Como estimular meu filho a ter mais concentração?

crianças em concentração

À medida que as crianças crescem, a sua capacidade de concentração melhora. Porém, essa melhoria não é somente por uma questão de idade, uma vez que podemos estimular o seu desenvolvimento de diversas formas e, assim, evitar a falta de concentração, principalmente em situações importantes para a vida dos pequenos.

Apesar de estarmos cientes de que a concentração é algo que se desenvolve com a idade, em alguns casos o seu desenvolvimento ainda não é suficiente, e acaba ficando mais perceptível, principalmente quando o seu filho começa a estudar e isso afeta o seu rendimento escolar, por exemplo. (Desenvolva as habilidades do seu filho lendo: Filho prodígio: 4 ótimas atividades).

É preciso entender que, apesar de o seu filho ter a capacidade de atender e compreender algo que lhe é solicitado, não quer dizer necessariamente que ele saiba, ou possa se concentrar e manter o foco em alguma atividade.

Se seu filho se distrai facilmente, você pode implementar algumas estratégias para melhorar seu nível de atenção e concentração. Confira a seguir algumas  dicas para estimular esta parte. Boa leitura!

Garanta um ambiente adequado ao seu filho e melhore a sua concentração

Quando existem dificuldades na hora de manter a concentração, é importante criar um ambiente auspicioso e garantir uma predisposição adequada por parte da criança.

Para isso é conveniente:

Buscar um espaço adequado à atividade que vai realizar: no caso de querer trabalhar a concentração para os estudos, o ambiente precisa ser bem iluminado, silencioso e arejado. Convêm que se trate sempre do mesmo espaço; desta forma, com o tempo, se produzirá uma associação – por exemplo, mesa-estudo-, que predispõe a criança a uma atitude de acordo com o que ela fará e, portanto, com maior concentração e empenho.

– Preparar previamente aquilo que será necessário utilizar em determinada atividade: as constantes idas e voltas para buscar materiais pode acabar com a concentração da criança. Além disso, lhe garanta um lanche antes de começar, para que não saia do foco e assalte a geladeira em meio aos estudos.

– Evitar distrações: a televisão, rádio ou computador, se não forem necessários para uma ocasião “X”, devem ser evitados. A música tranquila pode ajudar alguns perfis de crianças na concentração e outros não, portanto teste com o seu filho e verifique se funciona. Lembre-se de jamais colocar músicas com letras, uma vez que a letra dificulta a concentração diante da tarefa que a criança estiver realizando.

– Fixar-se em objetivos em curto prazo: ainda que tenhamos em mente uma meta em longo prazo, é importante manter os pés no chão e estipular objetivos mais próximos de se conquistar. Desta forma, facilitamos o planejamento que é a base da concentração.

– Incentivar os pequenos à sublinhar, fazer esquemas, mapas mentais e resumir: essas tarefas ajudar muito as crianças que possuem problemas de concentração e que se distraem facilmente.

– Aumentar a motivação com comentários positivos: na infância é fundamental que a criança aprenda a se “autoreforçar-se”, ou seja, que ele mesmo se parabenize e se sinta orgulhoso pelo trabalho bem feito e pelos resultados que foram obtidos em determinada atividade. Cabe aos pais promover essas ações e motivar a criança a valorizar seus avanços e evoluir cada vez mais. Leia mais a respeito desta questão em: “A importância do erro para o aprendizado”.

Jogos e exercícios que podem auxiliar seu filho a se concentrar mais

Veja a seguir algumas dicas de jogos e atividades que podem ser realizadas junto aos pequenos, e que farão toda a diferença no desenvolvimento da concentração das crianças, estimulando-os ao raciocínio lógico, atenção, concentração e resolução de problemas.

  • Quebra-cabeça: esse tipo de jogo é um excelente exercício de observação que exigirá da criança muita concentração ao ter encontrar o encaixe das peças;
  • Copiar desenhos: estimule seu filho a copiar outras figuras e desenhos, pois ao fixar-se em imagens, e em seus detalhes, automaticamente a concentração é exigida e exercitada.
  • Dê ao seu filho desenhos para pintar com partes em números: isso obriga a criança a observar atentamente as cores que deve inserir em cada número;
  • Jogos de memória: esse tipo de jogo também é outra excelente alternativa para estimular a concentração, pois a criança deverá observar com atenção a cada imagem que retirar e memorizar onde se encontram para ir formando os pares;
  • Jogos dos 7 erros: esse tipo de atividade também irá estimular a concentração da criança, já que terá que observar atentamente duas imagens aparentemente iguais para identificar as divergências entre elas.
  • Relacionar textos com desenhos: você pode criar atividades para os seu filhos baseando-se em histórias, mostrar imagens e pedir para que a criança identifique quais seriam correspondentes. Logicamente que a criança deverá ler o texto com atenção, e na sequência, fazer a relação. Isso é muito importante para estimular a criatividade também! Leia mais sobre esse assunto em: Atividades para crianças: 5 exemplos para expandir o cérebro criativo.
  •  Sopa de letras;
  •  Labirintos: outra alternativa para a concentração, uma vez que, além de atenção, esse jogo desenvolverá a inteligência espacial da criança.
  •  Jogos de mesa, entre outros.

Gostou das dicas sobre como estimular seu filho(a) a ter mais concentração? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram! Visite o nosso site!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta