursos? Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas com nossa equipe especializada.