Linguagens de programação que são compatíveis com várias plataformas.

Linguagens de programação: como escolher a melhor para você aprender?

Seu filho gosta de tecnologia? Por que aprender linguagens de programação pode ser uma boa alternativa? Saiba qual é a melhor linguagem de programação de acordo com a idade.

Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas vêm fazendo pesquisas no Google sobre Home Office e não é para menos. Segundo pesquisas da empresa de monitoramento de mercado Hibou, 6 em cada 10 brasileiros estavam, no final de março, fazendo trabalho Home Office. Isso gerou o interesse de muitas pessoas por empregos que garantam a estabilidade em meio a crises como a pandemia do coronavírus, que já chega a causar o desemprego para 11% da população brasileira. Por esse motivo, as linguagens de programação nunca tiveram um aceleramento tão grande em crescimento e importância, porém, não raro na internet encontramos pessoas prometendo emprego fácil com origem duvidosa.

Nesse artigo que preparamos especialmente para você, veja como ajudar os mais jovens a ter um objetivo nessa área, observando como escolher a melhor linguagens de programação para aprender, que mais atendem ao mercado, oportunizando novas oportunidades de emprego e como você pode tirar do papel o interesse de entrar no ramo da programação.

Antes de começar a falar com você sobre as linguagens de programação, gostaria de mencionar primeiro que ela, por si mesma, não faz um bom programador, isso porque deve se considerar que há diferentes áreas relativas a esse mercado. Algumas delas levam a infinitas possibilidades. Nesse artigo, veja duas áreas que estão em alta no ramo da programação, e qual é melhor para cada pessoa, nos ramos de:

  • Criação de jogos;
  • Programação de aplicativos.
banner curso criacao de jogos

Linguagens de programação para criação de jogos

O mercado de jogos crescerá até 2022 cerca de 5% abrindo oportunidade para um ramo extremamente solicitado no futuro. Por onde começar? Escolhemos três exemplos para ajudar você a entender como os mais jovens podem seguir nessa área:

Linguagem de programação Scratch

Usado por mais de 11,5 milhões de pessoas é a plataforma ideal para ensinar crianças e adolescentes a ter um primeiro contato com as linguagens de programação, afinal ela faz com que ao invés de decorar instruções, a criança e o jovem organizam dados de acordo com a finalidade do jogo criado. Essa plataforma é usada pela I Do Code, principalmente por diminuir a taxa de desistência do aprendizado da linguagem de programação, que pode chegar a 61% nos cursos de tecnologia, fato que não acontece quando a forma de ensinar é a correta. Então se você busca uma linguagem de programação para crianças e jovens, essa é a melhor escolha.

C++

É uma linguagem de programação com muitos detalhes, ou seja, não é tão fácil de aprender. No entanto, vale ressaltar que é a mais requisitada para quem precisa entrar no mundo dos games, sendo usada em plataformas líderes no ramo como a Unity, por exemplo. O mundo da programação requer constante estudo e atualização de quem irá entrar na área. Se você precisa aprender uma linguagem de programação específica, que te ajude a entrar no mundo da tecnologia e futuramente aprender outras saiba que a maioria das linguagens de programação orientadas a objetos são baseadas em C++ e vai ajudar o estudante a ter embasamento para posteriormente se atualizar.

JavaScript

Atualmente é uma das linguagens que mais crescem no mercado, porque muitas bibliotecas e atualizações que permitem que essa linguagem desenvolva jogos para computadores, celulares, páginas da internet e até consoles. Ela é uma linguagem fácil de ser aprendida, mas não garante de maneira autônoma que o desenvolvedor faça todo o projeto apenas sabendo essa linguagem. Portanto, requer que a pessoa tenha noções de outras linguagens de programação e de marcação de texto como o HTML5.

Melhores linguagens de programação para desenvolver jogos?

As linguagens de programação de jogos mencionadas são apropriadas para cada idade e tempo disponível. Se você precisa ter um primeiro contato, escolha a Scratch, já se você quer uma linguagem de programação que te permita ter um amplo acesso de mercado na criação de jogos, o C++ é melhor opção. Já se você quer ampliar as possibilidades, e desenvolver para muitas plataformas, o Javascript pode ajudar. Em todos os casos a I Do Code oferece a melhor educação para linguagens de programação e poderá ajudar você a direcionar seus filhos a uma aprendizagem mais efetiva.

Programação de aplicativos

Facebook, Instagram e outros aplicativos foram criados usando a linguagens de programação como Python.
Aplicativos que geraram lucratividade

Uma tendência cada vez maior no mundo da tecnologia é a de jovens empreendedores que tem uma ideia criativa, criam um aplicativo que facilita a vida de todos e acabam faturando muito com isso. Qual é a melhor alternativa entre as linguagens de programação de aplicativos?

Python

O Python é uma linguagem que vem crescendo muito no mercado, principalmente pela compatibilidade de plataformas e uso para ferramentas que precisam de inteligência artificial, o que faz com que essa linguagem se torne mais difícil de ser substituída por outra futuramente. Se você quer que seu filho encontre uma linguagem que é usada por empresas como Netflix, Google e Facebook considere matricular ele em um curso de programação que ensine Python, que você poderá ver alternativas aqui.

Java

Uma linguagem sólida, que há anos encontra-se nas linguagens mais usadas no mundo, oportunizando áreas para a criação de sites, programas para computador e aplicativos para celulares. Atualmente é o mais requisitado em entrevistas de emprego e a mais lembrada para quem usa a plataforma Android Studio. Assim como outras linguagens de programação que estão há um bom tempo no mercado, possui excelentes cursos disponíveis e uma grande área de atuação. Não é tão fácil de aprender quanto o Python, entretanto, dificilmente você não encontrará projetos sendo feito e distribuído no mercado nessa linguagem.

Melhores linguagens de programação para aplicativos?

Nesse sentido, se você busca algo mais fácil de aprender que terá ampla utilização futura no desenvolvimento de aplicativos, recomendamos a linguagem de programação Python. No entanto, se você precisa de resultados mais rápidos e busca o mercado atual, o Java é ainda a melhor linguagem de programação nesse sentido.

Deseja orientação com especialistas no ensino de programação? Visite a página inicial do nosso site e veja como a I Do Code pode te ajudar.

Similar Posts