imagem com fundo preto e texto de programação

Linguagem C – Aprenda a programar nessa linguagem

A programação está presente em cada detalhe da nossa vida. Seja nos programas que você usa diariamente no seu computador, nos apps do seu smartphone ou até mesmo no seu relógio digital. E mesmo que não saiba, a linguagem C está presente em muitos deles. 

É inevitável enquanto você faz suas tarefas diárias se deparar com dispositivos eletrônicos que fazem as tarefas por você ou facilitam seu trabalho poupando muito tempo e esforço.

E provavelmente você já deve ter se perguntado como se faz para desenvolver esses dispositivos ou como eles sabem o que deve ser feito de acordo com cada situação, com essa curiosidade chegou até aqui.

Se você já tem algum conhecimento sobre programação, provavelmente você conhece ou já ouvir falar da linguagem C, mas poucas pessoas que estão começando a programar buscam estudá-la e utilizá-la hoje em dia por ser muitas vezes taxada como difícil ou até mesmo como ultrapassada. Mas na verdade a linguagem C ainda é uma das mais utilizadas nos dias atuais e vem sendo constantemente atualizada.

Por que a linguagem C é tão utilizada?

A linguagem C ainda é uma das mais utilizadas no mundo porque seus recursos a tornam mais próxima da linguagem de máquina, sendo implantada na maioria dos hardwares e drivers e também em muitos softwares desde sua criação nos anos 70 até os dias atuais.

Mesmo com os aplicativos e jogos mais atuais não sendo programados em C, sua facilidade de acesso a memória da máquina e seus recursos de modularidade fazem com que os programas feitos com ela e que utilizam destes recursos possam ter uma performance muito melhor quando comparada a maioria das linguagens de alto nível, como o C++ por exemplo.

Outro uso bem comum da linguagem C é na programação de microcontroladores e microcomputadores na área da robótica. Grandes exemplos para eles são as placas de desenvolvimento Arduino e os microcomputadores Raspberry Pi os quais utilizam bastante da linguagem C. No Arduino, C é a linguagem padrão de programação, porém no Raspberry a linguagem padrão é o Python, sendo que a linguagem C é passível de ser empregada.

Por que aprender a programar em linguagem C?

Além de ser uma das linguagens mais usadas atualmente, ela é uma ótima linguagem para quem está começando a entrar no mundo da programação. Além de suas sintaxes serem muito simples, muitas das linguagem posteriores foram criadas baseando-se nela, então quando você for estudar novas linguagens vai se sentir de certa forma familiarizado com elas. 

Existem diversos sites que podem te ensinar programação ou que podem te ajudar a ser um melhor programador. Mas nesse post selecionamos algumas plataformas que oferecem cursos para que você possa aprender exclusivamente a linguagem C do zero, facilmente.

banner minicurso linguagem c

Udemy

Interface da Udemy
Interface da Udemy

Como já falamos aqui no blog, a Udemy é uma plataforma de aprendizagem on-line reconhecida mundialmente. Existe sua versão para web além do seu aplicativo para celulares.

Com mais de 100.000 cursos online de instrutores especializados, é possível encontrar uma boa quantidade de cursos de linguagem C para todos os níveis. Esses cursos podem ser encontrados por um valor pequeno ou gratuitamente, basta você filtrar sua pesquisa e encontrará vários cursos gratuitos na plataforma.

Coursera

Interface da Coursera
Interface da Coursera

O Coursera é outra grande plataforma de aprendizagem à distância. Existem vários cursos ministrados em vídeo de professores especializados para que você possa aprender C e várias outras linguagens diferentes.

Outro aspecto importante, é que os cursos podem ser encontrados do nível básico ao avançado, então mesmo que você já tenha conhecimento, pode aprender sempre mais com os materiais disponíveis.

Assim como na Udemy existem cursos pagos e gratuitos que você pode escolher de acordo com seu gosto e necessidade

edX

Interface da edX - Linguagem C
Interface da edX

A edX é mais uma plataforma de aprendizagem gigantesca onde você pode encontrar cursos online de Harvard, do MIT e de mais de 140 das maiores instituições de ensino do mundo.

O site disponibiliza várias categorias, e você pode encontrar facilmente cursos para você aprender linguagem C divididos em níveis de conhecimento.

Pluralsight

Interface da Pluralsight - Linguagem C
Interface da Pluralsight

A Pluralsight é mais uma plataforma de aprendizagem online, esta por sua vez disponibiliza cursos voltados para a área de programação e computação em geral e também oferece cursos tanto gratuitos quanto pagos de vários professores certificado pelo mundo.

Atualmente a plataforma possui mais de 7000 cursos em vídeo e possui planos de cursos individuais, para negócios e também para organizações de ensino sem fins lucrativos.

Agora é só você escolher a plataforma que mais te agrada, definir sua metas e começar a programar.

Gostou do artigo? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts