Criação de games - 6 dicas para se tornar um desenvolvedor

Criação de games: 6 dicas para se tornar um desenvolvedor de games

O mercado de criação de games tem crescido bastante nos últimos anos, sendo responsável não apenas pela geração de boas oportunidades de empregos para programadores, mas também por ser um dos principais nichos que estimulam a inovação e o avanço constante da tecnologia. 

Em termos gerais, é uma área que abrange diversas habilidades, como a capacidade de trabalhar em equipe, de transitar em diversas áreas de conhecimento (afinal, existem games com diversos temas diferentes, sobre eras antigas, zumbis, navegação, vida no espaço, e por aí vai) e de ser inovador. 

Ao mesmo tempo, é um mercado dinâmico que possibilita crescimento econômico e pessoal e que abraça pessoas das mais diversas gerações, sendo um bom setor tanto para quem está dando os primeiros passos na carreira, quanto para quem deseja mudar de profissão e tornar-se programador. 

Se você se encaixa em qualquer um desses perfis e deseja se tornar um desenvolvedor de games de sucesso, então confira a seguir as 6 dicas que separamos para te ajudar a ingressar nesse universo cheio de possibilidades:

Desenvolva bons conhecimentos introdutórios

Bom, o primeiro passo a ser considerado em qualquer área de atuação é desenvolver uma base sólida de conhecimentos introdutórios que garanta um avanço seguro e eficiente para as etapas mais específicas do aprendizado, e na área de programação de games, um dos principais conhecimentos que você deve adquirir e dominar é a lógica de programação, que explicamos detalhadamente neste artigo.

O segundo conhecimento básico que vai possibilitar que você alcance grandes resultados na programação de jogos é a computação gráfica, que diz respeito a criação de imagens computadorizadas. É importante procurar entender sobre cores, tipos de imagens e renderização, por exemplo. 

Por fim, uma terceira habilidade que fará a diferença é a de conseguir elaborar soluções em formato de game. Quando você consegue criar um jogo sozinho, o aprendizado ganha um teor prático que vai te ajudar a ter uma performance melhor quando passar para um projeto de maior porte e em equipe, pois você já terá vivenciado, ainda que em proporção mais simples, todas as fases da elaboração e concretização de um projeto.

banner curso criacao de jogos

Busque uma boa formação na área 

Uma boa formação é essencial para atuar em qualquer mercado, e não seria diferente com o mercado de desenvolvimento de jogos. Uma formação de qualidade na área pode ser alcançada por caminhos diferentes, mas é sempre necessário ter uma base sólida em programação. 

Se você desejar ter conhecimentos mais profundos, uma formação superior em Ciência da Computação ou Sistemas de Informação é uma boa maneira de ingressar na área, se especializando em desenvolvimento de jogos através de cursos avulsos simultâneos à graduação ou de uma pós-graduação. 

Por outro lado, se você tiver interesse em seguir um caminho mais rápido para a formação, um curso técnico ou tecnólogo já na área de desenvolvimento de jogos é uma boa opção.

Trabalhe soft skills interessantes para a criação de games

A terceira dica está bastante ligada à conseguir se inserir no mercado de jogos, que é o desenvolvimento de soft skills importantes para se sair bem na área. Em recursos humanos, o termo soft skills se refere às habilidades interpessoais de um colaborador que, em conjunto com as habilidades técnicas (hard skills), definem o potencial de produtividade e cooperação do profissional. 

Na área de desenvolvimento de jogos, algumas soft skills que você pode buscar desenvolver para se destacar no mercado, são:

  • Concentração
  • Trabalhar bem em equipe 
  • Flexibilidade
  • Vontade de aprender 

Conheça as ferramentas utilizadas no desenvolvimento de games

A quarta dica é fundamental principalmente para que você consiga começar a estudar desenvolvimento de jogos mesmo que de forma autônoma, que é conhecer as principais ferramentas utilizadas para criação de games. As duas principais ferramentas que você deverá saber utilizar são os motores de jogos e as linguagens de programação, ambos explicados a seguir.

