jovens e a tecnologia: menino no computador

Jovens e a tecnologia: Como se tornar um profissional da área

Educar crianças e adolescentes focando na relação entre os jovens e a tecnologia é indispensável. Afinal, vivemos em uma Era onde a tecnologia esta cada vez mais presente em nossa vida.

Para onde se olha, existe a presença de uma cultura digital ao nosso redor. E no mercado de trabalho não é diferente. Cada vez mais os cargos em tecnologia estão impulsionando o mercado de trabalho brasileiro.

Mas, como estimular essa relação pensando no desenvolvimento profissional dos jovens? E exatamente sobre isso que falaremos nesse artigo!

Sabemos que os primeiros passos na carreira começam desde cerdo e nem sempre são os mais fáceis. Contudo, apostar em um ramo que oferece boas perspectivas sem dúvida é a melhor decisão para uma trajetória profissional de sucesso.

Nesse sentido, as profissões ligadas a tecnologia estão cada vez mais se consolidando no mercado. Principalmente com a transformação digital que vem ocorrendo em vários setores do mercado em decorrência do panorama de crise na saúde pública por conta da Pandemia.

Tanto é que segundo uma matéria do Correio Braziliense, entre as profissões que serão mais impulsionadas se concentram em 4 categorias. E a tecnologia é uma delas!

Por isso, os jovens que estiverem mais adaptados as novas tecnologias, sem dúvida terão mais chances de conseguir entrar nesse mercado.

Continue sua leitura e veja por que é importante incentiva a relação entre jovens e a tecnologia para construção de futuros profissionais nessa área. E como fazer isso de modo saudável, sem interferir diretamente na escolha profissional dos seus filhos. Confira!

Jovens e a tecnologia- Por que incentivar essa relação?

jovens e a tecnologia por que incentivar essa relação
jovens e a tecnologia

A medida em que os anos passam, várias profissões acabam se destacando mais que outras. Contudo, uma das poucas que permanece em constante ascensão são os cargos ligados a tecnologia.

Mesmo em épocas de crise, como a Pandemia em 2020, ela se manteve em alta. Não é à toa que segundo especialistas consultados pelo site InfoMoney, as carreiras ligadas a tecnologia estão entre as que provavelmente ficarão em alta no pós-pandemia.

Além disso, segundo o site CareerBliss, as profissões que estão associadas a este setor oferecem as melhores oportunidades de ascensão profissional. E, por isso, estão entre as 10 profissões mais recomendadas para quem está prestes a se formar nos EUA.

Esses dados só revelam que as mudanças no mercado de trabalho por conta das novas tecnologias já são uma realidade. E a tendencia é que, em pouco tempo, muitas profissões que hoje são consolidadas, podem perder espaço ou mesmo desaparecer em decorrência dessa evolução do mercado.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Mckinsey, cerca de 800 milhões de cargos podem ser extintos em decorrência das inovações nos próximos 10 anos. Ou seja, a maiores possibilidades de crescimento profissional pensando a longo prazo está no setor de tecnologia.

Por isso, incentivar a relação entre os jovens e a tecnologia pensando no desenvolvimento e ascensão profissional dos filhos é importante. Mas como prepará-los para isto?

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Como desenvolver a relação jovens e a tecnologia a nível de carreira?

Para desenvolver a relação entre jovens e a tecnologia de uma forma saudável, pensando na ascensão de carreira dessa geração é importante considerar alguns pontos. E entre os principais estão:

Avalie as habilidades comportamentais

É importante que você fique atento quanto as habilidades comportamentais (soft skills) dos seus filhos. Até mesmo para entender como elas podem ser trabalhadas para contribuir com seu ingresso nesse mercado.

Hoje em dia, os profissionais da área de tecnologia são, acima de tudo, empreendedores. Ou seja, para atuar nessa área não basta ter conhecimento técnico (hard skills).

Também é preciso desenvolver seu senso crítico, bem como de curiosidade, criatividade, resiliência, tomada de decisão e visão apurada para novas ideais. Até mesmo porque grande parte dos recrutadores atualmente buscam analisar mais as soft skills dos profissionais.

Então, se o seu filho(a) já conta com algumas dessas habilidades, cabe a você identificar o que mais precisa ser aprimorado para garantir seu desenvolvimento profissional nessa área.

Esteja atento ao cenário

De acordo com as habilidades comportamentais do seu filho, procure analisar quais entre as profissões disponíveis na área de tecnologia que estão em alta são mais compatíveis com sua área de interesse.

Em 2021, algumas carreiras estão em alta e ao que tudo indica tem tudo para continuar assim nos próximos anos. São elas:

  • Engenharia de dados
  • Segurança da Informação
  • Business Intelligence
  • Gestão de negócios de Inteligência Artificial
  • Perícia Cibernética
  • Desenvolvimento Móbile

Além destes existem muitos outros cargos promissores, ou seja, as possibilidades são infinitas. Então, analise o cenário e veja em qual dessas profissões seus filhos teriam maior potencial para ter sucesso.

Repense a estrutura

Outro ponto muito importante é o de repensar a estrutura que você oferece para eles hoje, de modo a estimular o interesse deles pelas áreas de tecnologias.

Para os jovens, existem algumas ferramentas básicas que você pode estar utilizando para colocar seus filhos em contato com esse universo de tecnologia, como:

  • Editores de texto
  • Planilhas eletrônicas
  • Softwares para apresentações escolares
  • Teleconferências

Além disso, também é importante incentiva-los a aprender e reaprender coisas novas ligadas a este setor. Isso porque este é um ambiente que vive em constante atualização. E manter os jovens e a tecnologia em sincronia nesse sentido é um diferencial que pode facilitar o ingresso desse público no mercado de trabalho.

Para isso é indispensável trabalhar a adaptação dos jovens a esse novo cenário e também contar com um programa educativo, capaz de estimular o interesse e prepara-los para ingressar nesse mercado.

Gostou da leitura? Buscando um programa educacional para preparar seus filhos para o mercado de trabalho com foco em tecnologia?

A I Do Code é um centro de educação tecnológica voltado para crianças e adolescentes. Trabalhamos como uma metodologia inovadora e dinâmica capaz de estimular habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe entre outros que ajudam a despertar naturalmente o lado empreendedor de cada aluno.

Acesse nosso site e conheça mais sobre os cursos que oferecemos neste link!

Similar Posts