Colônia de Férias Virtual: espaço de entretenimento e educação

colônia de férias virtual - imagem d euma criança se divertindo na frente do pc

Com o advento da pandemia em função do surgimento do COVID-19 (Novo coronavírus) no ano de 2020, inúmeras atividades, que até então eram concebidas apenas como algo feito presencialmente, acabaram se reconfigurando e foram transpostas ao universo digital. Podemos citar como exemplo, a criação de colônia de férias virtual. Aliás, estas atividades estão se tornando um verdadeiro sucesso junto às crianças, adolescentes e jovens.

Essa nova proposta recreativa é ideal para aqueles que são nativos digitais  inquietos, nos quais os participantes podem fazer atividades de programação, aprender sobre realidade virtual, desenvolvimento de jogos, oficinas de robótica e muito mais.

Além disso, atividades como essa revelam que, a partir de uma colônia de férias virtual temos uma opção atrativa que alia entretenimento e aprendizagem significativa para as crianças, algo que é importante, principalmente durante esse período de isolamento e que, com certeza, é uma prática que veio para ficar!

Sendo assim, confira maiores informações sobre o que é uma Colônia de Férias Virtual e como os espaços promovidos por este tipo de atividade dialogam com as novas gerações, promovendo diversos tipos de saberes e com muita diversão na web!

Aproveite e boa leitura!

O que é uma Colônia de Férias Virtual?

As colônias de férias virtuais são a mais nova tendência da atualidade, e nada mais são do que uma forma de promoção de diversão e aprendizagem online.

Em outras palavras, esse tipo de atividade faz com que cada participante realize inúmeras atividades em sua casa, mas com o diferencial de que poderá ter uma experiência inesquecível de troca e interação, mesmo que à distância.

Colônias de férias virtuais tornam-se uma realidade

Apesar do isolamento social, advindo do novo coronavírus ter acentuado a procura por atividades de entretenimento e educação na web, mesmo com tudo isso, precisamos destacar que, as novas gerações já estavam se encaminhando para um interesse cada vez mais acentuado pelo universo digital, justamente por que estamos lidando com sujeitos nativos da era tecnológica.

Saídas ao cinema, passeios na praça, viagens e demais atividades ao ar livre, até pouco tempo eram as nossas principais referências de atividades de férias para os pequenos, não é mesmo? Historicamente, as férias das crianças estavam sempre envoltas nesse tipo de atividades e cabia aos pais organizar as  propostas de recreação, cuja disponibilidade e criatividade para manter as crianças entretidas, muitas vezes acabavam ficando escassas e os pequenos se entediavam facilmente.

No entanto, as gerações do futuro parecem estar focando seus interesses em outras coisas: a nova colônia de férias virtual surge como um opção atrativa na oferta de atividades de férias, principalmente para aquelas crianças que desejam se inserir e imergir no mundo “tech”.

Não é à toa que a era dos nativos digitais exige cada vez mais espaço para quem prefere passar as férias aprendendo a pilotar drone e desenvolver seus próprios videogames, em vez de cassar tesouros ou brincar na praça do bairro.

As modernas propostas educativas das colônias de férias incluem cursos de programação e oficias de robóticas, realidade virtual, impressão 3D e desenvolvimento de jogos.

Com a inovação, as novas gerações estão muito mais interessadas em tecnologia, cresceram com ela e estão acostumados a utilizá-la. Nesse sentido, é preciso oferecer a essas crianças um espaço no qual possam estar em contato com seus interesses e desenvolvê-los ainda mais.

A ideia da colônia de férias tem como premissa aprender e adquirir conhecimentos através da educação tecnológica como um todo, embora muitos outros conhecimentos possam ser explorados, dependendo da instituição.

Além disso, os jogos e demais atividades das colônias de férias virtuais servem como um disparador pra despertar o interesse pela área tecnológica.

Benefícios de participar de uma Colônia de Férias Virtual

A participação em colônias de férias virtuais que aliem educação e entretenimento pode aportar inúmeros benefícios para as crianças e jovens, tais como:

  • As atividades promovidas pelas colônias de férias virtuais são uma forma para que as crianças, adolescentes e jovens se aproximem e interajam com a tecnologia, mediante atividades que sejam motivadoras.
  • Ao desenvolver uma atividade que seja lúdico-educativa, mesmo através da web, estamos estimulando a criatividade e as potenciais capacidades dos participantes, enquanto estes aproveitam os dias vagos das férias.
  • Uma oportunidade para se motivar as vocações e as habilidades dentro do âmbito tecnológico.
  • Os participantes das colônias de férias são desafiados e a sua curiosidade é estimulada a partir de atividades atrativas e que engajam a todos.
  • Melhora o desenvolvimento cognitivo, uma vez que os participantes estarão sempre em contato com atividades lúdicas e de entretenimento, mas com um fundo de experimentação, estimulando a aprendizagem de inúmeros conhecimentos, tudo de forma leve e descontraída.
  • É um momento no qual os participantes se divertem e fazem amigos que compartilham interesses.
  • Uma nova forma de entretenimento e aprendizagem voltado para os amantes da tecnologia, ou para quem deseja se familiarizar com os aparatos tecnológicos.

Conclusão

No artigo de hoje, você pode conhecer um pouco mais sobre o universo das colônias de férias virtuais e a partir de agora terá mais uma possibilidade de disponibilizar aos seus filhos, outros momentos de entretenimento e aprendizagem. Com controle total dos tutores e demais organizadores das atividades. Portanto, você poderá deixar o seu filho se divertindo horas e horas, sem precisar sair de casa e com máxima segurança.

Lembrando que, as crianças de hoje em dia são verdadeiros nativos digitais e quanto mais estimulados eles forem dentro do âmbito das tecnologias, mais rápido aprenderão!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: