tecnologia crianca

Como ensinar tecnologia para o seu filho

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo em que vivemos. As crianças nascem quase que já usando um celular ou tablet, mas o que elas realmente sabem sobre tecnologia? Essa é uma pergunta muito importante, que poucos pais fazem. Afinal, ensinar tecnologia é muito diferente de ensinar a usar tecnologia.

Mas se as duas coisas são diferentes, como podemos ensinar tecnologia para os pequenos, para que eles deixem de ser tomados pela quantidade de informações e dados disponíveis, e passem a saber como filtrar aquilo que realmente importa para eles? Leia abaixo!

Ensinar tecnologia em casa

ensinar tecnologia

No entanto, ensinar tecnologia não pode ser uma atividade exclusiva da escola. Isso porque, se for um assunto tratado exclusivamente na escola, o aluno começará a ver o aprendizado da tecnologia exclusivamente como uma atividade escolar. Se o ensino da tecnologia for levado para dentro de casa, ele ficará cada vez mais ciente de como a tecnologia está em todos os aspectos de nossas vidas, e sua curiosidade ficará cada vez maior quanto ao aprendizado de tecnologia.

Por isso, é importante que, em casa, sejam levantados questionamentos sobre as tecnologias presentes no cotidiano: se você possui uma Smart TV, que tal despertar a curiosidade do seu filho quanto à invenção deste produto, ou contar um pouco para ele de como eram os televisores quando você era pequeno? Um televisor de tubo com certeza seria uma surpresa para ele!

Ensinar tecnologia na escola

ensinar tecnologia
Sala de aula I Do Code

Escolas do mundo todo já substituíram os quadros por lousas digitais, os cadernos por tablets, os livros por arquivos online; ou seja, usam a tecnologia em seu favor dentro de sala de aula, mas sem realmente ensinar os alunos nada sobre os dispositivos que estão sendo usados todos os dias em sala.

Na I Do Code, o ensino da tecnologia acontece junto com o ensino da programação e da robótica: além de usar computadores e outros dispositivos tecnológicos durante as aulas, os alunos aprendem, no início de cada aula, um pouco sobre história da tecnologia, sobre as pessoas que mudaram o mundo com a criação de novas tecnologias, sobre os mais atuais lançamentos tecnológicos e seu funcionamento e muito mais.

Porém ensinar tecnologia vai muito além de passar conceitos sobre isso em sala de aula. Por exemplo, os alunos da I Do Code são incentivados, via plataformas online, a pesquisarem sobre temas de tecnologia como, por exemplo, a história dos navegadores, como Google Chrome e Mozilla Firefox – algo que usam todos os dias, mas sem saber o longo caminho trilhado desde a pioneira AOL, na década de 1990, até os navegadores atuais.

banner kit tecnologia na educacao

Use a imaginação para ensinar tecnologia!

Vai levar a família para uma viagem de carro? Que tal contar um pouco sobre as tecnologias que se vê na estrada para os filhos? Além de tornar a viagem mais divertida para a família, isso pode trazer um grande aprendizado de tecnologia para os pequenos: a visão de como o mundo é tecnológico em grande escala.

Nas estradas dos Estados Unidos, por exemplo, é possível ver caminhões que carregam suas cargas sem a necessidade de motoristas. Logo essa tecnologia chegará ao Brasil – já existem alguns modelos sendo testados –  e seu filho não pode ficar sem conhecer tudo sobre o funcionamento de um avanço tecnológico que, daqui a poucos anos, poderá ter substituído completamente os motoristas de caminhão.

Pode ser que, ao viajar por algumas estradas brasileiras, vocês se deparem com uma usina eólica. Será que seu filho já sabe como essa tecnologia funciona? Ensinar no dia-a-dia é uma ótima maneira de conectar as crianças com a tecnologia!

Na I Do Code, os alunos aprendem sobre essas tecnologias e muitas outras, não só no início das aulas ou em tarefas de casa, mas criando projetos que explicam o funcionamento de usinas eólicas e solares, por exemplo.

Legal né? Leia história de sucesso de jovens aprendendo a programar!

Similar Posts