imagem de uma programação em texto

Programação: você sabe o que pode ser feito com ela?

Uma das aptidões que vem sendo mais valorizadas nos últimos tempos é saber programar. Com conhecimento de programação, muitas portas se abrem e alguns já dizem que é a profissão do futuro. Mas, afinal de contas, o que é a programação e o que se faz com ela?

Por mais que não se perceba, nosso cotidiano está repleto de programação na tecnologia. Basta pegar o smartphone em mãos ou ligar o notebook. Programar, em resumo, é criar programas – para computadores, celulares, dentre outros – um processo que envolve escrita, testes e manutenção desses programas que, por sua vez, englobam conjuntos de instruções e tarefas para as finalidades desejadas. 

Os softwares que fazem parte do dia a dia, como Word e Excel e Play Store também são frutos da programação. Graças a ela, muitos outros softwares são criados, além de movimentar muito o mercado financeiro e de trabalho. Apresentaremos a seguir algumas possibilidades do uso da programação.

Programação de aplicativos

Sem dúvida a programação mais atual é a criação de aplicativos. Os mais famosos são muito bem conhecidos, a exemplo de Uber e Whatsapp. Aplicativos úteis, com bom funcionamento e design estão no momento de maior potencialidade para destaque e reconhecimento.

Há quem diga que esse setor da programação é também uma boa área para quem quer começar a programar. Se a ideia é desenvolver algo para Android, a tecnologia Java, referência em linguagem de programação, costuma ser a ferramenta mais recomendada.

Programação de jogos

Os jogos tem importância reconhecida no mundo dos jovens e vem também ganhando legitimidade no mundo profissional – afinal, existem feiras voltadas a essa temática e campeonatos internacionais de games. Esse universo também só é possível e cada vez mais diversificado por conta da programação.

Seja como um passatempo no final do dia, um modo de aprender e desenvolver raciocínio lógico e estratégico ou como treinamento para disputar um prêmio num campeonato, os games vieram para ficar e se expandir.

As linguagens mais conhecidas para programar jogos são Python e C.

banner curso criacao de python

Programação em sistemas Web

Outra possibilidade para o universo da programação é a criação em sistemas web. Falamos, aqui, de programas que são executados pelo Google Chrome e Internet Explorer, por exemplo o Facebook. As linguagens mais utilizadas são HTML, CSS e Javascript (que já mencionamos).

Scripts

Basicamente, os scripts são formas de automatizar uma tarefa no computador. Ao serem executados, podem, por exemplo, informar quantas pessoas por dia acessaram um site específico. Utilizar um script é permitir que uma ou mais atividades sejam feitas automaticamente invés de precisar fazer todas, uma por uma, manualmente, facilitando enormemente alguns trabalhos exaustivos. 

As linguagens mais comuns para Script são Java, C++, Python, dentre outras. 

Programação de criação de automação

Um pouco menos internético e ainda fundamental é o ato de programar uma automação. A partir disso, ações são gerados com base em comandos acionados por humanos ou sensores. O elevador é um exemplo cotidiano da automação. A programação é feita para enviar um elevador ao andar em que está quem aciona o botão e, depois, levar essa pessoa ao andar que ela seleciona em seguida. 

Há, ainda, programação de nível industrial. Uma boa amostra é o Computador Lógico Programável, ou CLP. Com esse sistema de computador industrial, uma programação é feita para que operações sejam realizadas de modo automático, a partir de sensores que emitem dados que são, por sua vez, captados e processados pelo CLP.

Robótica

A área multidisciplinar, que alia ciência e engenharia, engloba diversos tipos de emissão, captação, processamento de dados e tem a programação em sua base é a robótica. Com inteligência artificial em crescente de desenvolvimento, hardwares de qualidade sendo mais e mais estudados para essa finalidade e as promessas para o futuro da programação, a robótica tem um incrível potencial.

Utilizando principalmente a linguagem C são formados os robôs. Não se trata apenas de robôs industriais ou altas inteligências artificiais como a Sophia, mas da junção de hardware adequado com software de programação funcional. Assim, pequenas máquinas que respondem bem a comandos já são parte da robótica.

Creative Coding

Por último, há um movimento de criar sistemas que não priorizam a funcionalidade mas sim o visual. Podem ser inúteis, mas serão hipnotizantes. Essa é a intenção do Creative Coding. A programação nesse caso serve a uma finalidade artística: montar uma bela sequência de imagens com movimentos muitas vezes estonteantes, ou ainda ser a base para qual uma impressora 3D fará uma escultura. 

Pensar o futuro com a programação

Já se tornou impossível tentar visualizar o futuro sem a tecnologia. Há décadas atrás, filmes retratavam um futuro com carros voadores e o que vemos hoje, além de foguetes e a investida em conhecer a galáxia graças à tecnologia, é também a presença dela em cada detalhe do nosso cotidiano.

A melhor parte disso tudo é poder usufruir do que a tecnologia melhor pode nos oferecer. A programação, facilitando o dia a dia, nos lembra disso constantemente!

Desse modo, pensar no futuro é também pensar na entrada da programação em nossas vidas. Tendo consciência dessa entrada, estaremos melhor preparados e não haverá surpresa com o aumento da demanda desses profissionais no mercado de trabalho, por exemplo. Em alguns fast foods, as pessoas fazem seu pedido sem contato com outro ser humano e isso também é resultado dos avanços da programação.

De participação na indústria a um modelo de movimento artístico, a programação pode ser o capital inicial na vida de uma pessoa para investimentos em áreas cada vez mais diversas. Na área da saúde também há a crescente utilização de robôs em cirurgias e alas de enfermagem.

Entendemos, assim, que a programação tem potencial de mudar o futuro de uma pessoa ou permiti-la estar mais atualizada com as tecnologias e o rápido pensamento de sua época. Sem grandes segredos, a programação acaba por ser um investimento que dificilmente levará alguém ao prejuízo. 

De todo modo, não dá pra ficar totalmente alheio às mudanças dos tempos, não é mesmo?

Similar Posts