Motores de criação de games (Engines)

Os motores de jogos ou Engines são softwares que possibilitam a criação de games de modo mais simples, oferecendo bibliotecas e ferramentas que ajudam a unificar o processo de programação, design e renderização em uma única ferramenta. As engines mais populares atualmente podem ser aprendidas diretamente pelos sites oficiais, ou por cursos específicos, são elas: 

Possuir conhecimentos em uma ou mais engines, principalmente das mais populares, é fundamental para um desenvolvedor de jogos que realmente queira se inserir no mercado. 

Linguagens de programação

A segunda principal ferramenta que deve ser dominada por um desenvolvedor de games é pelo menos uma linguagem de programação que seja utilizada nessa área. Atualmente, a linguagem mais utilizada por programadores de jogos é a C++, devido ao número de engines que a utilizam e à performance que ela entrega no resultado final do jogo.

Por conta da popularização da Unity, a segunda linguagem mais utilizada atualmente para programar jogos é a C#. Assim, se você quer ser um programador que possui grande visibilidade na indústria de games e estar apto para se candidatar a vagas de grandes produtoras, como a Sony, Nintendo ou Windows, aprender C# e C++, bem como desenvolver suas habilidades usando uma engine, é o caminho mais sábio.

Procure desenvolver conhecimentos sobre as diversas etapas da criação de games

A quinta dica deste artigo vai te ajudar a ser um profissional mais antenado nas etapas de desenvolvimento dos jogos, melhorando o seu poder de comunicação com os outros profissionais que participam do desenvolvimento, como gestores de projetos e designers, além de outros programadores. 

No geral, podemos dividir o desenvolvimento de jogos em uma etapa mais voltada para engenharia de projetos, que geralmente inclui os seguintes processos: 

  • Elaboração da ideia – que pode incluir o tema principal do jogo, o tipo de jogo, entre outras características. 
  • Pesquisa de mercado  – que como o nome já indica é uma etapa que auxilia a identificar jogos já existentes, bem como um público em potencial para o game. 
  • Definição de ferramentas – que é o processo de identificação da engine, linguagem de programação e outras ferramentas que garantam um bom desempenho para o jogo.

Talvez, como programador, você não possa participar ativamente da primeira etapa do processo, mas certamente terá acesso a algum documento com as conclusões da equipe responsável por ela. Caso isso aconteça, é importante que você realize pelo menos uma leitura adequada do documento. 

As próximas etapas do desenvolvimento podem contar com sua participação mais ativa, são elas:

  • Desenvolvimento de protótipo – nesta etapa um protótipo de jogo pode ser desenvolvido por toda a equipe de desenvolvimento, ou apenas por uma parte da equipe.
  • Design – como o próprio nome já indica, essa equipe é responsável por garantir o bom desenvolvimento da parte visual do jogo, como criação de cenários, personagens, e assim por diante. 
  • Programação – essa é exatamente a equipe que você fará parte como desenvolvedor, portanto, conhecer a fundo todos os requisitos necessários para o cumprimento da etapa é fundamental.
  • Promoção e Lançamento – essa etapa geralmente fica a cargo da equipe de marketing, mas obter ao menos algum conhecimento nela te tornará um profissional ainda mais completo. 

Mantenha-se atualizado

Por fim, a última dica é sempre útil em qualquer área relacionada a tecnologia, especialmente na criação de games: manter-se informado. Busque estar sempre por dentro de novidades nesse universo, bem como das atualizações das engines e linguagens de programação que você utiliza, assim você estará apto para realizar projetos cada vez mais grandiosos e será um profissional de alto valor no mercado.

Quer manter-se informado sobre o mundo da programação e da educação tecnológica? Assine nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diretamente em seu email.

Visite também nosso Instagram!

Similar Posts