Capas Blogposts 3

Edição de vídeos: 7 melhores ferramentas para utilizar

Ser um expert em edição de vídeos é uma maneira de garantir trabalho em diversas áreas profissionais da atualidade.

Isso porque, com as mídias cada vez mais utilizadas e em um momento em que a internet é o principal meio de comunicação entre as pessoas, quem sabe manipular imagens para a otimização, tem um enorme apelo.

Além disso, de maneira profissional, o designer especialização em editar vídeos também é bastante buscado e concorrido no mercado.

Por isso, essa é uma profissão que vale a pena conhecer um pouco mais. O que acha? Vamos falar sobre ela?

No que consiste a prática de edição de vídeos?

A edição de vídeos nada mais é do que a manipulação de mídias de vídeo, buscando a sua otimização.

Ou seja, voltada para tornar o vídeo ainda mais interessante, com recursos interativos, correção de luz, cortes de erros e, até mesmo, na organização melhor das ideias que deseja transmitir por eles.

É perfeitamente possível criar um vídeo sem nenhuma edição. No entanto, dificilmente ele terá tanta qualidade quanto um que tenha tido uma avaliação mais técnica, que resolve situações que, inclusive, podem passar despercebidas. Por exemplo, o som de um carro passando na rua.

Por que usar ferramentas para edição de vídeos?

Conhecer as técnicas e ter um bom feeling são essenciais para trabalhar com edição de vídeos.

Entretanto, é preciso ter contato e intimidade com as ferramentas que irão permitir que você coloque toda a sua capacidade à prova.

São os softwares de edição, que ajudam a tornar a mídia de vídeo ainda mais destacados. E quanto mais completos eles são, melhores são os resultados que obterá.

banner minicurso edicao de videos

7 melhores ferramentas para edição de vídeos

Atualmente, há diversas opções de ferramentas para edição de vídeos disponíveis no mercado. Isso garante que diversos perfis de profissionais editores tenham as ferramentas mais adequadas e confortáveis para trabalhar.

Para quem está se interessando pela área e pretende conhecer mais sobre essa profissão, vale a pena saber quais são os softwares mais utilizados pelos experts.

Nós organizamos uma lista com os 7 que são frequentemente citados como os melhores.

Cada um possui características de destaque, que os diferencia dos outros. Por isso, é interessante que você saiba mais sobre todos eles, para poder decidir o que mais se adequa ao seu perfil como editor.

Vamos ver quais são eles?

Adobe Premiere Pro

Os softwares da empresa Adobe estão sempre entre os mais reconhecidos do mercado, justamente por oferecerem funcionalidades incríveis e possibilidades impressionantes. Isso não é diferente na sua principal ferramenta de edição de vídeos.

O Premiere se destaca por ter um pacote completo de recursos e efeitos, que tornam qualquer material ainda mais rico.

E ele ainda oferece a enorme vantagem da integração simples e eficiente com outros produtos da marca Adobe, como o Audition, o After Efects e o famoso Photoshop.

DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve está se tornando muito popular entre os profissionais de edição de vídeos, por ter um sistema de colorização que poucos conseguem alcançar.

Além disso, ele se destaca por oferecer métodos intuitivos, o que o torna ideal para iniciantes, que ainda não possuem conhecimento aprofundado sobre as principais técnicas de edição.

E, para finalizar, ele tem a enorme vantagem de ter uma versão gratuita para testes. Assim, você tem a oportunidade de experimentá-lo sem se preocupar com uma associação direta.

Final Cut Pro X

Para quem é usuário de Mac, a Apple tem um software exclusivo de edição de vídeos: o Final Cut Pro X. E, quem usa, recomenda.

Essa ferramenta tem uma enorme variedade de recursos de edição, que permitem a inserção de efeitos e a possibilidade de correções.

Além disso, ele se integra facilmente com o Motion 5, outro software da marca, que permite a criação de títulos animados.

Avid Media Composer

O Avid é uma das ferramentas mais conhecidas do mundo do audiovisual, com adoradores que defendem a sua funcionalidade.

Todo esse carinho vem, justamente, por ser um software robusto, que atende às necessidades dos editores de maneira muito estável. Trava pouco e trabalha muito.

No entanto, de todos os softwares que citamos até agora, o Avid é um dos mais difíceis de operar e exige um pouco mais de conhecimento técnico.

Mas, nada que um bom curso na área não resolva!

Sony Vegas Pro

Outro software de edição de vídeos que é muito conhecido entre os profissionais do mercado, é o Sony Vegas Pro.

Inclusive, ele é considerado um dos melhores para quem está iniciando nesse segmento profissional.

Ele possui uma interface fácil de usar, o que o torna uma ótima opção para quem ainda não tem profundo conhecimento técnico sobre as funcionalidades da edição.

Edius

Para quem tem pressa, precisa editar rapidamente, mas quer um resultado profissional e com muita qualidade, o Edius é o software ideal.

Isso porque ele possui recursos de edição rápida, mas que são feitos com o máximo em técnica e conhecimento.

É por isso que essa ferramenta é uma das preferidas de quem trabalha com televisão, que precisa de soluções imediatas, mas com um bom nível de renderização.

Power Director

Por fim, vamos indicar, também, um ótimo software de edição de vídeos para mobile.

O Power Director funciona em formato de app e te permite editar rapidamente as mídias de vídeo para compartilhamento nas redes sociais.

Além disso, é muito fácil de utilizar, sendo perfeito para iniciantes no mundo da edição.

Vale a pena aprender a utilizar ferramentas de edição de vídeos?

Com o advento das redes sociais e o aumento pelo interesse nas que possuem, exclusivamente, uma orientação voltada para os vídeos, quanto mais as pessoas souberem lidar com essas mídias, mais irão se destacar diante dos outros participantes.

E isso, inclusive, pode se tornar uma profissão. Afinal, há diversos blogueiros, influenciadores, videomakers e tik tokers por aí, que estão procurando por pessoas para compor suas equipes e tornar seus vídeos ainda mais profissionalizados.

Então, vale muito a pena aprender a utilizar as ferramentas de edição de vídeos que citamos acima.

Isso dará oportunidades de trabalho e, também, de se diferenciar em um mercado que está cada vez mais robusto.

E nós somos incentivadores dos conhecimentos tecnológicos aqui na I Do Code! Temos, inclusive, cursos voltados para a edição de vídeos, que ajudam crianças e adultos a se tornarem verdadeiros especialistas nesse tipo de trabalho!

Venha conhecer mais sobre os nossos cursos e bata um papo com os nossos consultores.

Certamente, temos muitas opções que irão agradar você!

Similar Posts