crianças criando jogos

Criar jogos: 4 passos para criar o seu

Criar jogos pode ser uma maneira divertida e dinâmica de iniciar na programação, possibilitando também o desenvolvimento de outras habilidades, como a pesquisa, o planejamento e a organização de projetos, empreendedorismo, design, marketing, entre outras, dependendo da finalidade do seu projeto. 

Para criar jogos de qualidade, sem perder tempo ou desistir do projeto no caminho, é necessário definir bem as etapas de desenvolvimento antes de pôr a mão na massa, identificando previamente possíveis problemas e suas soluções e definindo prazos e etapas que viabilizem a execução do projeto de maneira eficaz. 

Se você quer saber como, elencamos neste artigo os 4 principais passos que vão te ajudar a criar ótimos jogos do começo ao fim, confira:

1 – Comece documentando o seu jogo

A documentação deve ser o primeiro passo no desenvolvimento de qualquer software, incluindo jogos, embora nem sempre seja respeitada por desenvolvedores apressados. Ela faz parte das boas práticas de execução de projetos, evita problemas e travamentos no desenvolvimento e oferece mais facilidade na realização de manutenções e atualizações futuras.

A documentação do projeto do jogo define os aspectos que ele terá, bem como as etapas de desenvolvimento, com seus prazos e responsáveis. Mesmo que você pretenda criar jogos sozinho, essa etapa necessita de um tempo inicial e é fundamental para agilizar o processo de desenvolvimento que virá depois

Para a realização desse passo, separamos abaixo algumas perguntas que podem te guiar na criação do documento:

  • Sobre o que é o jogo?
  • Qual o objetivo da criação do jogo? 
  • Você vai criar o jogo sozinho ou contará com equipes de desenvolvimento?
  • Se sim, que equipes serão essas, quais as suas funções e como serão gerenciadas?
  • Quais ambientes e linguagens de programação serão utilizados no desenvolvimento?
  • Se para fins comerciais, como será o lançamento do jogo?

Para responder essas perguntas, é importante considerar as suas habilidades já existentes e quais precisará desenvolver (por exemplo, se você mesmo for criar o projeto gráfico do jogo, já possui conhecimentos suficientes para isso? Se não, quais ferramentas deverá aprender?).

Para criar jogos, também é importante considerar o aspecto financeiro do projeto, se será necessário arcar com algum custo, seja em uma ferramenta paga, na contratação de pessoas para integrarem uma equipe, ou nas despesas de anúncio no lançamento do jogo.

1.2 Utilizando ferramentas de gestão de projetos

Depois de considerados esses aspectos e respondidas as perguntas em um documento de texto, você pode também organizar as etapas de desenvolvimento do projeto com o auxílio de ferramentas online de gestão de projetos, como o Trello ou o Notion. Essas ferramentas têm a versão básica gratuita e possibilitam separar as etapas do projeto em listas e registrar os avanços, indicando atrasos e alterações. 

Outras duas vantagens da adoção de uma dessas ferramentas para criar jogos, são:

  • poder compartilhar com outras pessoas, o que é muito útil caso você queira criar jogos em equipe;
  • ter acesso a documentos e registros do andamento de todo o projeto estando em qualquer lugar, desde que tenha esteja conectado à internet.

2 – Crie um storyboard para o jogo

A criação de um storyboard é fundamental e pode ser realizada em paralelo com a documentação do jogo e ser anexada à ela, já que ele responde a pergunta “sobre o que é o jogo?” através de pequenos quadros que ilustram o desenvolvimento da história do jogo, os seus personagens e objetivos, cenários, ordem de acontecimento dos fatos ou fases, entre outras características. 

criar jogos: etapa de elaboração do storyboard - imagem de uma mão feminina ilustrando os quadrinhos de um storyboard à lápis
[sugestão de imagem sobre storyboard]

Essa etapa é extremamente importante para que o game tenha sentido e fique interessante para o jogador, além disso, o storyboard é um documento que guia tanto o desenvolvimento do código, quanto do projeto gráfico do jogo, ou seja, precisa ser bem detalhado e ter muita qualidade.

Para acompanhá-lo, você também pode criar fichas descritivas de personagens, com suas personalidades e funções da história, de cenários e de fases do jogo.

3 – passe para a parte prática do desenvolvimento

3.2 Desenvolvimento do código

Para essa etapa você vai precisar ter conhecimento aprofundado na linguagem ou linguagens escolhidas para o desenvolvimento do game.

Além disso, podem ser necessários conhecimentos em física e matemática, no caso de games com movimentos que imitam os aspectos físicos reais do planeta terra, como a gravidade, e o conhecimento total do storyboard do jogo, afinal, você e os outros membros da equipe de desenvolvimento (caso haja) serão responsáveis por fazer a história avançar. 

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3.3 Criação e execução do projeto gráfico do jogo

O projeto gráfico do jogo depende do conhecimento integral do storyboard por parte da equipe de design e envolve todo o aspecto de design do jogo, como a definição das características dos personagens e ambiente (se 2D ou 3D, por exemplo), definição de paleta de cores, fontes, estilo, e todos os elementos necessários para a renderização do jogo. 

A execução do projeto gráfico pode ocorrer em paralelo com o desenvolvimento do código, que deve ser integrado ao projeto gráfico. Depois que o código e o projeto gráfico estiverem totalmente integrados e finalizados, é possível realizar o lançamento, o que nos leva a próxima e última etapa. 

4 – E, por fim, realize o marketing de lançamento

A etapa de marketing e lançamento é bem variável e depende do objetivo do seu jogo, sendo mais comum em jogos comerciais. Ela deve ser planejada na documentação do processo, com a definição de se haverá a realização de anúncios pagos em mídias como o Youtube, Instagram e Facebook, por exemplo, e quanto de fundo financeiro existe para essa finalidade. 

Para a execução dessa etapa leva-se em conta o veículo que será utilizado para a divulgação. Se será no Youtube, por exemplo, para enfim produzir o material de divulgação, como vídeos de propaganda, e contratar o melhor plano de anúncios de acordo com os seus objetivos de alcance. 

Bom, agora que você conhece os principais passos para criar jogos inteiros do começo, já sabe qual é o primeiro, certo? Isso mesmo, tirar a sua ideia de jogo da gaveta! Vamos lá? 

Você pode iniciar as pesquisas lendo um artigo sobre as principais linguagens utilizadas para criar jogos e escolher a sua.

E se você ainda não tem uma ideia, que tal conferir um artigo sobre as principais tendências do mercado de games no Brasil? Basta clicar aqui para ler! 

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