duas pessoas no trabalho

Primeiro emprego: 4 principais cuidados que você deve tomar!

O primeiro emprego a gente nunca esquece! Mas o que fazer para conseguir seu primeiro trabalho? Vamos falar sobre essa e outras dúvidas neste texto. Continue lendo!

De fato, não há nada melhor que orientação no momento de iniciar no mercado de trabalho, assim todo jovem que está nessa situação pode sentir-se mais seguro para tomar suas decisões.

Afinal, são muitas as incertezas sobre o primeiro trabalho. E elas também são genéricas e podem causar até mesmo nervosismo e medo de ser rejeitado.

Outro aspecto relevante para quem está buscando sua primeira oportunidade profissional é a falta de experiência. Considerando que a maioria das empresas tem essa exigência, isso realmente também pode ser um grande obstáculo.

Além disso, temos que mencionar a concorrência e a quantidade de ofertas para inexperientes.  Mas, por outro lado, a iniciativa privada e o governo tem certa preocupação com as pessoas em busca do primeiro trabalho.

Como podemos ler nesta matéria da Gazeta do Povo, para pessoas sem experiência o Governo, procura criar Projetos de Lei específicos para o pleito de um trabalho com a manutenção dos estudos.

Enfim, se preparar ainda é a melhor opção para sair em busca de uma oportunidade de trabalho, e quando se trata da primeira, essa preparação deve ser ainda mais detalhista.

É por isso que nós da I Do Code preparamos uma lista com os cuidados que você deve tomar no momento de buscar seu primeiro trabalho. Acompanhe!

Apresentação pessoal no primeiro emprego

Existem algumas dicas úteis que você pode aprender para arrumar o primeiro emprego. 

Certamente parte delas está no campo da apresentação pessoal.

Afinal de contas, a primeira impressão conta muito, e mesmo bastante força de vontade pode não conseguir consertar o estrago que uma má apresentação pode causar.

Mas o que é importante considerar quando você sai a procura de trabalho?

Asseio 

Isso de fato pode parecer um pouco óbvio, mas não é.

Muitas pessoas acabam se descuidando da aparência no dia a dia de tal forma que não prestem atenção nisso quando procuram o primeiro emprego

Então, um bom banho, cabelo lavado, unhas em ordem, barba aparadas e cabelos penteados fazem parte de um ritual absolutamente necessário.

Não se descuide também dos dentes! Escove-os bem e cuide para ter um bom hálito. Confira isso antes de sair de casa!

Pois, se você cuida bem de si mesmo, se dedica tempo para manter o asseio, o empregador vai ver que não é uma pessoa preguiçosa.

Roupas

Você está indo trabalhar, e não em uma festa com os amigos. Ou seja, escolha roupas um pouco mais sóbrias para vestir mesmo sendo sua entrevista para o primeiro emprego

Estar vestido discretamente, sem acessórios exuberantes e chamativos, e decotes que mostram mais do que deveria, permitirão que o empregador se concentre em apenas uma coisa: você.

Afinal de contas, você quer demonstrar para ele sua capacidade de assumir aquela vaga, e não quer que sua roupa o distraia, certo?

Sem dizer que isto será uma boa demonstração de sua ética profissional. Portanto, use calças e roupas com mangas, e se ligue no tamanho das saias.

Postura

No famoso livro de Pierre Weil chamado “O Corpo Fala”, aprendemos que nossa linguagem corporal quer dizer muito sobre nós mesmos.

Então, como você deve imaginar, isso terá muita influência na hora que estiver diante do seu entrevistador no primeiro emprego.

Não importa sua idade – seja mais novo ou com mais de 20 anos, é necessário apresentar calma e postura.

Mantenha-se com a cabeça erguida e contato visual constante. Como se estivesse conquistando o empregador – e de fato você está.

Prefira a seriedade, mas não tanto que fique parecendo antipático. Comentários agradáveis e leves, com um sorriso no rosto mostram boa vontade e espírito leve.

Não cruze os braços ou nem fique olhando no celular, por exemplo, pois demonstra desinteresse.

Montar um bom currículo é imprescindível também no primeiro emprego

Montar um bom currículo é essencial para o primeiro emprego

Sim, se você está a procura da primeira oportunidade de trabalho, muito provavelmente não tem o que todos pedem: experiência.

Entretanto, isso não é motivo para não criar o seu currículo, correto?

