Estudar em casa: dicas de como ser mais produtivo

criança estudando em casa

Estudar em casa sempre foi uma realidade de muitos jovens, tanto para fazer os deveres escolares, quanto para a realização de cursos extracurriculares de forma remota.

Com a pandemia de Covid-19, o número de crianças e adolescentes que precisam se adaptar a essa nova realidade cresceu intensamente, e muitos encontram dificuldade de produtividade em relação aos estudos dentro de casa

Existem alguns desafios de adaptação , principalmente para quem está acostumado ao ensino presencial pois, por mais que o conteúdo seja o mesmo nas duas modalidades, estar no ambiente escolar e em casa possui aspectos psicológicos bem diferentes.

Pensando em ajudar você ou seus filhos a se adaptarem a essa realidade, nós da I Do Code, preparamos esse conteúdo com dicas e informações valiosas sobre como estudar em casa e ser mais produtivo na aprendizagem.

Desafios e soluções para estudar em casa

Primeiramente, é importante ter em mente que os cursos EAD e o ensino remoto são tão importantes e podem ser bem estruturados como o presencial, sendo parte da formação acadêmica de diversas pessoas no Brasil que precisam estudar em casa há algum tempo.

O número de cursos à distância dos mais variados assuntos tem crescido no Brasil e o mercado de trabalho tem aceito positivamente essa modalidade, tanto para cursos de habilidades técnicas quanto para aprendizados acadêmicos.

Mas aproveitar totalmente o conteúdo, conseguir se disciplinar e ser produtivo é um desafio muito grande, pois estamos acostumados a uma realidade diferente em relação ao modo de ensino-aprendizagem no nosso país.

É importante saber que não há uma receita de bolo e uma solução mágica para esse problema, cada pessoa deve encontrar a melhor forma de se adaptar fazendo testes pessoais em relação às formas que existem para ser mais produtivo e isso exige tempo e dedicação.

Mas com as dicas que iremos te passar agora, você terá um caminho a seguir para fazer essas tentativas até encontrar a melhor forma de solucionar o problema de produtividade em relação à estudar em casa e terá mais facilidade de aprender sozinho.

Utilize a tecnologia ao seu favor para estudar em casa

Ao mesmo tempo que a tecnologia facilita nossas vidas, ela pode atrapalhar se não for usada de forma consciente, sendo um grande distrativo na hora dos estudos.

Por isso, na hora de estudar em casa, você precisa saber como utilizar as diversas ferramentas tecnológicas ao seu favor para que sua produtividade aumente e você obtenha progresso.

Atualmente, existem diversos aplicativos que contabilizam as horas de estudo e longe do celular, te recompensando de alguma forma e mostrando os dados do seu progresso, como o Forest e o Pomodoro.

Com eles, você evita ficar em redes sociais ou em jogos durante o tempo de estudo e ainda consegue ter uma noção de toda sua dedicação, o que é um fator psicológico importante para manter sua produtividade, pois muitas das vezes não temos noção do quanto estamos nos dedicando.

Algumas pessoas encontram outros recursos que ajudam nos estudos, mas isso é muito pessoal, como ouvir músicas calmas e ambientes que facilitam a focar e, inclusive, existem aplicativos com alguns sons específicos que ajudam a não se distrair com ruídos externos.

Outra benefício que a tecnologia pode trazer são formas alternativas de aprendizado, como videoaulas, livros digitais e resumos de assuntos que podem dar uma outra visão sobre o mesmo assunto.

banner minicurso planilhas: imagem de uma planilha com gráficos

Faça intervalos para não cansar de imediato

Sabemos que atividades físicas e diárias consomem calorias, o que gera um cansaço físico e mental, mas muitas das vezes não imaginamos que estudar também se encaixa nesse grupo de atividades que nos esgota.

Tanto o cansaço físico quanto o mental é uma realidade de quem precisa estudar em casa, por isso é importante encontrar o seu limite e saber a hora de fazer uma pausa para se distrair com outra coisa antes de voltar aos estudos.

Utilize esses intervalos para fazer algo que te motive e descanse seu corpo, como alongamentos, ver um vídeo que te distraia, ou apenas relaxe e ouça uma música que gosta.

Com isso, seu cérebro irá sair do foco do cansaço que os estudos geram, fazendo com que você volte aos estudos como se estivesse começando de novo e com energia para estudar por mais tempo.

Além disso, nós temos um limite de captação de informações por tempo e precisamos de pausas para que nosso cérebro processe tudo e possa realmente entender o que estudamos, por isso esses intervalos são de extrema importância.

Estabeleça metas diárias e horários fixos de estudos

O psicológico humano precisa de rotina para se adaptar às situações do dia-a-dia e, por isso, quando começamos uma nova atividade precisamos de tempo até que ela se torne fácil e natural dentro de nossa mente.

Então, é importante que você monte um cronograma de estudos, incluindo as pausas citadas acima, que vai te auxiliar a saber os horários e assuntos que precisa estudar, facilitando a criação de uma rotina.

Dentro desse cronograma, estabeleça metas em relação ao conteúdo que você precisa estudar, assim você terá maior motivação para terminar todo o conteúdo que precisa naquele horário e se sentirá merecedor da recompensa que pode ser recebida no intervalo de descanso, como jogar um jogo, ver um programa de televisão ou ficar deitado.

Organize um espaço dedicado ao estudo

Um dos maiores desafios de estudar em casa e ser produtivo é encontrar um ambiente calmo e organizado para se dedicar exclusivamente a essa atividade pois, diferentemente da escola, não existe um espaço dedicado para isso como a sala de aula.

Por esse motivo, é importante ter um espaço reservado aos estudos, nem que seja uma escrivaninha ou mesa em seu quarto ou escritório, onde você possa estar totalmente focado nos materiais dispostos, evitando distrações.

O ser humano precisa estar imerso na atividade para ter foco e ser produtivo e o ambiente em que se encontra é muito importante para isso.

Tenha a ajuda dos outros moradores

É muito importante quando for estudar em casa que as pessoas que moram com você estejam conscientes do seu momento de estudo e respeitem isso, evitando barulhos e interrupções desnecessárias.

Converse com essas pessoas e peça ajuda delas, assim elas poderão te motivar e te dar apoio nos momentos de frustração, pois será inevitável que em algum momento você tenha dificuldades, sendo importante ter apoio psicológico e emocional nessa hora.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: