Aprender a programar

Aprender a programar: 10 dicas para aprender por onde começar

É comum que muitas pessoas tenham vontade de aprender a programar, mas não sabem por onde começar. Dessa forma, esclarecemos algumas dúvidas frequentes para guiá-los no início desse processo de aprendizagem. 

Há diversas linguagens muito interessantes para começar a aprender sobre programação, porém, isso irá variar de acordo com o objetivo de cada pessoa e no que ela irá aplicar seus conhecimentos.

Dessa maneira, é necessário encontrar o motivo pela qual impulsionará a aprendizagem e a força de vontade, por exemplo, seja uma criação de jogo, criação de sites específicos, dentre outras opções. 

banner minicurso python

Aprender a programar: por onde começar? – Passo a Passo

1. Tenha metas e objetivos

Essa primeira etapa se resume ao que já foi falado anteriormente. Esse passo pode parecer simples, mas se você não tiver um objetivo traçado que lhe motive a aprender sobre algo que não é fácil, é comum que você desanime em pouco tempo. 

Logo, antes de iniciar os estudos, é importante ter em mente o motivo para que você aprenda sobre algo e, sempre quando houver algum tipo de desânimo, a motivação será maior e o risco de desistência é menor. 

2. Inicie pela lógica da programação

Logo depois de ter um objetivo firmado, o passo seguinte é aprender a lógica da programação. Em cursos de programação, por exemplo, na maioria das vezes são exigidos os conhecimentos sobre lógica de programação. 

Isto, portanto, é a base para poder programar em quaisquer linguagens e, independente de qual linguagem você for utilizar, é necessário saber sobre a lógica de programação. 

3. Realize todas as etapas

Fazer todas as etapas sem pular nenhuma é extremamente importante, isso pelo fato de que é comum que quando encontramos facilidade em algo, começamos a julgar como sem importância e pular algumas das partes que farão diferença no aprendizado posterior. 

Dessa forma, por mais que algumas etapas possam parecer mais chatas e sem importância para muitos, é preciso não pular elas para que todo o aprendizado seja somado no final de tudo. 

4. Defina a área de atuação

Definir a área de atuação ajudará na hora de adquirir o conhecimento sobre programação. Então, é necessário descobrir qual plataforma é interessante para desenvolver programas. 

Nesse sentido, é necessário fazer uma avaliação de acordo com o seu interesse pessoa, sendo para jogos, mobile, sistemas, aplicações web, dentre outras áreas. 

À medida que conhecimentos e experiências forem adquiridas, haverá a possibilidade de mudar seu foco conforme for o desejado. 

5. Crie suas próprias regras

Ao longo do aprendizado sobre programação, é importante criar algumas regras conforme for estudando, realizando anotações, definindo horários de estudos, escrevendo códigos e criando associações para que haja memorização com o que está sendo abordado. 

6. Cuidado com os maus hábitos

Quando se aprende programação é necessário praticar para adquirir experiência sobre o que está sendo visto na teoria, sendo semelhando a aquisição de novos idiomas. 

Dessa forma, é de extrema importância que a pessoa que está estudando não cria maus hábitos, por isso, é necessário buscar por referências de bons programadores e ter boas fontes de estudos. 

7. Escolha a linguagem de programação adequada

É preciso começar pelas etapas básicas e ir progredindo conforme o aprendizado e, depois de adquirir o conhecimento sobre a lógica de programação, aprenda uma linguagem mais fácil para este primeiro momento.

Ao invés de começar com Java, tente aprender Python primeiro, mesmo que o objetivo seja se especializar em Java posteriormente, por exemplo. Assim, será mais fácil de compreender os conceitos sem que haja desânimo diante das dificuldades em certas linguagens. 

8. Faça networking 

Mesmo que esteja aprendendo a programar sozinho, é relevante manter contato com demais programadores para trocar experiências. Isso lhe ajudará a se manter animado ao ver que dificuldades são comuns no contexto de aprendizagem de programação. 

9. Procure e compartilhe conhecimento

A internet, hoje em dia, é um dos melhores suportes para aprender a programar. Além disso, o uso da web proporciona buscas por conhecimento e compartilhamentos de coisas que você já aprendeu e quer ajudar novos estudantes. 

Sendo assim, há muitos grupos de discussão e compartilhamento pela internet em que há a possibilidade de entrar em contato com muitos programadores já experimentes que se dispõe a ajudar em muitos sentidos.

Por isso, busque por novos conhecimentos e compartilhe os que você já adquiriu com novos estudantes que são novatos iguais você foi um dia. 

10. Se mantenha motivado e não desanime

Como mencionamos em alguns momentos, não é fácil adquirir o conhecimento de programação e precisa praticar muito. Por isso, as habilidades não serão conquistadas do dia para a noite. 

Dessa forma, não se pode desanimar dos estudos pelo fato de que, com o tempo, todo o esforço será recompensado e valerá a pena ter tal aprendizado que proporciona muitos ramos de aplicação, além de ser um grande diferencial. 

Gostou das dicas sobre aprender a programar? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Similar Posts