Marketing e tecnologia

Como a tecnologia vem revolucionando o marketing?

Longe de ser apenas propaganda de um produto para seus consumidores, o marketing reúne estratégias que otimizam os lucros de uma empresa. Além de ser importante para gerar valor, ele faz com que a produção e oferta de mercadorias seja adequada às necessidades e preferências dos clientes.

Uma empresa que cria uma boa estratégia de comunicação que consiga superar a concorrência, tem mais facilidade em vender, alavancar seu crescimento, fidelizar clientes e conquistar novos. 

Estudando o comportamento do mercado, o marketing também se torna crucial para atingir o público de maneira eficiente e, ainda assim, prever as demanda futuras do que pretende oferecer.

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Evolução do marketing

Muita coisa mudou no marketing e essa evolução é constante. No fantástico mundo da internet, até mesmo pessoas físicas utilizam estratégias de divulgação. É claro que desde o início desse século esse crescimento vem sendo mais expressivo, mas isso não começou agora. Pode-se dizer que essa transformação existe desde que as vendas começaram no mundo.

Com o objetivo de destacar a empresa nas preferências do mercado, o marketing se desenvolve em função das mudanças que a sociedade passa. As empresas começaram a criar novas formas de se aproximar do público e de promover seus produtos ou serviços de uma forma mais pessoal.

Internet

A tecnologia começou a influenciar o mundo de forma revolucionária quando nasceu a internet. Ela é o meio de troca de informações e de dados que mais cresceu notadamente, e é utilizada para praticamente qualquer atividade do cotidiano. 

Com o isso, a televisão e o rádio foram meios de comunicação que precisaram se reinventar. Foi necessário mudar a forma de fazer entretenimento, não só por conta da atratividade, mas porque seu público migrou de forma acelerada para o ambiente virtual.

Universo mobile 

Desde a internet discada, lenta, até a atual fibra óptica que mostra resultados em frações de segundos, através de um computador ou de um smartphone. A maneira como a informação é acessada mudou completamente. 

Com toda essa mudança, a forma de fazer marketing precisou adaptar suas estratégias para o universo mobile. Com o surgimento das redes sociais, até o modo de convivência se transformou. Nesses espaços as pessoas podem estar sempre conectadas, independentemente de onde estiverem. Mudou o comportamento e até o aprendizado, e isso impacta diretamente na forma como a publicidade é consumida.

Marketing Digital

Diante de toda essa transição, o marketing precisou promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Como a internet se tornou o principal meio de troca de informações do mundo, a forma de publicidade precisou se ajustar.

Mesmo com raízes do marketing tradicional, várias técnicas novas são desenvolvidas a cada dia. O ambiente virtual permite que a empresa conheça ainda mais o perfil do seu consumidor, e, como já mencionado, consegue direcionar melhor o seu produto. 

Neste mesmo contexto, surge o Inbound Marketing. Essa estratégia consiste em uma série de ações online com o objetivo de atrair tráfego para um site e trabalha para converter esses acessos em consumidores. Basicamente, é uma forma mais personalizada de utilizar conteúdo para atrair novos clientes.

Marketing tradicional x Marketing digital

Diante de todo esse cenário de evolução, além das mídias tradicionais, as empresas precisam investir cada vez mais em soluções digitais. Para algumas delas, o marketing offline, ou seja, a propaganda em outdoor, televisão e rádio, já não faz mais sentido. Apesar do seu grande impacto, pode atingir um público que não está interessado no que a empresa oferece.

Dificilmente alguém que não tem filhos se interessaria por uma propaganda de fraldas infantis. Essa analogia é uma maneira de compreender o marketing tradicional, porque esse tipo de publicidade acaba sendo invasiva e o investimento nela pode ser desperdiçado, além de não ser possível mensurá-lo. 

Já no marketing digital, apesar da concorrência, é possível acompanhar melhor o nível da audiência. O custo-benefício e o foco, geralmente, dão um retorno excelente. Além disso, a internet permite um engajamento que praticamente não existe nas mídias tradicionais. Gerando interações e aproximando a empresa do público, a conquista de novos clientes e a fidelização deles se torna muito mais fácil. 

A grande vantagem é a segmentação do mercado, que acaba impactando muito positivamente nos resultados da empresa. Entendendo quem é seu público e quais são seus interesses, o caminho para aprimorar o produto é mais assertivo.

A tecnologia e o marketing são os pilares de qualquer atividade nos tempos atuais, e continuarão sendo no futuro. É importante desenvolver habilidades e saber como preparar as novas gerações para os empregos que virão. Assim como as empresas vêm aderindo e se adaptando ao marketing, é preciso utilizar a transformação digital a seu favor.

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