programação para iniciantes

Programação para iniciantes: 6 dicas para você começar

Aprender programação para iniciantes pode parecer um bicho de sete cabeças, e se torna mesmo algo bastante difícil quando a metodologia de aprendizado é engessada demais e focada em métodos ultrapassados, como decorar fluxogramas no papel e criar algoritmos que não possuem utilidade prática. 

Mas quando já entramos na área com o pé direito, investindo em metodologias ativas,  que acompanham as dinâmicas da atualidade, e em aprender de modo criativo e contextualizado, o cenário fica totalmente diferente: as chances de vencer esse desafio e aprender de verdade tornam-se bem maiores.

Portanto, se você quer aprender programação do modo mais eficiente possível, elencamos a seguir algumas dicas que vão facilitar o seu aprendizado e encurtar o seu caminho para os níveis intermediário e avançado da programação, confira:

Identifique seu nível de conhecimento prévio

Na programação para iniciantes, possuir conhecimentos que dialogam com outras disciplinas é um diferencial muito importante para acelerar o processo de aprendizagem. 

Saber lidar com cálculos matemáticos, operadores lógicos, ter noções de gestão de projetos, ter um bom raciocínio lógico e facilidade de resolução de problemas, entre outras habilidades, é algo que impacta positivamente a experiência de programadores, não apenas iniciantes, mas em todos os níveis. 

Se você está pensando em começar bem, avalie quais dessas aptidões você já tem e invista tempo para melhorá-las cada vez mais, bem como adquirir as que ainda não possui. No início, esse tempo pode ser dividido com o do aprendizado de lógica de programação, que é o nosso próximo tópico. 

Invista tempo para aprender lógica de programação

Um bom programador domina a lógica de programação, que é um conjunto de conhecimentos que integram as boas práticas da resolução de problemas a partir de algoritmos, facilitando a codificação dos códigos e garantindo o bom funcionamento e a facilidade de manutenção das aplicações criadas. 

Para começar a aprender lógica de programação, não é necessário utilizar uma linguagem específica, é possível iniciar com pequenas atividades que exercitem o seu raciocínio lógico, como a resolução do jogo da travessia ou de um cubo mágico, entre outros jogos que exijam pensamento estratégico e possam ser executados com um passo a passo.

programação para iniciantes: cubo mágico
Sugestão de imagem: cubo mágico

Além disso, você também pode dedicar um tempo para estudar estruturas gerais da lógica de programação, como as estruturas de repetição, os operadores lógicos, as condicionais, e outras. 

E caso você prefira deixar os jogos de raciocínio para o tempo livre e já queira estudar lógica de programação com códigos de verdade, foque em uma linguagem simples, como as que indicaremos a seguir.

Comece com uma linguagem simples

Dependendo do tipo de programador que você sonha em se tornar, sabemos que é difícil resistir a tentação de iniciar de cara com uma linguagem robusta e amplamente utilizada na criação de softwares mais complexos, como Java ou C. 

Porém, se você deseja ser um programador versátil e dominar a lógica para conseguir aprender qualquer linguagem com facilidade, existem três linguagens mais simples que vão te auxiliar nesse processo, ao mesmo tempo em que permitem a criação de projetos, são elas:

  • Scratch: é uma linguagem de programação em blocos que possibilita um aprendizado visual e intuitivo da programação, sendo ideal caso você deseje criar jogos e aplicações simples, mas ainda não se sinta confiante para programar no formato de código escrito.
banner minicurso scratch
  • Python: é uma linguagem dinâmica e com sintaxe simples, o que facilita que o foco seja aprender o processo lógico e prático da programação em si. Além disso, Python é uma linguagem amplamente utilizada atualmente, inclusive por grandes empresas
  • JavaScript: voltada para programação de aplicações web, é uma linguagem simples, intuitiva e uma escolha interessante para quem deseja atuar nessa área, já que vai estar começando por uma das linguagens mais utilizadas no mundo.

Crie um projeto interessante enquanto aprende

Aprender de modo contextualizado é algo que faz diferença na programação para iniciantes, pois oferece uma visibilidade prática do que é possível realizar com a linguagem e os conceitos que estão sendo aprendidos. 

Assim, se você quer começar bem na programação, opte por um projeto que te anime, como um jogo ou a criação de uma solução para um problema que você está realmente interessado em resolver. 

Dessa forma você vai se sentir muito mais entusiasmado com o processo e conseguirá absorver as novas habilidades de modo mais natural e ativo, além de aprender mais rápido, já que o entusiasmo para encontrar as soluções favorece a criatividade, o autodidatismo e a dedicação de um tempo de qualidade durante os estudos.

Aposte na gamificação do seu aprendizado

A gamificação tem se tornado uma estratégia cada vez mais utilizada em escolas e também em empresas para garantir a realização de projetos. 

É possível fazer um bom uso da gamificação dos seus estudos mesmo sendo autodidata, buscando aprender a partir de jogos como os de raciocínio que já indicamos acima, jogos específicos para aprendizes de programação, e também com a definição de metas e recompensas em cada etapa do aprendizado.

Aqui na I do Code, acreditamos muito no poder da gamificação na programação para iniciantes, já que essa é uma maneira de manter a atenção, o foco e a motivação em cada um dos processos que te levarão a ser um bom programador.

Invista em um curso de programação para iniciantes

Uma última dica que se alia às anteriores é a escolha de um curso de programação para iniciantes. Essa é uma maneira de garantir um aprendizado real e acompanhado por instrutores que já foram aprendizes um dia e que podem te ajudar a alcançar bons resultados em seus estudos. 

Outras vantagens de investir em um curso para iniciar na programação são:

  • Ter um cronograma e a definição de etapas de estudo elaboradas por um profissional qualificado para te oferecer o melhor caminho de aprendizado;
  • Possibilidade de tirar dúvidas com o instrutor (ou instrutores) que está te acompanhando e conhece o projeto no qual você está trabalhando;
  • Se presencial, o contato com colegas de turma que estão em fases de aprendizado próxima da sua pode te ajudar no momento de tirar dúvidas e também no entusiasmo de compartilhar o tempo de estudo. 
  • No EAD, a troca de experiências com colegas também pode ser favorável através de fóruns da turma, por exemplo. 

Se você quer saber mais sobre cursos de programação para iniciantes, conheça os cursos que oferecemos aqui na I do code, ou leia este artigo para conhecer outras opções. 

Deseja manter-se atualizado sobre novidades no mundo da educação tecnológica? Siga-nos no Instagram!

Similar Posts