Pois você pode montar um currículo sem ter experiência. Vejamos a seguir como!

Dados pessoais e sua formação

Primeiramente, é necessário você colocar alguns dados.

Contudo, não exagere – seja prático – pense naquilo que o empregador consideraria importante, como, por exemplo, seu telefone para contato e e-mail.

Estado civil e idade também são informações importantes. 

Contudo, o número do RG não é necessário. Economizar as informações aumenta as oportunidades dele ser lido.

Além disso, coloque onde estudou o ensino médio e superior, mesmo que esteja cursando.

Cursos extracurriculares, como inglês, e participações em palestras também enriquecem esta parte.

E atenção: a ordem das formações, assim como as experiências e cursos devem ser feitas da mais recente para a mais antiga, ok?

Mencione seus objetivos

Não é arrogante você dizer o que pretende como objetivo profissional. Contudo, é sempre recomendável manter seus pés no chão e ser realista.

Também não seja vago, coloque a área que se interesse e de que forma sua experiência e dedicação podem ajudar a empresa no seu crescimento.

Continuidade nos estudos

Outro aspecto importante e que agrega ao seu perfil na busca pelo primeiro emprego, é deixar claro que pretende seguir seus estudos.

Uma pessoa determinada, ambiciosa por aprender, encanta os recrutadores. Especialmente se já tem ideia de que profissão pretende seguir.

Então, na melhor oportunidade fale sobre seus anseios em relação aos estudos, por que quem estuda, conforme uma reportagem da Gazeta do Povo, além de mais oportunidades de conseguir uma vaga, tem também salários melhores.

Informações essenciais

Existem algumas coisas que podem ser úteis para seu empregador. 

Por exemplo, mencionar que você tem disponibilidade para viajar ou mesmo se mudar pode ser um diferencial.

Isso também inclui se possui alguma deficiência – isso pode ajudar a empresa saber se terá que fazer adaptações.

Outras informações importantes no primeiro emprego

Mostre suas habilidades e perspectivas em relação ao primeiro trabalho

Qualificações e características 

Como você não tem outros empregos para destacar, é possível colocar alguns conhecimentos e qualificações que tenha.

No entanto, cuidado, pois “Caçador de Pokémon” não se enquadra como uma qualificação profissional.

Também vale a pena lembrar que você tem que adaptar seus conhecimentos à vaga que está procurando.

Por exemplo, se você vai trabalhar em um pet-shop, é interessante dizer quantos animais você tem em casa e que cuida deles (se é que cuida).

Já se, a vaga para o primeiro emprego é em um banco, por exemplo, destacar sua familiaridade com finanças é relevante.

Além disso, é muito importante destacar seu conhecimento sobre tecnologia e suas ferramentas como Word, PowerPoint, Excel, Photoshop, etc. de fato podem ser considerados diferenciais.

Voluntariados e socialização

De fato, para o primeiro emprego, ter participado de um serviço voluntário mostra que você é uma pessoa proativa, que se preocupa com os outros e não tem medo de trabalhar. 

Sem dizer que você pode ter reunido alguns conhecimentos importantes. Por isso, se você participou de trabalhos voluntários e ações sociais, não deixe de citar.

Além disso, um dos pontos muito valorizados nos empregos atuais e que também será observado nas profissões do futuro, refere-se ao conjunto de habilidades. As quais englobam: habilidades cognitivas mais elevadas, tecnológicas, sociais e emocionais.

Cuidado com sua vida online quando procurar pelo primeiro emprego

Cuide da sua vida online para conseguir um bom emprego

Hoje em dia, as empresas costumam verificar as redes sociais de todo candidato em potencial para o primeiro emprego, inclusive.

Por isso, tome cuidado com o que você posta lá. Lembre-se: algo que você pode considerar “de boa”, pode ser interpretado de maneira diferente por outra pessoa.

Ficar entrando em brigas desnecessárias, com xingamentos e ofensas também não são produtivos e podem lhe marcar negativamente.

Enfim, vimos aqui quais os cuidados que você deve tomar na busca pelo primeiro emprego. Vimos também como é importante Esperamos ter ajudado de alguma maneira.

Aproveite e compartilhe este texto na sua rede social preferida e é claro, melhore seu currículo com um bom curso da I Do Code. Porque, nossos cursos são ideais para quem está começando sua vida profissional.

Similar Posts