Educação profissional: entenda seus desafios na área da tecnologia
Aliar educação profissional e tecnologia nunca foi tão importante. Afinal, vivemos em um mundo onde cada vez mais crianças e adolescentes vivem rodeado de recursos tecnológicos como computadores, notebooks e tabletes, por exemplo.
E para formar profissionalmente as novas gerações, de modo que elas estejam preparadas para atuar em um contexto permeado por inovações tecnológicas é preciso aderir a uma nova rotina educacional que foca na integração da tecnologia e educação.
Contudo, este é um processo que envolve alguns desafios. E nesse artigo mostraremos para você quais são os principais desafios da educação profissional no que se refere a tecnologia. E o que fazer para superar cada um deles.
Por que incluir a tecnologia na educação profissional de jovens
A tecnologia é um recurso que oferece benefícios para diferentes campos da nossa sociedade. E um deles sem dúvida é a educação.
Aplicar a tecnologia na educação profissional de jovens ajuda a construir uma nova forma de pensa, de se comunicar e de aprender.
A partir do momento em que se transmite o conteúdo de uma forma dinâmica e interativa, isso gera um maior interesse por parte do aluno. E também o estimula a buscar novas formas de solucionar problemas.
Em uma matéria divulgada pela UOL, a coordenadora de pós-graduação em metodologias ativas no Instituto Singularidades Lilian Bacich reforça a importância da tecnologia na educação quando diz que a tecnologia funciona como uma ferramenta que estimula e colabora para produção de conhecimento, assim como para o engajamento dos alunos, motivando-os a querer aprender sempre mais.
Além disso, a união entre tecnologia e educação também ajuda na construção de uma comunicação mais direta, que aproxima alunos dos professores e também os pais do contexto escolar de seus filhos.
Ou seja, essa integração só tem a colaborar para um processo de aprendizagem mais eficiente. E totalmente focado na construção de um futuro profissional promissor para os jovens.
Principais desafios da educação profissional na área da tecnologia
Colocar em prática qualquer processo de inovação envolve desafios. E no que se refere a integração da tecnologia a educação profissional de jovens não é diferente. Mas, quais seriam estes desafios?
Veja a seguir quais são os principais desafios que os pais devem avaliar e o que fazer para super esses obstáculos.
Engajamento tecnológico
Um dos principais desafios da educação profissional no que se refere ao uso da tecnologia nesse contexto é saber como engajar tecnologicamente o aluno. Afinal, como aplicar ferramentas tecnológicas em sala de aula, sem que isto tire o foco do aluno nos conteúdos?
A resposta para isto está no equilíbrio. É importante incentivar os jovens pelo uso da tecnologia em seu processo de formação profissional, mas de forma consciente. Para isso, adotar metodologias que usem a tecnologia como suporte é fundamental.
As inovações tecnológicas não podem ser fontes de distrações, mas intermediarias para processos valiosos na construção da carreira das novas gerações. E saber como aplica-las para engajar os jovens a essa nova realidade é fundamental para garantir uma educação profissional bem-sucedida.
Constantes atualizações
Outro desafio comum da educação profissional no que diz respeito a tecnologia é a constante evolução que esse meio envolve.
Métodos que há pouco tempo se usava para educar, hoje já são considerados obsoletos. E lidar com essas mudanças rápidas nem sempre é fácil. Porém, a melhor forma de superar esse obstáculo é não enxergar isto como um problema. Mas, vislumbrar todas as possibilidades positivas que essas transformações oferecem para a formação profissional dos jovens.
Acompanhar de perto a evolução da tecnologia na educação profissional faz com que o ensino se mantenha atualizado. E esta conexão com o novo, traz inúmeros benefícios como:
- Aprendizagem personalizada;
- Maior autonomia para o aluno que se torna agente ativo na construção do conhecimento;
- Torna o aprendizado mais dinâmico e atrativo.
Sendo assim, uma educação profissional que se faz integrada a tecnologia sem dúvidas apresenta um maior potencial para obter melhores resultados. E garantir um futuro profissional mais promissor aos jovens.
Aplicação das ferramentas corretas
Escolher as ferramentas adequadas para usar é um dos desafios que a transformação tecnológica no contexto educacional oferece. E este é um ponto onde os pais precisam focar, já que a aplicação dos recursos adequados influencia no sucesso da aprendizagem.
Atualmente, existem vários mecanismos tecnológicos voltados para a educação profissional de jovens. Desde gamificação, até lousas digitais, plataformas virtuais de aprendizagem, aplicativos entre outros.
E toda essa gama de possibilidades, muitas vezes pode causar dúvidas. Afinal qual ou quais recursos usar para estimular e garantir um melhor aprendizado aos jovens?
Contudo, o segredo para driblar esse desafio está em focar nos benefícios que cada ferramenta oferece. E integra-las para a oferta de engajamento e interação na medida certa.
Promoção da educação interdisciplinar
Quando se trata de educação profissional de jovens, a busca por um método de ensino que integra duas ou mais áreas de conhecimento é muito importante.
Mas, promover essa educação disciplinar nem sempre é fácil. Afinal, para que isto gere bons resultados é preciso adotar métodos inovadores, bem como ter um amplo domínio dos conteúdos.
A solução para este desafio está em integrar a tecnologia a educação profissional, já que essa união por si só representa uma ação interdisciplinar. Isso porque os recursos tecnológicos trazem a inovação para a rotina educacional do aluno. Além disso, eles permitem que os alunos consigam conectar as informações e criar um senso lógico sobre o que estão aprendendo.
Adaptação às novas tecnologias
A tecnologia aliada ao avanço da internet sem dúvida otimizou o acesso a informação. Hoje em dia, o mundo digital se tornou uma das principais fontes de conhecimento.
E para garantir que a integração entre a tecnologia e educação promova uma formação profissional eficiente é preciso que tanto alunos quanto professores, principais intermediadores nesse processo, estejam adaptados a essas novas tecnologias.
Inclusive o professor exerce um papel fundamental, já que ele deve atuar como um mentor para facilitar a aprendizagem e torna-la o mais próximo da realidade do aluno.
Portanto, superando os desafios acima, é possível integrar tecnologia a educação profissional de modo consciente. E fazer com que essa união permita um aprendizado mais dinâmico e contextualizado ao mundo que vivemos hoje!