Habilidades profissionais: Temos 7 dicas para desenvolvê-las
Habilidades profissionais podem sim ser estimuladas bem cedo, especialmente a partir da terceira infância e posteriormente na adolescência. É justamente por isso que trazemos no artigo de hoje 7 dicas para alcançar esse propósito.
Assim como você, outros pais dizem estarem cercados de preocupações e aflições sobre o futuro de seus filhos. Afinal, com a perspectiva de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo, é absolutamente natural que exista apreensão, mesmo quando os filhos ainda são pequenos.
Olhando por um ângulo específico, onde pais e mães preocupados, porém, dispostos a contribuírem para criar diferenciais em seus filhos, temos, portanto, um viés positivo. Além de muito interessante, que é descobrir quais poderiam ser as habilidades profissionais de suas crianças e adolescentes, e, então, induzir uma série de medidas para desenvolvê-las.
De fato, este é o tipo de tema interessantíssimo para abordar em um artigo totalmente instrutivo para pais sábios e preocupados na formação de seus filhos. Por isso, a I Do Code pesquisou e traz aqui 7 dicas práticas para desenvolver habilidades profissionais. Conheça-as agora!
Sete dicas para desenvolver habilidades profissionais em seus filhos
Ensine e transpire amor pelo aprendizado
Aprender e amar aprender cada vez mais é algo realmente complexo em um mundo cheio de distração como o atual. Arriscamos a dizer que, talvez, seja este o maior desafio que pais preocupados precisam vencer antes de tudo.
Amar aprender é algo que depende da inspiração de pais, especialmente. Ou seja, o pai e a mãe devem inspirar a paixão pelo aprendizado sem medir esforços.
Igualmente um pai e uma mãe só poderão ensinar realmente amor pelo aprendizado se isso também lhes pertence!
Inspire e motive. Deixe-os também aprender com os erros que inevitavelmente irão cometer e, perceba aí, uma brecha fabulosa para desenvolver as melhores habilidades profissionais contidas no seu filho e/ou filha.
Resiliência é fundamental para habilidades profissionais
Você é resiliente? Tem subsídios para ensinar isso a seu filho?
Claro que todos desejamos que nossos filhos tenham sucesso na vida, particularmente na área que escolherem.
No entanto, é certo também que precisam se equipar de uma resistência formidável para se recuperarem dos contratempos que deverão experimentar ao longo da jornada.
Veja então, que é necessário avaliar o seu nível de resiliência e de que forma age para que seu filho perceba o tamanho da sua força.
Falamos aqui da educação e construção através do exemplo, pois afinal, quase sempre também são os pais mártires e modelos a serem seguidos.
Assim sendo, eduque para desenvolver habilidades profissionais mostrando ao seu filho coisas como:
- Diagnosticar oportunidades de aprendizagem quando ocorre o erro;
- Aceitar a realidade (algo muito difícil de se fazer hoje em dia).
Permita que resolvam seus problemas
Afinal de contas, eles serão adultos que terão que resolver problemas, então é melhor aprender isso desde cedo.
Se você como pai, por exemplo, sempre mediar conflitos entre amigos e irmãos, seus filhos não aprenderão a manobrar as relações interpessoais quando adultos.
E assim não terá recursos para procurar ou construir soluções por conta própria. Então, estimule seu filho a procurar suas próprias respostas.
Torne possível expandir horizontes
Não é novidade que uma visão maior e menos arcaica de contextos é essencial no ambiente profissional pós-moderno.
Logo, é vital também que seu filho aprenda a respeitar e apreciar outras culturas, pois é assim que desenvolve habilidades interpessoais essenciais e também empatia.
Você pode ajudá-lo lhe promovendo possibilidades de conhecer desde cedo outras línguas ou mesmo dando-lhe acessos guiados a tecnologia, inegavelmente essencial para seu futuro profissional, por exemplo.
Ainda, possibilite a destituição de pré-conceitos e amplie sua visão de pluralidade e diversidade.
Ensine a importância do trabalho em equipe
O profissional de hoje e ainda mais o do futuro precisa demonstrar, entre suas habilidades profissionais, ser capaz de trabalhar em equipe e, simultaneamente, se complementar e funcionar com sinergia.
Os sistemas de gerenciamento de desempenho das principais organizações estão sendo alterados para que o sucesso não seja mais medido pelo desempenho de um funcionário, mas sim, como melhoram os resultados da equipe.
Incentive-o então a participar de grupos, seja esportivo ou de estudos, para assim desenvolver melhor seus talentos e habilidades.
Segundo o estudo do autor Thomas Curley, 63% de pessoas bem sucedidas eram incentivados pelos seus pais a ler dois ou mais livros por mês.
Traga isso para a rotina do seu filho. Incentive-os a ler biografias, ficção, não-ficção, clássicos literários ou livros de hobby, e depois converse sobre o que leram.
Além disso, não esqueça das habilidades profissionais que dependem da matemática, por exemplo.
O domínio dos números desde cedo, ajuda no desempenho escolar como um todo, e também para que desenvolvam um raciocínio lógico, fundamental em qualquer carreira.
Encoraje pensamento crítico
Vivemos em um mundo complexo no qual os adultos são obrigados a analisar informações e a tomar decisões sobre inúmeras coisas todos os dias.
Uma das melhores maneiras de criar um pensamento crítico é através de uma relação rica e aberta. Portanto, certifique-se de que seu filho tenha tempo todos os dias para brincar sozinho ou com amigos.
Isso pode incluir assumir papéis (como, brincar de fingir ser bombeiro ou super-herói) construir estruturas; jogar jogos de tabuleiro; praticar esportes ou brincadeiras mais físicas, por exemplo, pega-pega ou esconde-esconde.
Para adolescentes, no entanto, habilidades profissionais podem ser desenvolvidas envolvendo-os em atividades altruístas, debates, fóruns, todas providenciais para expressar opiniões e alcançar conceitos próprios sobre a realidade.
Enfim, estas dicas irão ajudar seus filhos no desenvolvimento intelectual e emocional, inclusive despertando todo potencial empreendedor e profissional necessárias, além de essenciais para que sejam bem resolvidos e felizes.
Lembre-se que é você, pai ou mãe, a pessoa ideal para instigar a vontade de se desenvolver no seu filho. No entanto, você não está sozinho, conte com a I Do Code neste processo!