lógica de programação

O que é lógica de programação?

Muita se fala atualmente sobre programação, sobre seus usos atuais, demanda no mercado de trabalho, entre outros. Porém, nem sempre se fala sobre lógica de programação. Embora sua importância não seja muito discutida, ela é vital para o aprendizado da programação, e também pode contribuir muito para o desenvolvimento de uma pessoa, ensinando-a a organizar o próprio tempo, subdividir tarefas, ter maior facilidade com logística, entre outras habilidades importantes.

Por isso, que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto? Neste artigo vamos explicar brevemente o que é a lógica de programação e como ela é importante na vida das pessoas.

Conhecendo o algoritmo

Você conhece a palavra “algoritmo”? Talvez você já tenha lido ela em algum texto sobre programação ou tenho ouvido ela em algum filme de ficção científica. O fato da palavra ser um tanto diferente do que estamos acostumados pode dar a entender que se refere a algo muito complicado, mas na verdade é um conceito bem simples.

Um algoritmo é uma sequência de ações a serem executadas em ordem. Isto é, primeiro a primeira ação, em seguida a segunda ação, e assim por diante. Você provavelmente já entrou em contato com algoritmos antes: receitas são um tipo de algoritmo, assim como são instruções de montagem de móveis, instruções de uso de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos, entre outros.

Por que é importante saber o que é um algoritmo? Porque a lógica da programação é um tipo de lógica algorítmica, isto é, de lógica de criação de algoritmos. Por fora isso pode parecer fácil, afinal, coisas como receitas e instruções de uso tendem a ser bem simples e diretas. Porém, criar um algoritmo é um processo cuidadoso: é preciso descobrir qual a ordem correta das ações a serem seguidas (pois algumas só podem ser feitas se outras ações forem feitas anteriormente) e é preciso usar o linguajar que o usuário conhece (para não criar confusão).

A lógica de programação

E como se aplicam esses algoritmos na lógica de programação?

Programar não é nada mais do que criar algoritmos para o computador. Isto é, criar uma sequência de comandos a serem executados, em ordem, pelo computador. Os mesmos desafios envolvidos com a criação de algoritmos também se aplicam à programação.

Por exemplo, a ordem de execução é extremamente importante. Ao executar o código, o computador o executará linha por linha. Ele só mudará essa sequência se você instruí-lo a ir para outra linha ou outra seção do código.

Similarmente, em programação existe também o conceito de “controle de fluxo”: alguns blocos de códigos somente são executados se apresentarem as condições corretas para isso. Portanto, os algoritmos não são tão lineares como uma receita: eles apresentam diversos possíveis caminhos e combinações de caminhos.

banner angry birds

Além disso, é necessário também utilizar alguma linguagem que o computador conheça. Embora comandos de voz estejam se tornando uma forma mais comum de instruir o computador a realizar algumas tarefas, eles ainda não são suficientes para desenvolver programas complexos como jogos e aplicativos.

Para esses casos, a linguagem que o computador conhece é a linguagem de programação. Conhecer essas linguagens, seus comandos, suas estruturas e filosofias é importante para criar algoritmos eficientes e que sejam capazes de ser executados.

Embora pareça complicado aprender todos os termos envolvidos com uma linguagem de programação, aprender a lógica de programação tende a ser muito mais difícil. Por isso o uso de abordagens como o Portugol para ensiná-la antes de entrar na programação em si.

A importância da lógica de programação

Como a lógica de programação é baseada na lógica algorítmica, aprendendo a programar você também aprende a criar algoritmos em geral. Isso significa que aprender a programar também ajuda a desenvolver habilidades muito úteis em outros aspectos da vida cotidiana.

Mas, como isso funciona? Nós criamos algoritmos no dia a dia?

Sim! Por exemplo, para criar nossas rotinas diárias. Logo de manhã, qual sequência devemos fazer antes de ir para o trabalho ou para a escola? Acordar, se levantar, se vestir, tomar café da manhã, escovar os dentes, trocar de roupa e sair. Dá para se vestir antes de se levantar da cama? Talvez, mas precisaria de um pouco mais de esforço. E escovar os dentes de tomar café da manhã? Até dá, mas os dentistas recomendam que os escove após comer.

Além de ordenação de tarefas, a lógica de programação também ensina a subdividir tarefas em tarefas menores, e a ordenar essas tarefas de forma a atingir o objetivo final. Muitas pessoas apresentam dificuldade de começar projetos por não saberem como fazer essa subdivisão, pois isso torna mais difícil saber por onde começar. Para quem está acostumado a programar, isso é mais fácil, pois o computador te limita a um pequeno conjunto de comandos, portanto você precisa subdividir seu aplicativo ou jogo em uma série de blocos que utilizem esses comandos.

E quando múltiplas pessoas estão envolvidas? A lógica de programação também ensina habilidades de liderança. Se você está fazendo um trabalho em equipe, essa habilidade de subdivisão e ordenação de tarefas torna mais fácil dividir o trabalho de forma que a quantidade de trabalho seja igualitária. É preciso selecionar as tarefas que possam ser feitas, considerando as que já foram realizadas, e também planejar quais serão as próximas, para garantir que tudo seja feito no tempo certo e todo mundo possa contribuir. E isso também se aprende com programação, através do que é conhecido como “programação paralela”.

Saiba mais

Programação e lógica de programação são assuntos comuns aqui na I Do Code. Caso queira saber mais sobre o assunto, confira esses nossos artigos:

Similar Posts