linguagens de programação mais usadas para criar jogos

4 linguagens de programação mais usadas para criar jogos

Historicamente, as linguagens de programação eram voltadas para a resolução de problemas relacionados a cálculos numéricos, conflitos bélicos, comunicação básica e outras áreas do cotidiano, até que começou também a ser utilizada para fins de entretenimento, com a invenção dos jogos eletrônicos e mais tarde das redes sociais, e passou a se expandir ainda mais, tornando-se cada vez mais interativa e divertida. 

Atualmente, os games estão cada vez mais populares e o mercado de criação de jogos movimenta bilhões de dólares anualmente, sendo um dos mais importantes do mundo. Assim, se você programa e quer se inserir nesse mercado que cresce cada vez mais, com este artigo você vai dar o primeiro passo, que é descobrir as linguagens de programação mais usadas para criar jogos, mas antes vamos entender um pouco melhor o contexto dessas linguagens.

Linguagens de programação dos primeiros games

Os primeiros games inventados tinham aparência bastante simples: programados para rodar em fliperamas, consoles com apenas um jogo e computadores bem menos modernos que os atuais, costumavam ser programados em linguagem Assembly, uma linguagem de baixo nível que possibilitou a criação de jogos como o famoso Pong do Atari, e que abriu espaço para o desenvolvimento de jogos utilizando a linguagem C, seguida da C++ e posteriormente do C#.

Atualmente a linguagem Assembly não é mais tão utilizada devido a sua estrutura complexa e de difícil programação. Já a C++, que possui alta velocidade de desenvolvimento e performance, tornou-se uma das mais utilizadas no mercado de games. Outras linguagens também foram começando a conquistar algum espaço, principalmente com os jogos que rodam em ambiente web e mobile, bem como para a criação de scripts no jogo. 

Outro fator que cooperou com a popularização do C++ e também da linguagem C#, que abordaremos mais pra frente, foi a utilização dos motores de jogo:

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Motores de Jogo

Os motores de jogo, ou game engines, são bibliotecas ou softwares responsáveis por colaborar com o processo de desenvolvimento através do fornecimento de diversos facilitadores, como um motor gráfico que possibilita a renderização em tempo real do jogo, simulador de física, que confere mais realidade física aos movimentos e ações dos personagens e elementos do cenário, entre outros. 

Com a chegada dos motores de jogo, os games ficaram cada vez mais realistas, com gráficos em altíssima resolução e qualidade, movimentos realistas e renderização 2 e 3D. Além disso, os motores de jogo também são facilitadores do desenvolvimento por oferecerem abstração de hardware, ou seja, o programador não precisa conhecer a estrutura específica do hardware onde o jogo irá rodar, possibilitando inclusive que os jogos sejam multiplataforma. Aprender a utilizar pelo menos um motor de jogo também é essencial para ser um bom desenvolvedor de games, os dois mais conhecidos e utilizados atualmente são:

Unity

A Unity é um motor engine que lidera os rankings de utilização pelo mundo e foi utilizada no desenvolvimento de alguns games bastantes populares atualmente, como o Cuphead e Hearthstone. Com essa engine é possível desenvolver games renderizados em 2 e 3D. Ela também é responsável pela alta procura por programadores da sua linguagem de programação oficial, que é a C#. 

Unreal Engine

A Unreal é uma grande concorrente da Unity em termos de popularidade no mercado, entre os jogos que já foram desenvolvidos com essa engine podemos destacar o Fortnite e Gears of War. Sua linguagem de desenvolvimento é a C++.

As Linguagens de programação mais usadas para criar jogos

C# e C++: as mais pedidas no mercado

Como você pôde perceber, as linguagens C# e C++ já foram bastante citadas neste artigo e não é sem motivo, mas por que elas realmente são as linguagens mais usadas para criar jogos com alta distribuição pelo mundo e também são as linguagens de programação mais utilizadas em outras engines menos populares, como a Frostbite, Dark Engine e a Source em C++ e a HeroEngine, Unigine e Godot em C# e C++. 

Java

Outra linguagem que também pode ser utilizada na programação de jogos é a Java, principalmente para aplicações Android, tendo em vista que essa é a linguagem mais utilizada pelo sistema. 

Para jogos desktop o seu desempenho acaba ficando bem atrás da mais popular C++, mas existe uma engine multiplataforma e open source chamada LibGDX que já possibilita a programação de jogos utilizando Java.

Por ser uma linguagem orientada a objetos e amplamente utilizada em outros mercados além do de games, essa linguagem é uma boa opção para quem quer começar a aprender a programar e ter um leque de oportunidades dentro de mercado que vá além do desenvolvimento de jogos.

Um exemplo de jogo bastante popular que foi desenvolvido utilizando essa linguagem é o Minecraft

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Python

A linguagem Python tem ficado cada vez mais popular no mercado da programação no geral devido a sua facilidade de aprendizado, e no âmbito dos games ela não fica para trás, apesar de não ser amplamente utilizada como uma linguagem principal e sim uma linguagem para criação de scripts que opera em conjunto com outra linguagem, como a C++. 

Mesmo que popularmente ela não seja uma linguagem principal, existe uma biblioteca do Python, que é multimídia e roda em diversas plataformas e sistemas operacionais: o Pygame. Com ela é possível criar jogos utilizando a linguagem. Um exemplo de jogo desenvolvido em Python é o Frets on Fire

Bem, essas são as linguagens mais utilizadas no desenvolvimento de games atualmente, mas é importante ressaltar que essa é uma área de mercado na qual é extremamente importante manter-se sempre atualizado, principalmente sobre novos jogos e engines que vão surgindo por aí, bem como novas linguagens de programação. 

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