Minecraft educacional: Jogos como ferramenta de aprendizagem
Você sabe o que é Minecraft? Vê sempre seu filho jogando por horas e não entende o motivo de tamanho interesse? No texto de hoje, vamos entender as razões desse fenômeno e saber porque o Minecraft educacional é considerado uma ótima ferramenta de aprendizagem.
O Minecraft é um jogo eletrônico da Microsoft que surgiu em 2011 e funciona em videogames, computadores, tablets e celulares. Baseado no fenômeno dos blocos de construção LEGO, o segredo do seu sucesso é a simplicidade: nele, todos os personagens e cenários são constituídos de blocos.
Isso mesmo: num momento de enorme avanço tecnológico no mundo dos games, Markus Persson, seu criador, resolveu investir na simplicidade. E não poderia ter dado mais certo: apenas no primeiro dia foram vendidas 1 milhão de cópias do Minecraft.
A diferença entre Minecraft e outros jogos eletrônicos
Ao contrário de outros jogos que possuem o que os jogadores chamam de “modo campanha” (basicamente, aquela estrutura dos games com fases a que todo jogador de videogame está acostumado), o Minecraft tem um funcionamento muito mais simples.
Ele cria uma um mundo aleatório e coloca o personagem que o jogador controla nesse mundo. Daí por diante, tudo que o jogador tem que fazer é “minerar”, ou seja, arrancar blocos do chão, das paredes e de todo o entorno e usar esses blocos para construir coisas novas.
Se você se lembrou do jogo de montar Lego, não passou muito longe. Assim como ele, o Minecraft é um grande estímulo à criatividade das crianças. Há, inclusive, inúmeros tutoriais e exemplos online para ajudar os jogadores a criarem estruturas, edifícios e qualquer outro tipo de coisa com seus blocos.
O Minecraft virou ferramenta para ensinar programação
Se você está antenado nas discussões sobre educação, já deve saber que uma das tendências dessa área é que os fundamentos da programação comecem a ser ensinados na sala de aula.
O projeto Code.Org já deu sua contribuição para isso através de vídeos do YouTube e resolveu usar o Minecraft para ajudar na tarefa. Segundo os produtores, o vídeo ajuda crianças a partir de 6 anos a compreenderem aspectos básicos de programação por meio desse simpático jogo.
Veja o vídeo, que é narrado por Jens Bergensten, que trabalha na empresa Mojang, a própria desenvolvedora do Minecraft:
Apostamos que, depois de ver esse vídeo, você vai se espantar de saber como programar não é nenhum bicho de sete cabeças!
Minecraft educacional é uma edição específica voltada para a educação
Os próprios desenvolvedores do jogo perceberam seu valor educativo e lançaram recentemente o Minecraft educacional (MinecraftEDU), uma versão que custa metade do preço e foi desenvolvida pensando nas escolas.
Assim como a versão original, esta também foi um sucesso de vendas, porque os educadores encontraram diversas utilidades na sua utilização. Confira algumas:
- Nos Estados Unidos, um professor pediu que a turma pesquisasse biomas, como florestas e montanhas, e criasse uma versão deles no mundo real. O maior aprendizado disso tudo? Entender como certos materiais são escassos e que sobreviver em cada tipo bioma é diferente.
- Há casos de professores que construíram réplicas de prédios através dos blocos do Minecraft. Para isso, foi necessário fazer cálculos e transpor as proporções matemáticas do mundo real para o universo do Minecraft.
- É possível fazer download de construções antigas e estudar História a partir de uma análise dessas construções e da interação com elas.
O sucesso do Minecraft educacional é só um de vários exemplos de como os jogos eletrônicos — e a tecnologia em geral — têm um papel central na sala de aula. Nunca é demais lembrar que jogos de videogame, tablets, Smartphones e outros aparelhos tecnológicos não são inimigos do aprendizado, mas seu grande aliado.
Quer saber como incentivar seus filhos a usar melhor o tempo no computador? Dê uma olhada nos nossos cursos.